Guiar o novo Ibiza com o motor 1.0 de três cilindros na versão de 115 cv, a mais potente, ajuda a perceber porque estamos face a um modelo que continua a conquistar os jovens. Antes do estilo, e já lá iremos, encontramos um automóvel com um motor muito equilibrado e que, mesmo sem ser surpreendente, consegue proporcionar uma condução divertida.
Ágil, suficientemente elástico, revela desenvoltura na cidade e na estrada. Direção e caixa de seis velocidades ajudam a fruir o Ibiza que marca ainda pontos no que respeita à economia. Para um três cilindros e com esta potência, 6,5 litros aos 100 num combinado de condução em percurso urbano e autoestrada é um resultado aceitável. E quem quiser esquecer a “alma” do carro e rodar com a preocupação única de gastar pouco pode baixar deste valor e andar pelos 6 litros ou mesmo menos…
Nem tudo são rosas. Sentem-se algumas vibrações e o motor é audível –  mais à medida que aumenta a tentação de lhe pedir para mostrar quanto vale. Nestas situações, e quando se procuram os limites, pode notar-se alguma tendência para a sobreviragem e ser preciso algum empenhamento na condução. De todo o modo, o Ibiza porta-se bem nos encadeados de curvas, em resultado de uma suspensão que assenta num compromisso que privilegia a eficácia face ao conforto. Normal num produto que mantém um certo cunho desportivo.
Com as rodas bem puxadas aos extremos, o novo Ibiza tem um pisar convincente e afirma-se como dos mais marcantes do segmento. Deixa rasto…

 Este é um carro assumidamente apontado para um público jovem e adaptado a uma nova realidade

Mais pequeno por fora e maior por dentro (a distância entre eixos cresce 95 mm e os efeitos fazem-se sentir na habitabilidade traseira e na mala), vias mais largas, nascido sobre uma nova plataforma, em estreia absoluta no grupo VW (MQB A0), conseguido do ponto de vista estético, unicamente disponível com cinco portas, este é um carro assumidamente apontado para um público jovem e adaptado a uma nova realidade.
Com mais personalidade, mais esculpido e musculado, por via de um conjunto de nervuras (nas ilhargas e no capô) que lhe emprestam outro dinamismo, o novo Ibiza é mais diferente do que parece, tem mais personalidade, apurando todos os genes do estilo da marca. Pena apenas que os puxadores das portas traseiras não sejam ocultados no pilar C, como se tornou comum. A imagem desportiva sairia reforçada! Com as rodas bem puxadas aos extremos tem um pisar convincente e afirma-se como dos mais marcantes do segmento. Deixa rasto… como escrevi na apresentação no Motor 24.
No interior o estilo é simples e muito limpo, desportivo como de costume, mas agradável e bem resolvido ergonomicamente. É claro que alguns plásticos podiam ser melhores, mas a qualidade percebida não sai prejudicada até porque pormenores como a faixa que decora o tablier e lhe confere largura e outra dimensão compõe o ambiente. Quanto a reparos, uma pega de cortesia dava jeito ao pendura.
No que respeita há habitabilidade, poucas críticas, até porque sai beneficiada pela nova plataforma, que traz mais espaço atrás. A bagageira não compromete com os seus 335 litros.
Equipamento
A versão que guiámos foi a XCellence, o topo de gama que vem muito bem equipada, desce logo porque foi dada grande atenção aos aspetos relacionados com a conectividade e o aproveitamento do smartphone através do ecrã tátil de 8 polegadas, o maior do segmento, onde corre a navegação. Mas registe o mais significativo: cruise-control adaptativo, carregador de telemóvel por indução e amplificador de GSM, câmara traseira e sensores e estacionamento à frente e atrás, seletor dos modos de condução (Comfort, Eco, Sport e Individual), duplo piso da mala e gaveta sob o banco do condutor, bancos em alcantara para a cor preto, volante multifunções em pele, sistema de som com 300W (seis altifalantes e subwoofer), bancos dianteiros aquecidos, faróis Full LED, computador de bordo, reconhecimento por voz, jantes de 17 polegadas. Nos opcionais não falta a caixa DSG  que implica o Stop&Go.
Ficha técnica
1.0 ECO TSI/115 cv XCellence
Motor: 999 cc, três cilindros turbo, injeção direta, gasolina
Potência: 115 cv/5000-5500 rpm
Binário: 175 Nm/ 2000-3500 rpm
Transmissão: caixa manual de 6 velocidades ou DSG de 7 velocidades
Aceleração 0-100: 9, s
Velocidade máxima: 195 km/h
Consumos: média – 4,7 l/100*
Emissões CO2: 108 g/km*
Bagageira: 335 litros
Preço: 15 7490 euros