É o primeiro BMW elétrico a receber o distintivo M e a “ousadia” assenta-lhe bem. Com 544 cv o I4 M50 honra a tradição, na capacidade e na dinâmica, mesmo com peso considerável e sem o troar dos grandes motores a combustão. Custa não ficar impressionado com este desportivo que, em termos simples, é brutal! Custa 91 461€ a versão que experimentei.
No fundo um Série 4 sobre a plataforma modificada do Série 3 até nos dispensa da polémica discussão sobre as novas interpretações do duplo rim. Vamo-nos habituando e até acaba por ser o que menos interessa, como julgo que depressa vamos ver nas estatísticas de vendas dos elétricos.
Resposta assumida ao Tesla Model 3, deixa o rival norte-americano em plano vulgar quando se fala de qualidade de construção e acabamento. Não é surpresa. O ambiente a bordo é de um desportivo, o estilo conhecido e a imprescindível digitalização refletida num longo painel curvo com dois ecrãs à imagem do IX3.
Duas excelentes baquets, uma consola que arruma quanto é necessário – botão de arranque, modos de condução, seletor de marcha tradicional, travão de parque elétrico, botão do i-Drive –, volante M encaixam na perfeição naquele ambiente requintadamente sóbrio e desportivo. Afinal, o costume – e ainda bem!
Elétrico impressionante, o BMW I4 M50 junta à reconhecida qualidade de construção e bem fazer da marca bávara a magia da divisão Motorsport num automóvel com 544 cv, tração integral e capacidades próprias de um desportivo com motor de combustão…
Mas o grande coupé elétrico é sobretudo o que sobra e não se vê: dois motores elétricos, um por eixo (258 cv+313 cv), daí tração integral que “se manifesta” apenas quando é necessário, em favor da economia, decisiva num elétrico, mais ainda quando temos à disposição a potência combinada de 544 cv e o binário esclarecedor de 795 Nm! A solução contribui também para uma melhor regeneração de energia (pode chegar aos 195 kW).
Prestações respeitáveis e grande equilíbrio
Isto significa que o I4 M50 acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos (há uma função Sport Boost que dura 10 segundos) e atinge os 225 km/h em velocidade de ponta, obviamente limitados, bom cartão de visita para um automóvel com 2 290 kg, peso significativo que até motivou alguns cuidados especiais da BMW.
Vias alargadas face à versão standard (2,6 cm à frente e 1,3 cm atrás, onde há pneus mais largos em jantes de 19 polegadas), repartição de pesos equilibrada (48×52), suspensão com afinação específica, amortecedores eletrónicos variáveis, sistema de limitação do deslizamento das rodas, direção desportiva e travões M Sport juntam-se na receita técnica.
E a combinação de tudo isto permite uma experiência de condução em que somos confrontados com uma capacidade brutal, desde logo na aceleração, no comportamento notável em curva e na incrível tração que nos agarra ao chão e projeta sem hesitações quando se acelera na saída das curvas. É de cortar a respiração, naquelas zonas a pedir mais empenho, sobretudo quando se desligam as ajudas eletrónicas, já de si permissíveis como é timbre nos desportivos da BMW. Uma daquelas máquinas que nos deixam colado ao banco, também pela notável capacidade de travagem.
Os modos de condução são três, Eco, Comfort e Sport, desmultiplicáveis na opção individual, e a regeneração contempla quatro opções, Adaptativo, Elevado (a permitir One Pedal), Médio e Baixo, logo muitas soluções para simplesmente fruir de um desportivo que não terá de ser para andar sempre nos limites e poder assim conseguir consumos e autonomias aproximados dos valores admitidos pela BMW: 416/521 km.
Inovação nos motores, consumos altos
Este I4 M50 usa baterias de iões de lítio, montadas entre os eixos, com capacidade efetiva de 80,7 kWh e conta com motores mais eficientes de corrente continua e sem escovas, alimentados a energia elétrica, pelo que dispensam os ímanes e também prescindem dos metais raros, habitualmente usados nos rotores desnecessários com esta solução. Uma bomba de calor trata da temperatura ideal de funcionamento e contribui para a climatização do habitáculo.
Numa utilização normal, com quatro pessoas a bordo, consegui um consumo de 19,7 kWh, também com autoestrada aos 120 km/h regulamentares limitados no cruise control. Ao cabo de 259 km em percursos variados o computador de bordo indicava 20,5 kWh. Feitas as contas, neste combinado teria conseguido uma autonomia de 393 km, um pouco aquém das promessas da BMW. A carga a 100% quando iniciei a experiência indicava, no entanto, 389 km de autonomia.
Em “rédea livre”, já se sabe, são impossíveis números desta grandeza e convém pensar onde há um posto rápido próximo, o qual permite, em 31 minutos, levar a bateria dos 10 aos 80% (o I4 carrega a 200 kw). Numa wallbox de 11 kW conte com oito horas e meia.
Registe que um quinto passageiro vai sempre mal instalado, porque a plataforma integra o desnecessário túnel da transmissão e a consola é intrusiva. A bagageira é muito honesta para um elétrico: vai dos 470 aos 1290 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A versão que conduzi estava especialmente bem equipada, mas acredito que quem compre um destes M50 dispensará pouca coisa… A saber, entre outros: bancos desportivos M e todos em pele (2 054€), jantes 19 mais largas atrás e com pneus performance (1 260€), Pack Comfort – acesso mãos livres, bancos dianteiros com ajuste elétrico, apoio lombar e aquecidos – (1 707€), Pack Innovation – alarme, faróis laser com máximos automáticos, Live Cockpit Professional – (2 926€), frisos interiores M “Carbon Fire” (471€), vidros com proteção solar (361€), carregador sem fios (170€). A pintura azul baço custa 2 804€. Significa isto que pode comprar mais barato, não tem é a mesma graça!
Elétrico impressionante, o BMW I4 M50 junta à reconhecida qualidade de construção e bem fazer da marca bávara a magia da divisão Motorsport num automóvel com 544 cv, tração integral e capacidades próprias de um desportivo com motor de combustão…
FICHA TÉCNICA
BMW I4 M50
Motor: um por eixo, corrente continua e sem escovas (258 cv+313 cv)
Potência: 544 cv
Binário máximo: 795 Nm
Bateria: iões de lítio, 83,9 kWh (80,7 kWh efetivos)
Transmissão: integral, velocidade única
Aceleração 0-100 km/h: 3,9 segundos
Velocidade máxima: 225 km/h (limitada)
Consumos: combinado – 19/24 kWh/100 km
Carregamento: 200 kW -10/80%, 31 minutos; wallbox 11 kW, oito horas e meia
Dimensões: c/l/a – 4,783/1,852/1,448 metros
Bagageira: 470/1 290 litros
Peso: 2 290 kg
Preço: 91 461€