Design bem trabalhado e apurada maquilhagem num rosto personalizado (Foto Renault)

Boa ligação ao solo e postura convincente (Foto Renault)

Traseira simples com imagem desportiva (Foto Renault)

Proporções contribuem para estética conseguida (Foto Renault)

Jovem e desportivo com ambiente a condizer (Foto Renault)

Volante quadralizado não impede boa leitura da instrumentação (Foto Renault)

Ecrã do infoentrenimento indica o modo de condução escolhido (Foto Renault)

Seletor de marcha na coluna da direção, mas três braços à direita é pouco prático (Foto Renault)

Tablier tem acabamento cuidado e vistoso (Foto Renault)

Tecido reciclado no forro das portas dianteiras (Foto Renault)

Consola tem espaço e pode contemplar carregamento wireless (Foto Renault)

Bancos dianteiros de filosofia desportiva, têm o "5" gravado (Foto Renault)

Espaço atrás é razoável, mas para dois (Foto Renault)

Bgageira está no topo do segmento com 277 litros de capacidade (Foto Renault)

Original a assinatura luminosa (Foto Renault)

Modernidade num toque retrô (Foto Renault)

Originalidade no capô, a janela com o "5" iluminado (Foto Renault)

Portas traseiras têm abertura no canto da moldura do vidro (Foto Renault)

Losango da casa domina a frente ligado a uma barra (Foto Renault)

Contraste da proteção inferior tem efeito curioso (Foto Renault)

Jantes de 18 polegadas têm duas escolhas (Foto Renault)

Nostálgico e moderno, compacto e vistoso, irreverente, ágil e honesto enquanto 100% elétrico o muito aguardado Renault 5 cumpre com as expetativas. É mesmo difícil não gostar e resulta natural sorrir perante o comportamento da “maquinazinha”. Eperimentei, e gostei! de uma unidade dotada da bateria de 52 KWh, 150 cv e um preço ainda considerável, muito acima da versão de entrada prometida para 2025: a partir de €33 000.

Para quem é do tempo do R5, do Super 5 e das máquinas que integraram a gama, ainda havia contingentação em Portugal, e este era um carro popular, guiar este versão 100% elétrica leva, obrigatoriamente, a viajar no tempo e a recordar outras estórias.

Dura pouco essa memória saudosista e por uma razão simples: o Renault 5 E-Tech traz-nos outra realidade que vai além de ser elétrico. As comparações seriam injustas porque já lá vai meio século, o progresso foi imenso, e este é um citadino com personalidade própria e um temperamento que surpreende. Muito caráter, é isso que faz diferente este automóvel.

Design bem trabalhado e conseguido

O estilo resulta num excelente trabalho de design que vai buscar a e atualiza elementos icónicos – a verticalidade das luzes traseiras ou a quase retidão das linhas, por exemplo – e lhe acrescenta originalidade com o 5 estilizado em grelha iluminada no capô – mais uma graça do que outra coisa; apenas se vê com o carro parado ou talvez da janela de um autocarro…

Originais também são as luzes dianteiras, modernização interessante dos faróis retangulares do “velho” 5 e destaque, em baixo, para o quadrado de cantos redondos e entrecortado com os LED da iluminação diurna. Complementam muito bem um rosto simpático, bem maquilhado, barra a unir os faróis enquadrando o emblema, para-choques originalmente destacado incluindo a entrada de ar sobre um “lábio” saliente para o defletor. No mínino, conseguido!

A traseira tem a virtude da simplicidade e a silhueta é o nó perfeito, com os guarda lamas bem vincados a cobrir jantes de 18 polegadas, o toque da barra decorativa com o 5 aplicado na dobradiça das portas dianteiras.Bom gosto.

Belo produto este Renault 5 E-Tech com a bateria de 52 kWh e autonomia até 410 quilómetros. É um resultado que não parece difícil de alcançar, num citadino ágil e desembaraçado e com um comportamento de nível superior. O espaço é o que pode ser em 3,92 metros, mas não desmerece no quadro do segmento, até na bagageira

A imagem é atraente e o interior a resposta esperada: jovem e high tech, em evidência ogrande painel horizontal, com dois ecrãs e um espaço a meio onde se liga e desliga o motor, e assente no tablier, também ele com inspiração saudosista mas interessante pelo acabamento dado aos dois planos que lhe dão forma. O sistema de infoentretenimento satisfaz, é intuitivo e todo o monitor tem grafismo atraente. O painel de instrumentos possibilita diversas apresentações e escolha de informação.

Interessante é a existência de um assistente pessoal, um avatar simpático que surge no ecrã e pode responder a 200 perguntas, com ajuda do ChaptGPT. Como de costume, o Google está integrado.

Ainda não foi desta…

O volante, quadralizado, que inclui o prático botão Multi Sense para escolha dos modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Perso) tem dimensão generosa, talvez para facilitar a visibilidade da instrumentação que obriga a conduzir em posição elevada, mas natural e agradável pela costumada qualidade dos bancos de tipo desportivo, seja pelo design como pelo apoio que nos faz sentir bem encaixados.

Cores garridas e eletrizantes fazem parte da paleta alargada de um citadino de imagem jovem e desportiva (Foto Renault)

O seletor de marcha está na coluna de direção, e ainda não foi desta que a Renault entendeu que três “braços” do mesmo lado (também limpa-para-brisas e comando do rádio) são demais. A posição parking é acionada na consola num botão que também aciona o travão de parque. Acaba por ser prático.

