E pronto, dia 29 de Junho, o novo Duster chega a Portugal, como veículo de Classe 1. Uma mexida na suspensão dianteira resolveu o problema criado pela legislação aberrante que continuará a penalizar o 4×4. Parecido e diferente, melhor, o mais famoso dos Dacia continuará a ter preços muito competitivos: desde 14 900 euros, a gasolina, e a partir de 16 500 euros, com motorização diesel.

Depois do Kadjar, foi no Dacia Duster que a Renault teve de mexer para adequar à realidade nacional um SUV que é, desde há oito anos, uma das grandes surpresas do mercado automóvel. As soluções foram diferentes e, neste caso, bastou recorrer a amortecedores dianteiros específicos com o apoio da mola rebaixado 20 mm (!). Para o 4×4, que até tem números interessantes entre os 7 500 Duster vendidos em Portugal, não houve remédio, e lá vai a “machadada” nas portagens. Resta esperar que quem de direito se entenda de vez em relação a uma regra que todos entendem sem sentido e ninguém consegue ultrapassar para impor o bom senso…

 A mexida na suspensão, que baixou a distância ao solo para 18,6 cm, em pouco ou nada afeta o desempenho do 4×2 no fora de estrada

Parecido e diferente, ligeiramente maior (+2,5 cm), mais alto e um pouco mais estreito, proporções idênticas, o novo Duster tem outro rosto, mais moderno, com grelha alargada, faróis “puxados” aos extremos da carroçaria, capô mais horizontal, cintura mais elevada, novas proteções e um para-brisas mais inclinado (a base avançou 10 cm). Atrás destaca-se a adoção da assinatura luminosa da Dacia com as óticas de quatro quadrados, também elas reposicionadas para aumentar a sensação de largura. Novas jantes e outras barras de alumínio no tejadilho completam a mudança.

O novo Duster será proposto com o motor 1.2 TSE a gasolina com 125 cv, unicamente com tração dianteira, e as propostas diesel, que compreendem a tração integral, utilizam o reputado 1.5 DCI na versão de 110 cv. Todos contam com a transmissão manual de seis velocidades.

Nove cores e três níveis de equipamento

Os níveis de equipamento para uma paleta de nove cores são três – Essential, Comfort e Prestige – e garantem pacotes equilibrados, também no que respeita ao preço. A versão base é um verdadeiro carro de trabalho: espartano, dispensa as jantes em liga e até o ar condicionado é opção. A opção intermédia, já tem as jantes em liga e o ar condicionado manual, volante multifunções em couro, retrovisores elétricos, regulador de velocidade, vidros escurecidos atrás, faróis de nevoeiro e estofos em tecido preto. A isto, o Prestige, que representa 80% das vendas, acrescenta o que faz a diferença: estofos em couro, banco do condutor com apoio de braço e regulável em altura e no apoio lombar, quatro vidros elétricos, alerta de ângulo morto, câmara traseira, sistema de navegação (cartografia do país) e jantes em liga leve de 17 polegadas. Propõe ainda em opção o ar condicionado automático, câmara multivistas (quatro câmaras), cartão mãos livres e ignição através de botão, pneu sobressalente, cartografia da Europa Ocidental na navegação e pintura metalizada.

Guiámos os novos Duster entre Lisboa e o Alentejo e confirmámos as melhorias já apontadas, designadamente em matéria de conforto. A insonorização melhorou, mas na autoestrada, com vento, o resultado pareceu-me menos brilhante, ainda que importe o devido desconto à configuração SUV. O veículo made in Roménia não é o único a “sofrer” com o movimento do ar…

Capacidade notável

Em matéria de consumos, o diesel 4×2 não trai expetativas, já a motorização a gasolina, muito despachada, não se destaca nos aspetos da economia. E como as últimas imagens são as que perduram, registo para o facto de a mexida na suspensão, que baixou a distância ao solo para 18,6 cm, em pouco ou nada afetar o desempenho do 4×2 no fora de estrada. Fizemos um percurso por trilhos da Serra de Ossa, caminhos por onde a esmagadora maioria dos proprietários de um Duster nunca irá aventurar-se, e o desempenho, tão honesto como capaz, dispensou críticas. Naturalmente, o 4×4  (21 cm de distância ao solo e melhores ângulos para o TT) é muito diferente, e foi vê-lo, em segurança, “agarrado” ao sistema de controlo de descida, descer aos 140 metros de profundidade de uma grande pedreira de Vila Viçosa e vir por ali acima, caminho estreito e pedregoso, com desenvoltura. Mas quem faz habitualmente todo-o-terreno está avisado do que vale o “baratinho”…

A gama de preços, como referimos, começa nos 14 900 euros, para o TCE a gasolina (16 500 euros para o Comfort e 18 400 euros se for o Prestige). Os diesel 4×2, disponíveis apenas nas duas versões de equipamento superiores, custam, respetivamente, 19 650 e 21 400 euros. Enfim, o 4×4 também com o DCI de 110 cv, está disponível por 21 500 e 23 900 euros.

Para mais informações, ler aqui: sobre o 4×2 – Duster é mais do que se espera; sobre o 4×4 – Duster “faz-tudo” baratinho.

Loading the player...

CARATERÍSTICAS TÉCNICAS

Dacia Duster TCe 125

Motor: 1197 cc, turbo, gasolina, injeção direta, start/stop

Potência: 125 cv/5300 rpm

Binário máximo: 205 Nm/2300 rpm

Transmissão: 4×2, caixa manual de seis velocidades

Aceleração 0-100: 10,4 s

Velocidade máxima: 177 km/h

Consumos: misto – 5,5 litros/100; estrada – 6,6; urbano – 7,3

Emissões CO2: 138 g/km

Mala: 478/1623 litros (com pneu sobressalente)

Preço: desde 14 900 euros

Dacia Duster DCi 110

Motor: 1461 cc, turbodiesel, injeção direta, start/stop

Potência: 110 cv/4000 rpm

Binário máximo: 260 Nm/1750 rpm

Transmissão: 4×2, caixa manual de seis velocidades

Aceleração 0-100: 11,8 s

Velocidade máxima: 171 km/h

Consumos: misto – 4,4 litros 100; estrada – 6,6; urbano – 7,3

Emissões CO2: 115 g/km

Mala: 478/1623 litros (com pneu sobressalente)

Preço: desde 19 650 euros

Dacia Duster DCi 110 4×4

Motor: 1461 cc, turbodiesel, injeção direta, start/stop

Potência: 110 cv/4000 rpm

Binário máximo: 260 Nm/1750 rpm

Transmissão: 4×4, caixa manual de seis velocidades

Aceleração 0-100: 12,6 s

Velocidade máxima: 169 km/h

Ângulos TT: ataque – 30; ventral – 21; saída – 33

Consumos: misto – 4,7 litros 100; estrada – 4,8; urbano – 4,7

Emissões CO2: 123 g/km

Mala: 414/1594 litros (com pneu sobressalente)

Preço: desde 21 500 euros