Mais uma “vítima” da absurda política de portagens à beira do fim tem porta aberta em Portugal, o Opel Grandland X, o maior SUV da marca germânica, o qual, a partir de Janeiro passa a ser Classe 1. Fruto do que haveria de tornar-se a ligação à Peugeot é outro franco-alemão a enriquecer a polivalência do grupo PSA, combinando caraterísticas de dois mundos que parecem casar bem. A coexistência deve estar a agradar aos dois lados…

O Grandland X usa a plataforma dos Peugeot 3008/5008, vestida com 4,47 metros daquilo que é um novo caminho trilhado pela Opel em termos de estilo. No caso, aplicado num SUV sóbrio, proporções equilibradas, ar robusto (ajuda a altura da frente e o perfil de cintura muito elevada) e bom pisar, com as formas que não surpreendem mas transmitem harmonia. Além disso, as soluções decorativas (bordadura plástica negra em toda a volta) que alimentam a imagem do automóvel versátil em todos os domínios da utilização – dinâmica e prática. E, enfim, aquele toque desportivo dado por um tejadilho de curvatura anunciada e, como é comum na Opel, de efeito flutuante. Simples e conseguido!

Trata-se, por um lado, do veículo que permite outra visão do aproveitamento dos tempos de lazer, mesmo sem ter versões 4×4, e o veículo que disputa espaço às carrinhas, com uma grande mala (514 a 1652 litros) e a modularidade (o piso de carga pode chegar aos 1 676 metros úteis) que lhe permite ser o companheiro útil para simplificar as coisas quando se trata de transportar a bagagem ou resolver outros problemas de carga, apesar de o plano ser alto (86,6 cm) e não nivelado com a moldura do portão. Quando há pneu sobressalente, perdem-se 26 litros e outros tantos com o equipamento de som Denon.

A Opel vai lançar o Grandland X com preços a partir dos 29 090 euros para o 1.2 Turbo e dos 32 090 no caso do 1.5 Turbo D. Até 31 de Dezembro, vigora uma campanha que contempla o “up-grade” de Edition para Innovation, o que corresponde a uma oferta de 2400 euros em equipamento

Em rigor, nada disto constitui novidade, um SUV deve ser isto mesmo, a questão é que a Opel estava impedida de o ter em Portugal em termos concorrenciais, penalizada pela altura do capô (!). E com o Grandland X passa a alargar a oferta do segmento que mais cresce – acrescentando-lhe o mais pequeno Mokka, até aqui residual no mercado português pelo mesmo motivo.

No interior, o ambiente é familiar e vamos deparar com uma série de soluções comuns na Opel, identificáveis designadamente com o Astra e o Crossland X, estilo muito germânico, assente em design rigoroso e num nível de qualidade percebida que dispensa comentários, tanto pelo rigor da montagem como pela escolha dos materiais, plásticos de bom nível e esponjosos onde faz sentido, complementados por algum brilhante de piano back para valorizar a imagem

Quanto a habitabilidade, uma proposta que não desmerece: espaço à frente, conforto atrás, bom espaço para as pernas, num banco ligeiramente elevado, que não regula a inclinação do recosto. O túnel é baixo, a consola pouco intrusiva: há pior para sentar o quinto passageiro.

Dois motores, ambos de proveniência Peugeot alimentam este Opel: o badalado tricilíndrico 1.2 Turbo (Puretech), com 130 cv; e o recente 1.5 BlueHDI, Diesel com injeção de solução de ureia (o AdBlue) a debitar igual potência. Para um e outro caixa manual de seis velocidades ou, por mais dois mil euros, a excelente transmissão automática de oito velocidades que o grupo PSA foi buscar à japonesa Aisin e, com sucesso, tem tornado transversal às suas marcas. E os cépticos que olhem bem para os valores de consumo e para as prestações…

O Grandland X vai ser proposto com dois níveis e equipamento Edition e Innovation, mantendo-se a política de uma oferta significativa em termos de equipamento, numa escolha que pode ser alargada praticamente a tudo quanto hoje está disponível, através de pacotes interessantes e com preços convidativos. Boa aposta!

Travão de estacionamento elétrico, ajuda ao arranque em plano inclinado, reconhecimento de sinais de trânsito, luzes diurnas e traseiras em LED, faróis de nevoeiro, sensores de luz e estacionamento, ecrã tátil policromático de 7 polegadas com sistema intellilink (espelho com Android Auto e Apple Car Play), comandos por voz, bluetooth, volante multifunções, cruise-control com limitador, ar condicionado automático, retrovisores com comando elétrico e jantes em liga de 17 polegadas.

Quem der o salto para o nível superior (+ 2 400 euros), passa a contar com navegação (ecrã de 8 polegadas), sensor de chuva, ar condicionado bizona, bancos forrados a couro e tecido, vidros traseiros escurecidos, bagageira com piso duplo e portão com comando elétrico e de pé, sistema de fechadura sem chave e botão de ignição e jantes maiores (18 polegadas)

Os extras contemplam os faróis inteligentes LED AFL (1200 euros bem gastos!) e, por exemplo, o pack Safety que por 400 euros oferece alerta de cansaço do condutor, alerta de colisão iminente, travagem de emergência e aviso de saída de faixa com correção ativa.

A Opel vai lançar o Grandland X com preços a partir dos 29 090 euros para o 1.2 Turbo e dos 32 090 no caso do 1.5 Turbo D. Até 31 de Dezembro, vigora uma campanha que contempla o up-grade de Edition para Innovation, o que corresponde a uma oferta de 2400 euros em equipamento.

O Grandland X visto pela Opel

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FICHA TÉCNICA

Opel Crossland X 1.2 Turbo 130 cv

Motor: três cilindros, 1199 cc, turbo,injeção direta,  start/stop

Potência: 130 cv/5500 rpm

Binário máximo: 230 Nm/1750 rpm

Transmissão: caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações

Aceleração 0-100: 10,1 s (10,4 s)*

Velocidade máxima: 188 km/h (196 km/h)*

Consumos: misto – 5,3/5,2 litros/100. WLTP convertido em NEDC; estrada – 4,9/4,8; urbano – 6,1/6 (5,3/5,2 ; 4,9/4,8; 6,1/6)*

Emissões CO2: 121/120 g/km (121/119)*

Mala: 514/1652 litros

Preço: Edition – 29 090; Innovation – 31 490 (caixa automática + 2000 euros)

*Valores com caixa automática

Opel Crossland X 1.5 Turbo D 130 cv

Motor: 1499 cc, turbodiesel, AdBlue, start/stop

Potência: 130 cv/3750 rpm

Binário máximo: 300 Nm/1750 rpm

Transmissão: caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações

Aceleração 0-100: 11,3 s (12,3 s)*

Velocidade máxima: 195 km/h (192 km/h)*

Consumos: misto – 4,2/4,1 litros/100, WLTP convertido em NEDC; estrada – 4,7/4,7; urbano – 3,9/3,8 (4,2/4,1 ; 4/3,9; 4,5/4,4)*

Emissões CO2: 110/108 g/km (109/108)*

Mala: 514/1652 litros

Preço: Edition – 32 090; Innovation – 34 490 (caixa automática + 2000 euros)

*Valores com caixa automática