Tecido, pele sintética na banda dos bancos, no tablier (pespontado) forros e apoios de braço das portas dianteiras dianteiros, muita cor (reciclados cinza e amarelos), um plástico de bom toque, rugoso numa malha com os losangos da Renault, só não chega à consola (com muito espaço), único pormenor que leva a considerar a escolha de materiais quase irrepreensível. Mas devemos levar em conta que falamos de um citadino e a solução é comum!

E quanto a habitabilidade? Ora, este quatro portas (as traseiras com fecho oculto na moldura dos vidros), com 3,92 metros de comprimento e 2,54 de distância entre eixos, é honesto no espaço que oferece. Nada que surpreenda, o suficiente para quem vai na frente, generosidade na traseira, decididamente para dois, os quais beneficiam do facto de poderem passar os pés sob os bancos dianteiros, o que vale sempre uns preciosos centímetros. Um terceiro passageiro será solução de recurso e nem pode falar-se de menos comodidade pela rigidez do apoio de braços, uma vez que ele não existe…

A bagageira é limitada mas não fica mal perante a concorrência, os 277 litros de capacidade estão no topo da oferta, menos bom é o grande desnível entre a moldura do portão e o fundo, facto que se torna mais notório quando há que retirar a bagagem. No fundo falso, espaço para o kit anti-furos e o cabo de carregamento.

Prestações equilibradas e comportamento assertivo em curva

Este é um retrato feito sobre a versão Iconic Cinc, o topo de uma gama com três opções (acrescem Evolution e Techno). Dotado de uma bateria de 52 kWh e com um  motor a debitar 150 cv e 245 Nm de binário, este Renault 5 lida bem com a tonelada e meia de peso. As prestações são equilibradas para um citadino: 8 segundos na aceleração 0-100 e 150 km/h em velocidade de ponta.

A condução revela-nos um carro muito ágil e desembaraçado e mesmo divertido de conduzir. Em modo Eco, temos o bastante para um citadino e limitações que têm, sobretudo, expressão se o quisermos usar na autoestrada e constatarmos a limitação da velocidade aos 115 km/h. A resposta ao acelerador é comedida.

Tudo muda em modo Confort e se optarmos pelo Sport, mesmo que seja pouca a diferença, já sorrimos quando pedimos ao Renault 5 que mostre aquilo de que é capaz numa aceleração. É outro automóvel…

E se o comportamento em curva é sempre assertivo, quando lhe damos asas a resposta está sempre em nível superior, o 5 E-Tech curva com afinco, deixa mesmo balancear-se na procura da melhor trajetória e a condução torna-se muito divertida. A suspensão multibraços atrás é uma ajuda importante…

A direção, muito direta mas também leve, dá uma ajuda e a travagem está ao nível das exigências. Não há patilhas no volante e a regeneração faz-se através do modo B no seletor de marcha. A desaceleração é razoével quando funciona o sistema hidráulico a resposta mostra-se convincente.

Abaixo dos valores de consumo anunciados

No que respeita aos consumos, os 15,3 kWh anunciados pela Renault não são miríficos. Priviligiei o modo ECO e ao cabo de 166 quilómetros em percurso suburbano, estrada nacional e autoestrada o computador de bordo indicava 14,6 kWh, abaixo do prometido.

É claro que, quando ensaiei o modo Sport, os valores subiram e chegaram aos 16,8, num percurso em que joguei também com o modo Comfort, aquele que se revela mais adequado a uma utilização normal e a privilegiar o desembaraço do 5 E-Tech.

O pacote de equipamento está bem recheado e não dispensa abertura e fecho mãos livres, iluminação LED com comutação automática, volante e bancos dianteiros aquecidos, ar condicionado automático, bomba de calor, reconhecimento de sinais de trânsito, câmara traseira, cruise control adaptativo, sistema multimédia com replicação do telefone, entradas USB nos bancos dianteiros.

O 5 E-Tech tem um carregador embarcado de 11 kw o que permite uma carga dos 15 aos 80% em três horas de 13 minutos. O carregamento rápido DC pode ser feito até 100 kW, o que significa 30 minutos para uma carga entre as mesmas capacidades. É possivel também o carregamento de utensilios  a partir do carro (V2L) e a passagem de corrente à rede (V2G).

Para 2025 está prometida a versão Five com bateria de 40 kWh e autonomia até 300 quilómetros (WLTP). A potência serão 120 cv e o preço €25 000.

Belo produto este Renault 5 E-Tech com a bateria de 52 kWh e autonomia até 410 quilómetros. É um resultado que não parece difícil de alcançar, num citadino ágil e desembaraçado e com um comportamento de nível superior. O espaço é o que pode ser em 3,92 metros mas não desmerece no quadro do segmento até na bagageira.

FICHA TÉCNICA

Renault 5 E-Tech Iconic cinq 150 cv

Motor: elétrico

Potência: 150 cv

Binário: 245 Nm

Transmissão: automática, velocidade única

Aceleração 0-100 km/h: 8 segundos

Velocidade máxima: 150 km/h

Bateria: 52 kWh (NMC)

Consumo: 15,3 kWh/100 km

Autonomia: 410 km

Dimensões: c/l/a – 3,922/1,808/1,498 metros

Peso: 1 524 kg

Bagageira: 277 litros

Preço: €37 900, versão ensaiada; Iconic, desde €35 000:Techno, €33 000