Dianteira tão marcante como a postura em estrada (Foto BMW Press)

Pureza e sim0licidade

Pureza e simplicidade fazem a elegância das linhas (Foto BMW Press)

Traseira esculpida com originalidade (Foto BMW Press)

Interior familiar, qualidade e bons materiais (Foto BMW Press)

Solução digital conhecida no painel de instrumentos (Foto BMW Press)

Dados desportivos e até o fluxo do motor não faltam no ecrã central (Foto BMW Press)

Consola bem arrumada ainda com o iDrive (Foto BMW Press)

Carregamento wireless, fichas USB e de 12 V, além de porta copos (Foto BMW Press)

Como no tablier, os frisos das portas são iluminados (Foto BMW Press)

Bancos desportivos M são mais-valia (Foto BMW Press)

Espaço no banco traseiro traseiro é limitado (Foto BMW Press)

Fundo falso com tampa desdobrável, em mala com 430 litros de capacidade (Foto BMW Press)

Malha vistosa na grelha dos rins alargados (Foto BMW Press)

Faróis shadow line, sempre com a "pestana" e, claro. LED (Foto BMW Press)

Solução curiosa para as luzes traseiras que encaixam sob o defletor (Foto BMW Press)

Jantes de 18 ou 19 polegadas em escolha alargada (Foto BMW Press)

Bom complemento para o Grand Coupé da série 2 (Foto BMW Press)

O motor 2.0 mais potente de sempre da BMW, 306cv, no mais pequeno dos Grand Coupé, passagem pelo departamento M, tração integral e aí temos um automóvel que, mesmo não sendo um desportivo de arrasar, enche as medidas a quem tiver ainda a tentação de guiar depressa… É uma pena que automóveis como este M235i xDrive integrem o lote daqueles a que vamos ter de nos desabituar. Apesar do preço exagerado: mais de 74 000€!

Começa por ser um deleite para a vista. Frente avassaladora, grelha sem exageros, em contraste com as linhas fluidas, elegantes e sóbrias de um coupé de quatro portas, as grandes jantes de 18 polegadas, o discreto spoiler na tampa da mala modelam um automóvel cujo estilo nos fez ouvir muitos elogios. Até as dimensões, 4,25 parecem as indicadas para o equilíbrio da solução. Muito bem conseguido.

O pacote M Pro, obviamente ajuda na imagem desportiva: capas dos espelhos em preto, pinças dos travões vermelhas (ou azuis consoante e cor) de alto brilho, faróis shadow line, frisos específicos, jantes de 18 polegadas. Um mimo que se estende ao interior com os bonitos e cómodos bancos desportivos M. Defeito é tudo isto que começa a somar no preço: 2 113,82€.

O interior, marcado pelo digital, tem ainda a nota do painel de bordo e do ecrã central separados, num estilo familiar extensível à consola com o prático botão do i-Drive, travão elétrico, comando dos modos de condução e botão de ignição, tudo à mão e prático de utilizar. No tablier, decorações em imitação de fibra de carbono que podem ser iluminadas, a exemplo que que acontece nas portas. Falta o volante, multifunções e em pele, claro, símbolo M, pega generosa, dimensão ajustada e as patilhas “agarradas” para facilitar a utilização em todas as situações.

Espaço… quando nem tudo é perfeito

É um ambiente com que nos identificamos, um estilo que só podia ser BMW, qualidade à vista, atenção ao pormenor, acabamento irrepreensível. Ao contrário do que sucede atrás, com espaço comedido, consola intrusiva e, a amenizar, a possibilidade de passar os pés sob os bancos dianteiros e “desencolher” os joelhos. Os lugares são cinco, mas o à-vontade é para quatro… Nunca tudo é perfeito.

No que respeita à bagageira, baixa, funda o suficiente quando se recolha a tampa do fundo falso desdobrável tripartido como é habitual. A capacidade fica pelos 430 litros. Vulgar.

Chamativo no estilo, bem construído, apelativo na capacidade o BMW M235i xDrive Grand Coupé, com os 306 cv e tração integral vai lembrar-se, num futuro próximo, como uma excelente peça da era dos automóveis a combustão. Fica para memória futura!

