Cosmética beneficiou o rosto da carrinha da Série 3 (Foto BMW PressClub)

Perfil distinto e grande postura na estrada (Foto BMW PressClub)

Traseira dispensou grandes alterações (Foto BMW PressClub)

Grande painel digital, a revolução no interior (Foto BMW PressClub)

Cursor em vez do punho para o seletor de marcha (Foto BMW PressClub)

Bancos desportivos são de série com o Pack M (Foto BMW PressClub)

Boa habitabilidade atrás, mas para dois (Foto BMW PressClub)

Bagageira tem capacidade entre os 500 e os 1 510 litros (Foto BMW PressClub)

Grelha ganhou largura e novas barras (Foto BMW PressClub)

Faróis mais afilados com nova assinatura luminosa diurna (Foto BMW PressClub)

Bagageira tem capacidade entre os 500 e os 1 510 litros (Foto BMW PressClub)

Uma designação popular na gama da marca da baviera (Foto BMW PressClub)

Saídas de escape mais largas encaixam no para-choquesGrelha ganhou largura e novas barras (Foto BMW PressClub)

Jantes em liga bicolores e pinças dos travões coloridas (Foto BMW PressClub)

A BMW continua a não dispensar o Diesel mesmo considerando incortornável o caminho da eletrificação. Ainda há clientes e nem custa perceber a razão depois de conduzir o 320d Touring que passou por uma discreta e bem sucedida atualização. Ainda uma bela carrinha, máquina afinada e o M a levar o preço para mais de 65 000€.

A operação de maquilhagem levada a cabo privilegiou o rosto, sempre muito personalizado e agora integrando novos faróis, mais afilados e com nova assinatura das luzes diurnas, e outra derivação da grelha do duplo rim, esta estendida como que alargando a dianteira. O para choques ganhou outra presença e, depois, as entradas de ar laterais e os pormenores que a opção M arrasta sublinham a imagem desportiva, sempre agressiva.

Atrás, tudo se resume ao robustecimento do para-choques e ao alargamento das saídas de escape. Não era preciso mais, o estilo mantém-se atual e a ideia de força está “agarrada” ao design elaborado.

A grande mudança está no interior, com a adoção do longo painel de instrumentos digital curvo (mais de 27 polegadas), assente sobre o tablier, uma grande faixa de informação bem enquadrada, a qual traz modernidade e dá um toque high-tech ao ambiente. E no caso, por se tratar de um M, os excelentes bancos desportivos e o volante dão uma ajuda na imagem. A consola tem um cursor em vez do punho do seletor de marcha (há patilhas no volante), na linha do que parece cada vez mais normal, o que não significa mais prático. Mantém-se, felizmente, o grande botão rotativo do iDrive, e os comandos do costume, ignição incluída, numa bem estruturada e amigável arrumação.

Em termos de espaço o que se sabe, desafogo à frente; habitabilidade suficiente atrás, com a altura dos bancos dianteiros a permitir passar os pés sob eles e a melhor distender as pernas. De todo o modo, o grande e alto túnel central complica as coisas se pensarmos em sentar três pessoas. O recosto desdobrável para o apoio de braços também não o aconselha.

Quando muitos dizem adeus ao Diesel, o BMW 320d Touring aí está para continuar a saga que marcou uma época e ainda hoje garante um nível de consumos e prestações de valor, numa carrinha com toque high-tech, muito competente na dinâmica e agradável de guiar

Quanto à bagageira, os 500 litros de capacidade representam compromisso honesto, valorizado pelo baixo plano de carga, que ajuda na movimentação de objetos maiores e mais pesados. Há dois fundos falsos, de capacidade reduzida, mas um deles preparado para receber o enrolador da cortina que tapa o compartimento. Ajuda na exploração da versatilidade da carrinha que pode chegar a um compartimento de carga com 1 510 litros.

