Uma «maquinazinha» irreverente no formato do hot hatch 100% elétrico, é isso o Alpine A 290, nascido a partir do novo R5 E-Tech, vestido e recheado a rigor, além de “trabalhado” pelos técnicos do emblema desportivo francês. Chega com dois níveis de potência, 180 cv (GT) e 220 cv (GTS), uma bateria de 52 kWh, autonomias respetivamente de 380 km e 360 km. Quanto a preços: entre 31 463€ e 37 560€.
A imagem não deixa dúvidas. Os faróis suplementares com o “X”, herança das fitas que se aplicavam nos faróis dos carros de ralis, tornam-no único e original. Mas não é tudo: para-choques proeminentes, atrás com um difusor, alargamento da carroçaria em 7 cm (obrigou a mudar portas traseiras e embaladeiras), para receber as vias alargadas (6 cm), jantes de 19 polegadas com as pinças coloridas dos travões Brembo à frente (versão GTS) esclarecem todas as dúvidas sobre o que escondem estes 3,99 metros de automóvel logo sedutor pelo estilo conseguido. E presença forte!
Ambiente mais desportivo
O interior beneficia de outros materiais e mais qualidade comparativamente com o R5 E-Tech. Destaque, desde logo, para o volante quadralizado multifunções, que incorpora o botão dos modos de condução (Save, Normal, Sport e Perso) que funciona por pressão, outro de rodar, azul, para regular a regeneração e, ainda, a tecla vermelha do Overtake (OV) sobre o braço direito, que garante um boost de 27 cv durante dez segundos. Pode dar jeito numa ultrapassagem… Pode também ser utilizada no launch control, que garante os 6,4 segundos de 0 a 100 km/h, num automóvel que atinge os 170 km/h em velocidade de ponta.
Este Alpine A 290 é um “brinquedo” bem engraçado e divertido, leva-nos a recordar o mundo especial dos hot hatch, agora na perspetiva do automóvel 100% elétrico, com quanto isso tem de novo na abordagem das questões relativas à relação entre prestações e autonomia e na própria condução desportiva
O monitor, assente no tablier e também herança do R5 E-Tech, é um grande painel horizontal, com dois ecrãs e um espaço a meio onde se liga e desliga o motor. O painel de instrumentos tem diversas apresentações e escolha de informação e o sistema de infoentretenimento é intuitivo e tem grafismo atraente.
Inclui o Alpine Portal, com um ecrã de alta resolução de 10,1 polegadas, e oferece o Google Automotive Services com o Maps, Google Assistant e Google Play, ainda o regulador de velocidade adaptativo e câmara de marcha-atrás e, nos mais potentes, o sistema Alpine Telemetrics Premium, o qual permite aos condutores monitorizar o seu desempenho, otimizar a eficiência do automóvel e aprender a explorar o seu potencial através de coaching e desafios inspirados no mundo dos jogos.
Bancos desportivos em pele bitom, com excelente apoio, e uma consola inspirada no design do Alpine A110, integrando os habituais comandos da transmissão RND – não existe P e, por isso, há que ir ao N e depois ao travão de mão elétrico – completam o ambiente que não dispensa, por exemplo, um painel de bordo que exibe a inscrição A 290 retroiluminada.
No que respeita a espaço, as limitações conhecidas do R5 E-Tech: é honesto, mas nada que surpreenda; o suficiente para quem vai na frente, generosidade na traseira, decididamente para dois, os quais beneficiam do facto de poderem passar os pés sob os bancos dianteiros, o que vale sempre uns preciosos centímetros. Um terceiro passageiro será uma solução de recurso e nem se pode falar de menos comodidade pela rigidez do apoio de braços, uma vez que ele não existe… A bagageira está limitada a 277 litros.
O A 290 utiliza a mesma bateria de 52 kWh do R5 E-Tech, a única diferença são os cabos mais grossos, para permitir a disponibilização da potência máxima por mais tempo. Tem um carregador embarcado de 11 kW que lhe permite, em corrente alterna, “atestar” a bateria em quatro horas e meia. Num carregador rápido, vai até aos 100 kW e precisa, então, de meia hora para levar a capacidade da bateria dos 10 aos 80%. Quanto ao motor, devido à diferença de potência, é o mesmo do Mégane.

Experiência mais emotiva…
Um primeiro contacto com a versão mais musculada do A 290 não traíu as expetativas. Se o R5 E-Tech é divertido de guiar, este Alpine elava a parada para uma experiência mais emotiva, faz disparar a adrenalina, sobretudo, como foi o caso, se dispomos de uma pista de karting e debaixo de chuva…
Molas mais curtas, outra rigidez na suspensão, independente na dianteira e multibraços atrás, o A 290 revela, além de uma grande agilidade, capacidade de travagem assinalável (os discos são maiores) e alma convincente para um pequeno automóvel de 220 cv e com esse argumento especial dos elétricos de oferecerem um binário constante, aqui 300 Nm e tudo isto num conjunto com 1 479 kg de peso. De todo o modo, não tem temperamento “explosivo”.
Enquanto a pista esteve pouco molhada, o A 290 revelou-se assertivo a curvar: deixou controlar a frente com naturalidade e mostrou-se capaz de uma leve deriva da traseira; depois, mais água no alcatrão, surgiu a subviragem nalguns pontos em que o acelerador foi mais fundo do que devia. Ainda assim, bastava levantar o pé e tudo se compunha numa espécie de “aula de patinagem”. Notável a forma como as rodas passaram sempre a potência ao chão.
Antes e depois dito, na estrada, o Alpine revelou-se mais cómodo do que seria de esperar e deu mostras do despacho normal num 100% elétrico com estas dimensões e relação peso/potência. O que, naturalmente, deu para perceber é que “as brincadeiras” levam muita energia e convém alguma contenção numa viagem, e mais ainda se incluir a autoestrada. Nesse caso, os 362 km podem ficar curtos mesmo que o A 290 seja muito honesto na capacidade de regeneração. O consumo anunciado é de 16,6 kWh/100 km.
Muito equipamento e telemetria
Esta versão GTS custa 36 504 € e está bem recheada de equipamento. A saber, entre outros: bancos dianteiros e volante aquecidos, vidros fumados, interior bitom em pele sintética pespontada, Alpine Drive Sound, sistema áudio premium Devialet, carregador de smartphone por indução, elementos de design cromados, em preto, emblema Alpine e logótipo da seta em A na frente, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente, jantes Snowflakes preto brilhante de 19 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport S5 e pinças de travão dianteiras Brembo vermelho Racing.
Este A 290 é um “brinquedo” bem engraçado e divertido, leva-nos a recordar o mundo especial dos hot hatch, agora na perspetiva do automóvel 100% elétrico, com quanto isso tem de novo na abordagem nas questões da relação entre prestações e autonomia e na própria condução desportiva.