Por melhor que nos sintamos neste ambiente, sempre com um toque de classe, os pergaminhos deste BMW têm mais a ver com a sua designação: M235i xDrive…

É quando se usufrui da máquina com 306 cv, 450 Nm de binário, caixa automática desportiva de oito velocidades, autoblocante e tração integral que a empatia com o pequeno Grand Coupé nos faz lembrar ter sabor a adeus conduzir um carro assim. É para memória futura…

Parece um exagero dizer que um automóvel com esta capacidade e capaz de ir de 0 a 100 em 4,9 segundos e só parara de acelerar aos 250 km/h não é de arrasar. Um M será sempre outra coisa, verdade, a tração integral torna tudo tão simples que os puristas vão sentir a necessidade de controlar a traseira…

Mais um BMW que faz honras ao departamento M, que não trabalha apenas em modelos radicais (Foto BMW Press)

Modelo de equilíbrio para oferecer o bastante

Construído sobra a plataforma do série 1, este M235i é, para mim, o bastante para um elevado prazer de condução. Galga rotações com naturalidade incrível, a caixa de velocidades não tem hesitações, a direção, direta ajuda a perceber como é bem mandado, os travões estão lá para o que for preciso e, depois, a precisão em curva, suspensão firme, autoblocante a ajudar, bem agarrado ao chão e preparado para sair com nervo tem de convencer.

Ligando o modo Sport, tudo isto é potenciado, também no som e até na simulação da dupla nas passagens de caixa, que podem ser feitas manualmente no modo sequencial e com uma rapidez digna de nota. A condução torna-se mais desafiante e fica sempre a sensação que o limite ainda está por alcançar, talvez pelo equilíbrio do conjunto, e uma traseira que não alarga. Gostei, francamente gostei!

Quem compra um BMW assim não deve estar muito preocupado com os consumos, mas sempre posso dizer que, num passeio de fim de semana, quatro pessoas a bordo, o computador de bordo registou 8,3 L/100 num percurso de 170 km, com alguma autoestrada percorrida aos legais 120 km/h. De notar que o M235i tem a capacidade de velejar, o que ajuda a poupar uns pingos de gasolina…

É claro que quando recorri ao modo Sport, à procura de uma amostra das capacidades, os números subiram facilmente para os dois dígitos. Aliás, no acumulado de alguns tempos, a média era de 10,3 L/100. Para a “coudelaria” que está sob o capô nem é exagerado…

Equipamento sempre a “pingar” no preço

O carro que guiei tinha cerca de 5 800€ de extras, já que, como se sabe, é politica da BMW fazer pagar muito equipamento. Desta, vez, a saber, o mais caro (2 113,82€) é a edição Color Vision que integra o Pacote M Pro – capas de retrovisores em preto, pinças de travão vermelhas, faróis shadow line, bancos e cintos de segurança M, luzes adaptativas em LED, frisos exteriores específicos. Depois são mais 1 000€ para o pacote Premium com acesso confort, retrovisor interior antiencandeamento, conectividade com smartphones, Bluetooth. Carragemento wireless, função limitada de Wi-Fi. Ainda se pagava vidros com proteção solar (296,75€), ajuste elétrico dos bancos dianteiros com memória para o condutor (813,01 €), apoio lombar para os bancos dianteiros (215,45€), assistente de condução (642,28€), cruise control com stop&Go (382,11€) e assistente de estacionamento (292,68€). Obviamente, faz diferença.

Chamativo no estilo, bem construído, apelativo na capacidade o BMW M235i xDrive Grand Coupé, com os 306 cv e tração integral vai lembrar-se, num futuro próximo, como uma excelente peça da era dos automóveis a combustão. Fica para memória futura!

FICHA TÉCNICA

BMW M235i xDrive Grand Coupé

Motor: 1998 cc, turbo, injeção direta

Potência: 306cv/5 000-6 250 rpm

Binário máximo: 450 Nm/1 800—4 500 rpm

Transmissão: integral permanente, caixa automática SteptronicSport de oito velocidades

Aceleração 0-100: 4,9 s

Velocidade máxima: 250 km/h

Consumo: média – 7,6 (WLTP)

Emissões CO2: 172 g/km

Peso: 1 645

Dimensões: c/l/a – 4,265/1,800/1,420 m

Bagageira: 430 litros

Preço: 74 215€, versão ensaiada