O renovado Tang é um grande SUV com presença (Foto BYD)

Com 4,97 de comprimento é um automóvel bem proporcionado (Foto BYD)

Painel de intrumentos em LED e um ecrã central, em vez de um grande monitor (Foto BYD)

A bagageira vais dos 235 litros de capacidade até aos 1 665 (Foto BYD)

Quase cinco metros, sete lugares, espaço e requinte de um topo de gama, dois motores e tração integral, duas baterias, uma delas com 108,8 kWh de capacidade e 530 quilómetros de autonomia anunciada são argumentos a considerar no renovado BYD Tang. Porta-estandarte do construtor chinês, custa €75 100, mas aqueles que têm acesso aos benefícios fiscais pagam €61 056+IVA, tornando o produto tentador no mercado que domina as vendas em Portugal.

O Tang continua a ser um grande SUV de boa presença, escorreito nas formas e equilibrado nas proporções, estilo marcado pela equipa liderada pelo renomado designer alemão Wolgang Egger que assina uma gama consensual.

Mesmo que o  design assuma filosofia asiática, Dragon Face diz a marca, não faltam elementos muito europeus, numa combinação original de influências que dão origem a um automóvel que emana força sem perder elegância.

E não é fácil quando as dimensões contemplam 4,97 metros de comprimento e 1,745 de altura… um corpo com muita massa que, talvez por isso, recebe impressionantes jantes de 21 polegadas que ajudam a expressão de força do Tang e o assentam muito bem na estrada, apesar da considerável altura ao solo, própria de um carro que pode desafiar uma saída do alcatrão. Resta saber é o que esta receita significará em termos de conforto…

… E conforto não falta no interior, como a BYD já nos habituou, em ambiente muito cuidado, toques de requinte variados, escolha de materiais de fazer inveja e tudo a valorizar uma construção que não dá nota de temer concorrências. Os chineses aprenderam a fazer bem e depressa e continuam a surpreender no nível da oferta, mesmo quando se chega a este patamar. Abrir a porta e olhar, continua a ser impressivo.

Bateria com 108,8 kWh de capacidade e uma autonomia de 530 quilómetros são as novidades do BYD Tang, o SUV de tração integral e sete lugares que é topo de gama da marca chinesa. Em 4,97 metros de automóvel, espaço, boa construção, requinte e muita tecnologia e equipamento

Pontifica um novo cockpit inteligente que surpreende pelo conservadorismo de ser mantido um painel de instrumentos formal LCD (12,3”), separado do ecrã central, monitor rotativo de 15,6” assente no tablier que inclui uma barra com botões de atalho. Um volante multifunções interessante, achatado na base, e, enfim um grande consola, que encaixa ao tablier, com espaço e bem estruturada, a qual inclui um punho iluminado para o seletor de marcha, a ignição, e uma série de comandos, além do carregador wireless (até 50 W) para dois telemóveis. Bem feito.

Fila central regulada eletricamente

Os bancos, em pele sintética, acolchoados e com dupla costura, são climatizados e incluem também função de massagem. Os comandos, claro, são elétricos.

A fila central pode ser regulada longitudinalmente por comando elétrico e as costas do banco, que rebate na solução 60X40, são reclináveis. Os lugares das portas inclinam para a frente para facilitar o acesso à terceira fila, dois bancos que recolhem no fundo da bagageira.

Em termos de espaço, o Tang, com os sete lugares armados, disponibiliza reduzidos 235 litros, mas a capacidade aumenta para 940 litros, se dispensarmos a terceira fila. Rebatendo o banco do meio: 1 665 litros.

Equipamento não falta (é de série o tejadilho panorâmico com cortina elétrica) e em matéria de assistentes de condução e segurança 32 dispositivos para facilitar a vida ao condutor num carro que já recebeu as cinco estrelas da EuroNcap.

O BYD Tang vai ser proposto com duas baterias, tecnologia laminar como é próprio da marca chinesa, com as capacidades de 86,4 e 108,8 kWh (640V). Não foram divulgados os dados técnicos da versão base, além do binário, 680 Nm e a autonomia combinada, 400 quilómetros (528 em cidade).

O Flagship, com bateria LFP de maior capacidade, debita 517 cv e o binário de 700 Nm. O motor dianteiro oferece 245 cv, o traseiro 270 e o sistema de tração integral é inteligente. A aceleração 0-100 faz-se em 4,9 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h. Quanto a consumos, 24 kwh/100 km, o que se traduz em autonomias WLTP de 530 quilómetros, no ciclo combinado, e de 681,5 em ciclo urbano. Pesa 2 630 kg.

Com um carregador embarcado de 11 kW, o BYD com esta bateria aceita um máximo de 170 kW, o que permite o carregamento rápido em 30 minutos.

Os preços arrancam nos €75 100 para particulares, mas aqueles que têm acesso aos benefícios fiscais conseguem um valor muito concorrencial: €61 056,91+IVA.

Uma bateria com 108,8 kWh de capacidade e uma autonomia de 530 quilómetros são as novidades do BYD Tang, o SUV de tração integral e sete lugares que é topo de gama da marca chinesa. Em 4,97 metros de automóvel, muto espaço, boa construção, requinte e muita tecnologia e equipamento.