Duplo rim é tapado mas conta com dez lamelas ajustáveis (Foto BMW Press Club)

Perfil conhecido do elegante Série 4 Grand Coupé (Foto BMW Press Club)

Difusores nos lugares das saídas de escape (Foto BMW Press Club)

Volante M e o grande painel curvo à imagem do IX3 (Foto BMW Press Club)

Painel integra dois ecrãs e não falta informação (Foto BMW Press Club)

Cómodos bancos desportivos contribuem para boa posição de condução (Foto BMW Press Club)

Bagageira oferece capacidade entre os 470 e os 1290 litros com os bancos rebatidos (Foto BMW Press Club)

Jantes de 19 polegadas, mais largas atrás, com pneus performance (Foto BMW Press Club)

Bateria de iões de lítio com 80,7 kWh efetivos é composta por sete módulos (Foto BMW Press Club)

Adaptação da plataforma do Série 3 permite bateria entre os eixos (Foto BMW Press Club)

É o primeiro BMW elétrico a receber o distintivo M e a “ousadia” assenta-lhe bem. Com 544 cv o I4 M50 honra a tradição, na capacidade e na dinâmica, mesmo com peso considerável e sem o troar dos grandes motores a combustão. Custa não ficar impressionado com este desportivo que, em termos simples, é brutal! Custa 91 461€ a versão que experimentei.

No fundo um Série 4 sobre a plataforma modificada do Série 3 até nos dispensa da polémica discussão sobre as novas interpretações do duplo rim. Vamo-nos habituando e até acaba por ser o que menos interessa, como julgo que depressa vamos ver nas estatísticas de vendas dos elétricos.

Resposta assumida ao Tesla Model 3, deixa o rival norte-americano em plano vulgar quando se fala de qualidade de construção e acabamento. Não é surpresa. O ambiente a bordo é de um desportivo, o estilo conhecido e a imprescindível digitalização refletida num longo painel curvo com dois ecrãs à imagem do IX3.

Duas excelentes baquets, uma consola que arruma quanto é necessário – botão de arranque, modos de condução, seletor de marcha tradicional, travão de parque elétrico, botão do i-Drive –, volante M encaixam na perfeição naquele ambiente requintadamente sóbrio e desportivo. Afinal, o costume – e ainda bem!

Elétrico impressionante, o BMW I4 M50 junta à reconhecida qualidade de construção e bem fazer da marca bávara a magia da divisão Motorsport num automóvel com 544 cv, tração integral e capacidades próprias de um desportivo com motor de combustão…

Mas o grande coupé elétrico é sobretudo o que sobra e não se vê: dois motores elétricos, um por eixo (258 cv+313 cv), daí tração integral que “se manifesta” apenas quando é necessário, em favor da economia, decisiva num elétrico, mais ainda quando temos à disposição a potência combinada de 544 cv e o binário esclarecedor de 795 Nm! A solução contribui também para uma melhor regeneração de energia (pode chegar aos 195 kW).

Prestações respeitáveis e grande equilíbrio

Isto significa que o I4 M50 acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos (há uma função Sport Boost que dura 10 segundos) e atinge os 225 km/h em velocidade de ponta, obviamente limitados, bom cartão de visita para um automóvel com 2 290 kg, peso significativo que até motivou alguns cuidados especiais da BMW.

Vias alargadas face à versão standard (2,6 cm à frente e 1,3 cm atrás, onde há pneus mais largos em jantes de 19 polegadas), repartição de pesos equilibrada (48×52), suspensão com afinação específica, amortecedores eletrónicos variáveis, sistema de limitação do deslizamento das rodas, direção desportiva e travões M Sport juntam-se na receita técnica.