No que respeita à qualidade, estamos conversados: materiais, acabamento, pormenores tudo está ao nível habitual na Série 3 da BMW. Os valores do premium saltam à vista.

Motor competente e boa caixa automática

Quanto à máquina, o 2.0 litros de 190 cv, cumpre a preceito, agora apenas com uma caixa automática Steptronic de oito velocidades que exibe a competência habitual na gestão das velocidades, funcionando sem sobressaltos e com a rapidez suficiente. As patilhas também permitem gestão sem problemas, com resposta pronta para uma condução mais empenhada, mas, sem surpresa, sempre mais exigente quanto mais são as relações.

BMW 320d Touring continua uma “senhora” carrinha (Foto BMW PressClub)

Esta 320d Touring não será uma carrinha arrasadora na aceleração, ainda assim, faz 7,2 segundos de 0 a 100 e os 400 Nm de bínário são esclarecedores da capacidade. Mas a verdade é que não obstante aquela sensação de peso (e são 1 710 kg), o desembaraço é grande e tudo acaba por se passar bem depressa se não abrandarmos a pressão sobre o acelerador. Nada de problemático, por ficar sempre a sensação de facilidade e segurança na resposta a todas as situações. Faz-se tudo bem e com rapidez e sempre gozando aquele “feeling” muito especial da condução dos BMW de tração traseira, este com uma direção direta, muito bem doseada no peso e na assistência, que comandamos num volante de boa pega e muito bem sentados.

Ligando a opção Sport é ainda mais impressivo o comportamento do 320d Touring, o desempenho da suspensão desportiva, frente bem mandada, traseira na trajetória, mantém o coração suficiente para uma saída em crescendo natural. É nesta ocasião que pode desfrutar-se das patilhas, mas a verdade é que a caixa Steptronic, por si só, dá muito boa conta do recado.

Consumos interessantes em rolamento despachado

Quanto a consumos, o Diesel continua a assegurar números sempre interessantes e conseguidos com um nível de prestações que não implica ver passar todo o trânsito… Sozinho a bordo, consegui 4,7 litros aos 100 em autoestrada, com o cruise control nos 120 Km/h e 6,7 de média geral, com pouca cidade. Mais importante é assinalar que o computador de bordo assinalava 6,2 litros para 11 280 quilómetros. Parece-me bem!

Nota para a excelente insonorização que dispensa elevar o nível do rádio para abafar o ruído do motor… Bom trabalho.

A versão que conduzi, com o Pack Desportivo M (3 523€) contemplava bancos desportivos, direção variável, jantes 18” de raios duplos, suspensão desportiva, pack aerodinâmico, volante M, forro do tejadilho antracite, barras no tejadilho e frisos exteriores acetinados. Ainda assistentes de condução (764€) e estacionamento (463€), vidros com proteção solar (361€), carregamento sem fios (170€), entre outros argumentos que acrescentavam mais de 7 200€ ao preço. Faz diferença, é claro. Na bolsa e no conforto.

Quando muitos dizem adeus ao Diesel, o BMW 320d Touring aí está para continuar a saga que marcou uma época e ainda hoje garante um nível de consumos e prestações de valor numa carrinha, com toque high-tech, muito competente na dinâmica e agradável de guiar.

FICHA TÉCNICA

BMW M 320d Touring

Motor: 1 995 cc, injeção direta, turbo, intercooler

Potência: 190cv/4 000 rpm

Binário: 400 Nm/1 750-2 500 rpm

Transmissão: traseira, caixa automática Steptronic com oito velocidades e patilhas no volante

Aceleração 0-100 km/h: 7,2 s

Velocidade máxima: 229 km/h

Consumo: 5 l/100 km

Emissões CO2: 132 g/km

Peso: 1 710 kg

Dimensões: c/l/a – 4,713/1,827/1,440 m

Bagageira: 500/1 510 litros

Preço: 65 164€ (versão ensaiada)