O pioneiro dos SUV da Lexus e seu best-seller chegou à quinta geração completamente renovado. Ainda mais agressivo no estilo marcado pela grelha proeminente, o RX ganha também um reforço no luxo e, numa nova plataforma, junta aos dois motores híbridos a solução Plug-in com uma versão de 306 cv. É o mais barato e custa um dinheirão: desde 83 500€.
Batizado RX 450h+ assenta num motor híbrido 2.5 a gasolina e numa bateria recarregável de iões de lítio com 18,1 kWh de capacidade. O motor elétrico traseiro assegura a tração integral e o conjunto desenvolve 306 cv e o binário de 572 Nm. Traduzido em prestações, a aceleração 0-100 faz-se em 7 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h. Quanto a consumos, anuncia-se a média combinada de 1,2 L/100 km com emissões de 26 g/km de CO2. A autonomia elétrica oscilará entre os 65 e os 90 quilómetros, em meio urbano.
A gama passa ainda pelo RX 350h, com um motor híbrido de igual capacidade, mas a debitar 245 cv e 335 Nm de binário. Acelera de 0 a 100 em 8 segundos, atinge os 180 km/h e o consumo previsto passa pela média de 6,4-6,7 L/100 km com emissões de CO2 de 143-150 g/km. Apedar de menos potente, tem preços a partir dos 93 000€.
Preço Premium é o argumento menos atrativo do novo Lexus RX, sempre exemplar na construção e na qualidade. Verdade que quase nada falta neste SUV da marca símbolo do luxo da Toyota, agora também em versão Plug-in
No topo da oferta, surge o RX 500h híbrido turbo com motor 2.4, caixa automática de seis velocidades e a tração integral Direct4, partilhada com o elétrico RZ 450e já aqui apresentado, sistema inteligente que muda a força da tração entre os eixos mais rapidamente do que os sistemas mecânicos. Com 371 cv e 645 Nm de binário, faz 5,9 segundos de 0 a 100 km/h, a velocidade máxima é de 210 km/h e os consumos previstos são de 8,2-8,5 L7100 km com emissões de 182-189 g/km de CO2. Eixo traseiro direcional e amortecimento variável integram a oferta. Não falta o F Sport com diferenças na grelha e mais aerodinamismo nos para-choques. É a versão a comercializar em Portugal por 122 000€.
A nova plataforma (GA-K, semelhante à do NX) tem uma configuração que permitiu não só aumentar a distância entre eixos como retirar 90 quilos ao peso do carro reduzir a altura e, consequentemente, baixar o centro de gravidade. As vias são mais largas (1,5 cm à frente e 4 cm atrás), contribuindo para uma postura mais marcante em estrada. Entre as alterações também uma nova suspensão traseira multi-braços que a Lexus diz melhorar a estabilidade.
Estilo apurado
A exemplo do que acontece com o RZ, o novo SUV apura o estilo da carroçaria fusiforme, destacando-se a integração perfeita da expressiva e poderosa grelha, hoje elemento identitário destes Lexus. A malha da grelha assume soluções diferentes o que ajuda a diferenciar as diferentes opções motrizes.
Capô mais longo, aumento da distância entre eixos (6 cm) e ligeiro abaixamento do tejadilho de tipo flutuante empresta outro dinamismo ao RX que mantém o comprimento (4,89 m) e assenta sobre umas impressivas jantes de 21 polegadas.
A iluminação foi também cuidada, com faróis quádruplos em LED mais compactos e angulosos, as luzes de circulação assumem a forma do “L” e, atrás as luzes exclusivas deixam um rasto que sublinha as linhas do RX.
No interior, como é habitual, montra de qualidade na escolha dos materiais e na construção, há uma clara tendência minimalista. O habitáculo ganhou em espaço, designadamente graças aos novos bancos e a um envolvimento repensado. Quanto à bagageira, ficou mais longa.
Quanto ao cockpit, as fontes de informação como ecrã multimédia, display multi-informação, comandos e head-up display estão agrupados para que o seu conteúdo possa ser lido com o mínimo de movimento dos olhos e da cabeça.
O novo RX traz conectividade avançada, mais rápida e estável, oferecendo a mais recente tecnologia multimédia, serviços “sempre conectados” e a vantagem de permitir atualizações “Over The Air”. Recorrendo ao smartphone, navegação, comandos do veículo, funções multimédia e conectividade na nuvem, existem cerca de cem formas de interação entre o condutor e o novo SUV.
Tem um ecrã de 14 polegadas, o sistema inclui o assistente de voz inteligente e a integração do smartphone é de série em todas as versões.
No que respeita a segurança ativa e assistência ao condutor de nível superior, benefici dos sistemas da terceira geração do Lexus Safety System+, o sistema de segurança mais recente, com atualização de funções e maior alcance para deteção e prevenção de riscos de acidentes.
Preço Premium é o argumento menos atrativo do novo Lexus RX, sempre exemplar na construção e na qualidade. Verdade que quase nada falta neste SUV da marca símbolo do luxo da Toyota, agora também em versão Plug-in.