Ar de família parece ter agora um toque alemão (Foto BYD)

Robustez e bom pisar associam-se ao Seal U (Foto BYD)

Ligação ao lazer e vida ao ar livre é fácil de sugerir (Foto BYD)

Simplicidade e rigor num estilo conhecido (Foto BYD)

Desafogo nos lugares da frente, separados por grande consola (Foto BYD)

Ecrã central de boas dimensões e, como de costume, giratório (Foto BYD)

Consola bem arrumada carrega dois smartphones (Foto BYD)

Sem problemas de espaço para os passageiros do banco traseiro (Foto BYD)

Bem resolvida a frente de inspiração germânica (Foto BYD)

Simples e elegante o conjunto luminoso traseiro (Foto BYD)

Um segmento D bem proporcionado nos seus 4,80 metros (Foto BYD)

A ofensiva europeia da BYD continua, agora com mais um SUV, elétrico, pois claro, mas também Plug-in com motor de combustão e tecnologia chinesa. É o BYD Seal U, um familiar do segmento D, 4,78 de comprimento, muito espaço e um estilo tão convencional que até parece alemão. Preços: desde 40 169€ para o híbrido; a partir de 42 290€ no 100% elétrico.

O BYD Seal U partilha a plataforma com a berlina, no entanto as baterias estão colocadas sob o fundo e não integradas na estrutura. Recupera o estilo interior e não dispensa o mesmo cuidado no acabamento. A qualidade percebida, para mim, não deixa de continuar a impressionar, até porque os acabamentos são irrepreensíveis. O resto pode ser questão de gosto, verdade é que as “chinesices” passam ao lado…
Mas as diferenças são significativas, como contra o que seria de pensar, uma menor distância entre eixos, 2,765 m (menos 15,5 cm). Este facto nem penaliza excessivamente um SUV que se imagina sempre mais modular e espaçoso. E a verdade é que numa primeira análise, o seu papel de familiar acima de tudo convence, tanto na habitabilidade (sempre um fundo plano) como na capacidade da bagageira, melhor no elétrico (542 contra 425 litros).
A grande curiosidade da nova oferta BYD é o Plug-in (tecnologia que a marca trabalha há muito noutros mercados). Super DM (Dual Mode) é a designação para a proposta que assenta num motor de combustão 1.5 e numa bateria laminar de 18,3 kWh, capacidade assinalável.
Com as duas versões, mais uma novidade: o Seal U DM-i Design, o topo de gama, é um tração integral com um motor elétrico por cada eixo (201 cv, à frente; 129 cv, atrás) e conta com um quatro cilindros turbo. A potência total do sistema é 319 cv e o binário de 550 Nm. A aceleração 0-100 km/h responde aos números: 5,9 segundos de 0 a 100. A BYD anuncia uma autonomia elétrica de 70 km (acumulada de 870 km) e consumos de 23,5 kw em modo elétrico e 1,2 litros de combustível WLTP. Números, como sempre, muito otimistas.
A versão Boost menos potente, 218 cv e 300 Nm de binário, tração dianteira e motorização normalmente aspirada, promete 70 km de autonomia elétrica (acumulada de 1 080 km ) e um consumo de 21 kWh e 0,9 litros aos 100/km. A aceleração 0-100 faz-se em 8,9 segundos e a velocidade máxima é de 170 km/h.
A tecnologia utilizada pela BYD dá prioridade à energia elétrica, e só quando o estado da carga é insuficiente passa ao modo híbrido. Uma vez em modo HEV, o veículo continua a utilizar maioritariamente energia da bateria e só durante a aceleração vai buscar potência extra ao motor a combustão. Obviamente, o modo EV é selecionável. O arranque faz-se sempre em modo elétrico.
Todas as versões oferecem um carregador embarcado de 11 kW AC trifásico e 18 kW em DC, o que significa a possibilidade de levar a carga da bateria dos 30 aos 80% em 35 minutos.
Em termos de equipamento, um pacote interessante. São de série: aviso de colisão frontal, travagem automática de emergência, cruise control adaptativo, aviso de colisão traseira. Assistência à mudança de faixa, controlo inteligente do limite de velocidade e deteção de ângulo morto. O Design acrescenta head-up-display, iluminação full-LED, câmara de 360 graus.
Os preços são de 40 168€, para Boost; e de 46 167€, para o Design.

Mais duas propostas a alargar a oferta da BYD, num SUV que oferece boa receita em termos de espaço e modularidade, conforto também para este tipo de escolha. Ganha relevo o lançamento primeiro PHEV da marca chinesa em Portugal, com autonomia anunciada para cerca de 70 quilómetros em modo elétrico

Tive ocasião de um breve contacto, na zona de Lisboa com o Plug-in da BYD. O suficiente para ficar com a ideia de que é fácil rolar em modo elétrico, tem uma suspensão (multibraços atrás) demasiado branda e uma direção, para mim, sem o peso adequado. Uma afinação ainda pouco europeia que, não custa acreditar, a marca corrigirá. De resto, um SUV muito cómodo, ambiente agradável com um toque de requinte, espaço q.b. e equipamento de bom nível. E um preço interessante!

Generoso nas dimensões, espaçoso e cómodo o Seal U é um SUV bem trabalhado e apresentado (Foto BYD)

…E ainda pode escolher a versão 100% elétrica

A versão EV, que promete uma autonomia da ordem dos 500 quilómetros, beneficia da tecnologia das baterias laminares exclusivas da BYD, sem cobalto e com fosfato de ferro e lítio como materiais catódicos, solução para aumentar a segurança. São líderes na bateria, com uma densidade de energia de 145 Wh/kg!
Há duas versões, Comfort e Design, ambas tração dianteira e propulsionadas por um motor elétrico de ímanes permanentes, a debitar 218 cv e o binário de 330 Nm.
As baterias são duas: 71,8 kWh, no Confort, com autonomia até 420 quilómetros; 87 kWh e autonomia até 500 quilómetros (ciclo combinado WLTP), no Design.
Ambos têm um carregador embarcado de 11 kW e aceitam carregamento ultra-rápido CC até 140 kW. Daí, cerca de 28 minutos para levar a bateria dos 30 aos 80% da capacidade.
A BYD U pesa 2 147 kg, e as performances são normais: 9,6 segundos de 0 a 100 e 175 km/h em velocidade de ponya, valores adequados a um familiar.
O equipamento é similar ao dos Plug-in da gama e integra o sistema de cockpit inteligente operado pelo habitual ecrã rotativo de 12,8” ou 15,6”. Conta com ligação 4G, navegação integrada, controlo por voz e atualizações over-the-air. Uma aplicação para smartphone permite controlar várias funções do veículo remotamente.
O BYD Seal EV Comfort tem preços a partir de 42 290€, e Design está disponível desde 45 790€.
Mais duas propostas a alargar a oferta da BYD, num SUV que oferece boa receita em termos de espaço e modularidade, conforto também para este tipo de escolha. Ganha relevo o lançamento primeiro PHEV da marca chinesa em Portugal, com autonomia anunciada para cerca de 70 quilómetros em modo elétrico.