Ainda protótipo, o A6 Avant e-tron é mais um modelo para a ofensiva elétrica da Audi (Foto SIVA)

Se comprar um Audi, a partir de 2030, em Portugal, a motorização será cem por cento elétrica. A garantia foi dada em Lisboa, por Nuno Mendonça, diretor-geral da marca. O emblema premium do Grupo Volkswagen não tem dúvidas: a mobilidade do futuro passa pela eletrificação.

A Audi assume-se confiante de que tem capacidade par estar na linha da frente do futuro. E diz que é com base na eletromobilidade, digitalização, inovação tecnológica, design, performance e sustentabilidade que tem vindo a crescer e a solidificar-se no segmento premium.

Por isso, garante que vai continuar a ouvir os seus clientes, atender às necessidades do mercado, mas sempre na defesa do Planeta. E, assim, a partir de 2026 todos os modelos a lançar serão de acionamento cem por cento elétrico.

Numa reunião sobre o tema “Audi Vision Portugal”, a marca alemã mostrou dois dos veículos que fazem da ofensiva com vista a este compromisso, o renovado Q8 e-tron e o ainda concept A6 Avant e-tron.

Q8 e-tron em destaque na gama elétrica da Audi (Foto SIVA)

O peso de clientes Audi que procuram exclusivamente modelos elétricos representa, neste momento, mais de 30% das vendas da marca no nosso País

O Q8, com um visual mais moderno, pontificando a frente renovada, dá continuidade à família e-tron. Trata-se de um SUV topo de gama, também com uma versão Sportack, e que reivindica um conceito de propulsão otimizado, aerodinâmica melhorada e desempenho superior de carregamento. A capacidade da bateria foi aumentada e a autonomia vai até aos 582 quilómetros na versão SUV e até 600 quilómetros na versão Sportback (ambos em conformidade com as normas WLTP).

Com uma autonomia elétrica de mais de 700 km e capaz de carregar de 5% a 80% em apenas 20 minutos, o protótipo do A6 Avant e-tron tem postura desportiva e permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos. Tem por base a nova plataforma tecnológica PPE (Premium Platform Electric).

Durante o encontro, ficou a saber-se que a Audi aumentou as vendas em 2022 em um por cento na Europa e oito por cento em Portugal (3 466 unidades vendidas em 2021 e 3 750 em 2022).

No total das vendas de veículos elétricos Audi, houve um aumento significativo de 45% na europa, e neste ponto, Portugal destaca-se com 49%, o que levou a marca a atingir uma quota de mercado de cinco por cento neste mercado. O peso de clientes Audi que procuram exclusivamente modelos elétricos representa, neste momento, mais de 30% das vendas da marca no nosso País.

Com estes resultados, a Audi voltou a integrar o Top 3 das vendas de marcas Premium em Portugal.

“A nossa visão para a Audi é clara e os resultados conquistados são uma motivação constante”, sublinhou Nuno Mendonça.