Capô alongado confere porte mais ousado (Foto Newsroom Lexus)

Vias mais largas reforçam a postura em estrada (Foto Newsroom Lexus)

Direto e intuitivo foi a inspiração do interior minimalista do RX 450h (Foto Newsroom Lexus)

Consola espelha a preocupação de tornar tudo fácil (Foto Newsroom Lexus)

Bancos envolventes com novo desenho (Foto Newsroom Lexus)

Espaço e conforto para quem se senta atrás (Foto Newsroom Lexus)

Pormenor do requinte emprestado ao habitáculo (Foto Newsroom Lexus)

Bagageira razoável para um eletrificado (Foto Newsroom Lexus)

Faróis quádruplos em LED mais angulosos e horizontais (Foto Newsroom Lexus)

Luzes traseiras sublinham as formas do RX (Foto Newsroom Lexus)

A sigla da novidade chega ao best-seller da marca (Foto Newsroom Lexus)

O pioneiro dos SUV da Lexus e seu best-seller chegou à quinta geração completamente renovado. Ainda mais agressivo no estilo marcado pela grelha proeminente, o RX ganha também um reforço no luxo e, numa nova plataforma, junta aos dois motores híbridos a solução Plug-in com uma versão de 306 cv. É o mais barato e custa um dinheirão: desde 83 500€.

Batizado RX 450h+ assenta num motor híbrido 2.5 a gasolina e numa bateria recarregável de iões de lítio com 18,1 kWh de capacidade. O motor elétrico traseiro assegura a tração integral e o conjunto desenvolve 306 cv e o binário de 572 Nm. Traduzido em prestações,  a aceleração 0-100 faz-se em 7 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h. Quanto a consumos, anuncia-se a média combinada de 1,2 L/100 km com emissões de 26 g/km de CO2. A autonomia elétrica oscilará entre os 65 e os 90 quilómetros, em meio urbano.

A gama passa ainda pelo RX 350h, com um motor híbrido de igual capacidade, mas a debitar 245 cv e 335 Nm de binário. Acelera de 0 a 100 em 8 segundos, atinge os 180 km/h e o consumo previsto passa pela média de 6,4-6,7 L/100 km com emissões de CO2 de 143-150 g/km. Apedar de menos potente, tem preços a partir dos 93 000€.

Preço Premium é o argumento menos atrativo do novo Lexus RX, sempre exemplar na construção e na qualidade. Verdade que quase nada falta neste SUV da marca símbolo do luxo da Toyota, agora também em versão Plug-in

No topo da oferta, surge o RX 500h híbrido turbo com motor 2.4, caixa automática de seis velocidades e a tração integral Direct4, partilhada com o elétrico RZ 450e já aqui apresentado, sistema inteligente que muda a força da tração entre os eixos mais rapidamente do que os sistemas mecânicos. Com 371 cv e 645 Nm de binário, faz 5,9 segundos de 0 a 100 km/h, a velocidade máxima é de 210 km/h e os consumos previstos são de 8,2-8,5 L7100 km com emissões de 182-189 g/km de CO2. Eixo traseiro direcional e amortecimento variável integram a oferta. Não falta o F Sport com diferenças na grelha e mais aerodinamismo nos para-choques. É a versão a comercializar em Portugal por 122 000€.

F Sport a expressão desportiva e a versão do 500h a comercializar em Portugal (Foto Newsroom Lexus)

A nova plataforma (GA-K, semelhante à do NX) tem uma configuração que permitiu não só aumentar a distância entre eixos como retirar 90 quilos ao peso do carro reduzir a altura e, consequentemente, baixar o centro de gravidade. As vias são mais largas (1,5 cm à frente e 4 cm atrás), contribuindo para uma postura mais marcante em estrada.  Entre as alterações também uma nova suspensão traseira multi-braços que a Lexus diz melhorar a estabilidade.

Estilo apurado

A exemplo do que acontece com o RZ, o novo SUV apura o estilo da carroçaria fusiforme, destacando-se a integração perfeita da expressiva e poderosa grelha, hoje elemento identitário destes Lexus. A malha da grelha assume soluções diferentes o que ajuda a diferenciar as diferentes opções motrizes.

Capô mais longo, aumento da distância entre eixos (6 cm) e ligeiro abaixamento do tejadilho de tipo flutuante empresta outro dinamismo ao RX que mantém o comprimento (4,89 m) e assenta sobre umas impressivas jantes de 21 polegadas.

A iluminação foi também cuidada, com faróis quádruplos em LED mais compactos e angulosos, as luzes de circulação assumem a forma do “L” e, atrás as luzes exclusivas deixam um rasto que sublinha as linhas do RX.

No interior, como é habitual, montra de qualidade na escolha dos materiais e na construção, há uma clara tendência minimalista. O habitáculo ganhou em espaço, designadamente graças aos novos bancos e a um envolvimento repensado. Quanto à bagageira, ficou mais longa.

Quanto ao cockpit, as fontes de informação como ecrã multimédia, display multi-informação, comandos e head-up display estão agrupados para que o seu conteúdo possa ser lido com o mínimo de movimento dos olhos e da cabeça.

O novo RX traz conectividade avançada, mais rápida e estável, oferecendo a mais recente tecnologia multimédia, serviços “sempre conectados” e a vantagem de permitir atualizações “Over The Air”. Recorrendo ao smartphone, navegação, comandos do veículo, funções multimédia e conectividade na nuvem, existem cerca de cem formas de interação entre o condutor e o novo SUV.

Tem um ecrã de 14 polegadas, o sistema inclui o assistente de voz inteligente e a integração do smartphone é de série em todas as versões.

No que respeita a segurança ativa e assistência ao condutor de nível superior, benefici dos sistemas da terceira geração do Lexus Safety System+, o sistema de segurança mais recente, com atualização de funções e maior alcance para deteção e prevenção de riscos de acidentes.

Preço Premium é o argumento menos atrativo do novo Lexus RX, sempre exemplar na construção e na qualidade. Verdade que quase nada falta neste SUV da marca símbolo do luxo da Toyota, agora também em versão Plug-in.