É o primeiro SUV elétrico da BMW, vem da China, dispensa a tração integral, debita 286cv e a autonomia anunciada é de 460 quilómetros. Entre a surpresa da origem e os números, nada que verdadeiramente surpreenda no iX3. Não lhe falta a qualidade do costume e a máquina cumpre com as necessidades de um familiar estradista. Tem preços desde os 72 600 euros.
O iX3 usa a mesma plataforma do X3 e só se distingue das versões térmicas e híbridas por meia dúzia de pormenores. A grelha do duplo rim, já redimensionada, surge coberta com plástico perfurado até um pouco mais de metade da altura, é uma diferença notória, complementada com os toques de azul a reforçar o caráter do ambientalmente correto… Atrás, há um extrator de ar diferente e aquilo que seriam os escapes deu origem a dois vincados elementos decorativos em azul. O mesmo azul que, numa fina barra, acompanha as portas a meio do bordo da saia. Enfim, as jantes específicas, mais fechadas, combinando o preto e o cinza do metálico. Mais vistosas do que desportivas.
O interior, tirando o botão de start/stop e um anel azul em torno do emblema do construtor no centro do volante é o do X3. Obviamente, com o ecrã central dotado de informação específica para a motorização. Informação que é a suficiente, mas talvez pudesse ir um pouco mais além na oferta e dispensar, nos dados de viagem, uma solução que fugisse aos gráficos sinusoidais…
Autonomia razoável, potência mediana para o nível da oferta, rápido, confortável, bem equipado, A qualidade habitual o BMW iX3, apenas com tração traseira é um SUV “bem eletrificado” que consegue consumos interessantes e até compete no preço com os rivais
O painel de instrumentos, digital, segue a filosofia habitual nos modelos mais recentes da marca e admite cinco configurações, todas elas sóbrias, se quisermos conservadoras, muito alemãs. Ser elétrico não impõe fantasias para a BMW.
Qualidade não é maculada pela proveniência
Em termos de qualidade estamos esclarecidos, o nível habitual, em nada maculado pela origem chinesa, eventualmente capaz de fazer alguns torcer o nariz. É um BMW. Ponto!
No que respeita à habitabilidade, o que se conhece. Desafogo à frente, o suficiente atrás, com acesso alto e o grande túnel central (neste caso dispensável… e presente apenas por esta não ser uma plataforma específica para elétricos). Os bancos continuam a reclinar e a colocação da bateria de 80 kWh (pesa 518 quilos!) rouba 40 litros à bagageira, ainda assim com capacidade apreciável: 510/1560 litros. O rebatimento é na proporção 40x20x40.
O motor do X3, síncrono e alimentado a corrente (dispensa os ímanes fixos), atinge as 17 000rpm, está colocado atrás, debita 286cv e, claro, tem binário respeitável, 400 Nm. Por isso, apesar do peso, mais de 2,2 toneladas, temos um SUV que acelera de 0 a 100 em 6,8 segundos e tem uma resposta pronta ao acelerador que, por exemplo, facilita muito as manobras de ultrapassagem. O “disparo” impressiona, mesmo… A velocidade máxima anda pelos valores habituais: 180 km/h.
Agradável de guiar e um subvirador que pode ser divertido
Rolador por excelência, confortável por mais do que o silêncio de marcha (e há sons trabalhados…), mais próximo do solo do que as versões térmicas (-2,5 cm, 17,9 cm), centro de gravidade mais baixo (-7,4 cm), o iX3 não perde as caraterísticas subviradoras, mais notórias quando a estrada aperta e as curvas se sucedem. Num andamento mais empenhativo (e não falta o modo Sport, a par com EcoPro e Confort), nessas situações vamos ver acender a luz do controlo de tração e levantar o pé para pôr tudo no sítio. De todo o modo, o comportamento é convincente, o permissivo controlo de estabilidade da BMW ajuda, como também o facto de não ser exagerado o balanceamento da carroçaria. Para isso, contribuí a suspensão adaptativa com amortecedores eletrónicos e uma direção direta q.b. Um automóvel agradável de guiar e que pode permitir alguma diversão, mesmo que não seja essa a sua filosofia.
No que respeita ao carregamento, o iX3 está preparado para a carga rápida a 150 kW nas estações de corrente direta e atinge os 80% da capacidade em 34 minutos; numa wallbox trifásica de 11 kW precisa de sete horas e meia para “atestar”; com corrente monofásica e 7,4 kW o tempo sobe para 10 horas.
Consumo em ritmo normal assegura 318 quilómetros de autonomia
Em termos de consumo, o resultado que consegui foi interessante: 18,2 kw/100 km. Tinha 402 quilómetros de autonomia quando iniciei a experiência ao volante, percorri 284, findos os quais restavam 26,2 kwh na bateria, o que daria, segundo o computador de bordo, para mais 98 quilómetros. Fazendo as contas: 318 quilómetros de autonomia. O percurso foi entre a autoestrada, onde não passei dos 120 km/h (e não é fácil…) e as secundárias com trânsito de fim de semana e a bordo houve na maioria do o percurso quatro adultos. Usei quase sempre o modo EcoPro e notei a facilidade com que o iX3 consegue “velejar” e o bom nível de regeneração – não falta a recuperação mais forçada no modo B acionável no seletor de marcha e que, neste caso, permite conduzir praticamente dispensando o travão.
Autonomia razoável, potência mediana para o nível da oferta, rápido, confortável, bem equipado, a qualidade habitual o BMW iX3, apenas com tração traseira é um SUV “bem eletrificado” que consegue consumos interessantes e até compete no preço com os rivais.
Conduzi uma versão Impressive que integrava, designadamente, jantes de 20 polegadas com pneus mistos, vidros com proteção acústica, sistema de acesso mãos livres, bancos desportivos em pele, BMW Iconic Soudns Electric, Luzes LED adaptativas com máximos automáticos, assistente de estacionamento, head-up display, sistema de som surround Harman/Kardon, conectividade com aparelhos móveis, bluetooth, carregamento wireless, controlo por gestos. Além claro, de ar condicionado trizona, volante multifunções, botão de arranque e portão elétrico.
FICHA TÉCNICA
Motor: síncrono, alimentado por corrente
Potência: 286 cv
Binário: 400 Nm
Bateria: 80 kWh, iões de lítio
Transmissão: tração traseira, velocidade única
Aceleração 0-100: 6,8 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo combinado: 18,6/19 kWh
Autonomia combinada: 460 km
Carregamento: sete horas e meia a 11 kW (wallbox trifásica); 10 horas, 7,4 KW em corrente monofásica; rápido a 150 kW (DC) – 80% em 34 minutos
Peso: 2260 kg
Dimensões: (c/l/a) – 4 734/1 891/1 668 mm
Bagageira: 510/1 560 litros
Preço: versão ensaiada – €81 332; versão Impressive, desde €79 000; versão Inspiring, desde €72 600