IMx Kuro é a designação do concept-car da Nissan que antecipa um crossover, elétrico claro, para o futuro da mobilidade autónoma. Entre alguma futurologia, há pormenores interessantes, desde o design à plataforma, sobretudo esta que tem muito a ver com a realidade próxima.

A Nissan continua “agarrada” aos automóveis elétricos e não surpreende que os seus concept sejam exercícios sobre a evolução desta tecnologia e tudo quanto ela arrasta para o automóvel do futuro.

Em Genéve, a marca nipónica deu todo o destaque ao IMx Kuro, protótipo de um crossover que, como seria de esperar, propõe uma “condução mais segura, conveniente e emocionante”, mesmo que o ProPilot tome conta das coisas e o automóvel se torne autónomo… É assim, seleciona-se o automatismo, o volante recolhe para o interior do painel de instrumentos, todos os assentos são reclinados e os ocupantes do veículo podem “relaxar e desfrutar da viagem”, dizem os especialistas da Nissan. Quando se opta pelo manual, inverte-se o processo e o condutor volta ao comando da condução.

Este concept Nissan é impulsionado por dois motores elétricos, um em cada eixo, o que assegura o efeito da tração integral. A potência combinada é de 428 cv e o binário supera o do GT-R: 700 Nm! (…) Autonomia anunciada: 600 quilómetros

Estas coisas já não surpreendem, fazem parte do quadro tecnológico atual, com mais ou menos discussão, avanços e recuos, interessante é que o IMx Kuro integra a tecnologia pioneira  da Nissan Brain-to-Vehicle (B2V – Cérebro ao veículo) que não é mais do que a capacidade de interpretação dos sinais do cérebro do condutor para auxiliar na condução e para “ajudar os sistemas manuais e autónomos do automóvel a aprender com o condutor”.

O melhor de dois mundos…

O sistema, o primeiro do género, através da leitura das instruções do cérebro aos membros melhora os tempos de reação do condutor, ajudando na condução manual, mas, ao detetar e avaliar qualquer desconforto do condutor, pode também alterar a configuração da condução ou o seu estilo quando se circula em modo autónomo. Enfim, o melhor dos mundos…

Menos futurista é o facto de o IMx Kuro adotar a nova plataforma de veículos elétricos da Nissan. Consegue-se com ela um fundo plano e daí um habitáculo mais amplo, mas também um centro de gravidade mais baixo com os normais benefícios em termos de dinâmica.

Este concept Nissan é impulsionado por dois motores elétricos, um em cada eixo, o que assegura o efeito da tração integral. A potência combinada é de 428 cv e o binário supera o do GT-R: 700 Nm! Calcula-se a aceleração…

Para alimentar o IMx Kuro a Nissan anuncia uma bateria de alta capacidade completamente nova, concebida para obter uma maior densidade energética. A autonomia anunciada é de 600 quilómetros.

No que respeita ao estilo do concept, a Nissan fala em novas filosofias decorrentes da antevisão dos automóveis elétricos da era autónoma e da preocupação de conceber um espaço capaz de fazer a ligação entre o interior – abertura e privacidade – e o exterior – as caraterísticas chave dos veículos desta tecnologia: silêncio, suavidade, dinâmica poderosa.

De todo o modo, mantém-se a grelha V-Motion (agora em cinza escuro) e as linhas amplas dos guarda-lamas de forma a sugerir a sensação de camadas.

Vista e gestos dão ordens

O painel de instrumentos é panorâmico e em OLED e mostra uma vista do ambiente exterior em fundo. Também como está a tornar-se habitual, a inteligência artificial permite ao condutor controlar o painel de instrumentos com movimentos oculares e gestos. Daqui, menos controlos e interruptores. Um visor separado em madeira está posicionado abaixo do painel e envolve o friso das portas, de abertura oposta pois claro, a solução cada vez mais comum, tão comum que começamos a acreditar que pode vir para durar. Quase não há concept que não aponte este caminho…

Entretanto, tome nota: após transportar o seu proprietário, por exemplo, até ao aeroporto, o Nissan IMx Kuro pode estacionar autonomamente num local onde se liga à rede elétrica e funcionar como central elétrica “virtual” devolendo eletricidade à rede, o que representa uma extensão das suas funcionalidades V2H (Vehicle to Home – Veículo para Casa) e V2B (Vehicle to Business – Veículo para a Empresa). E, no regresso, o proprietário pode recolher o carro no terminal do aeroporto e conduzi-lo até casa. Ou, se estiver cansado, dar-lhe essa ordem! Já agora…

Mesmo falado em japonês, dá gosto ver…

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