E a combinação de tudo isto permite uma experiência de condução em que somos confrontados com uma capacidade brutal, desde logo na aceleração, no comportamento notável em curva e na incrível tração que nos agarra ao chão e projeta sem hesitações quando se acelera na saída das curvas. É de cortar a respiração, naquelas zonas a pedir mais empenho, sobretudo quando se desligam as ajudas eletrónicas, já de si permissíveis como é timbre nos desportivos da BMW. Uma daquelas máquinas que nos deixam colado ao banco, também pela notável capacidade de travagem.

Os modos de condução são três, Eco, Comfort e Sport, desmultiplicáveis na opção individual, e a regeneração contempla quatro opções, Adaptativo, Elevado (a permitir One Pedal), Médio e Baixo, logo muitas soluções para simplesmente fruir de um desportivo que não terá de ser para andar sempre nos limites e poder assim conseguir consumos e autonomias aproximados dos valores admitidos pela BMW: 416/521 km.

Inovação nos motores, consumos altos

Este I4 M50 usa baterias de iões de lítio, montadas entre os eixos, com capacidade efetiva de 80,7 kWh e conta com motores mais eficientes de corrente continua e sem escovas, alimentados a energia elétrica, pelo que dispensam os ímanes e também prescindem dos metais raros, habitualmente usados nos rotores desnecessários com esta solução. Uma bomba de calor trata da temperatura ideal de funcionamento e contribui para a climatização do habitáculo.

Numa utilização normal, com quatro pessoas a bordo, consegui um consumo de 19,7 kWh, também com autoestrada aos 120 km/h regulamentares limitados no cruise control. Ao cabo de 259 km em percursos variados o computador de bordo indicava 20,5 kWh. Feitas as contas, neste combinado teria conseguido uma autonomia de 393 km, um pouco aquém das promessas da BMW. A carga a 100% quando iniciei a experiência indicava, no entanto, 389 km de autonomia.

Em “rédea livre”, já se sabe, são impossíveis números desta grandeza e convém pensar onde há um posto rápido próximo, o qual permite, em 31 minutos, levar a bateria dos 10 aos 80% (o I4 carrega a 200 kw). Numa wallbox de 11 kW conte com oito horas e meia.

Registe que um quinto passageiro vai sempre mal instalado, porque a plataforma integra o desnecessário túnel da transmissão e a consola é intrusiva. A bagageira é muito honesta para um elétrico: vai dos 470 aos 1290 litros com os bancos traseiros rebatidos.

A versão que conduzi estava especialmente bem equipada, mas acredito que quem compre um destes M50 dispensará pouca coisa… A saber, entre outros: bancos desportivos M e todos em pele (2 054€), jantes 19 mais largas atrás e com pneus performance (1 260€), Pack Comfort – acesso mãos livres, bancos dianteiros com ajuste elétrico, apoio lombar e aquecidos – (1 707€), Pack Innovation – alarme, faróis laser com máximos automáticos, Live Cockpit Professional – (2 926€), frisos interiores M “Carbon Fire” (471€), vidros com proteção solar (361€), carregador sem fios (170€). A pintura azul baço custa 2 804€. Significa isto que pode comprar mais barato, não tem é a mesma graça!

Elétrico impressionante, o BMW I4 M50 junta à reconhecida qualidade de construção e bem fazer da marca bávara a magia da divisão Motorsport num automóvel com 544 cv, tração integral e capacidades próprias de um desportivo com motor de combustão…

FICHA TÉCNICA

BMW I4 M50

Motor: um por eixo, corrente continua e sem escovas (258 cv+313 cv)

Potência: 544 cv

Binário máximo: 795 Nm

Bateria: iões de lítio, 83,9 kWh (80,7 kWh efetivos)

Transmissão: integral, velocidade única

Aceleração 0-100 km/h: 3,9 segundos

Velocidade máxima: 225 km/h (limitada)

Consumos: combinado – 19/24 kWh/100 km

Carregamento: 200 kW -10/80%, 31 minutos; wallbox 11 kW, oito horas e meia

Dimensões: c/l/a – 4,783/1,852/1,448 metros

Bagageira: 470/1 290 litros

Peso: 2 290 kg

Preço: 91 461€