O nome parece uma charada, bZ4X que afinal junta um acrónimo à identificação do modelo dentro de uma nova família da Toyota. Mais importante é ser o primeiro 100 por cento elétrico da marca, um SUV com dimensões aproximadas do RAV4, bateria de 71 kWh, 204 cv, autonomia de 511 km e preços a partir dos 52 990€. Já está a ser entregue em Portugal.
A designação algo estrambólica passa pela referência a uma nova submarca Toyota, bZ (beyound zero – além do zero, a intenção de superar o problema das emissões na defesa do ambiente); o 4 será o lugar do modelo na hierarquia da família; enfim, o X identifica o estilo crossover. E vistas as coisas assim, até faz sentido.
É tudo novo no bZ4X: a plataforma, dedicada aos elétricos e desenvolvida com a Subaru (e-TNGA), com grande distância entre eixos (2,85 m) e bateria integrada; o estilo, marcado pela frente inspirada num tubarão martelo e que resulta numa imagem invulgar de originalidade e força, num SUV equilibrado nas proporções, interessante e que, na traseira, apresenta a curiosidade da asa dupla no prolongamento do tejadilho; enfim, a modernidade do interior, quebrando algum cinzentismo da Toyota neste domínio.
Quando nem tudo convence
O interior, que faz lembrar o i-cockpit da Peugeot, tem um painel de instrumentos (TFT e 7”) que interfere com o pequeno volante multifunções e vai gerar críticas. Quem conduz com o volante baixo não terá problemas. Menos felizes são os braços plásticos (certamente material reciclado) que suportam o painel, com um qualidade que nada tem a ver com quanto nos rodeia: tecido, pele sintética, piano black, cromados e outros plásticos de bom toque. Construção e acabamento apresentam o nível habitual.
Ousado na estética, bateria com boa capacidade (71,4 kWh) e autonomia prometida de 511 km, prestações à altura e muito espaço o bZ4X, primeiro cem por cento elétrico da Toyota, fecha o ciclo da nova mobilidade na marca, depois dos híbridos dos Plug-in e do hidrogénio…
Mas há outros pormenores menos conseguidos: a consola flutuante que se une ao ecrã central tátil é muito larga e interfere com as pernas do passageiro. A falta de um porta-luvas também faz confusão, mesmo que haja espaço, com acesso pouco prático, sob a consola, esta com o indispensável apoio de braços e espaços para alguns pequenos objetos.
Já atrás, conforto é coisa que não falta – a Toyota anuncia espaço referencial no segmento para as pernas – e nem o facto de o fundo não ser rigorosamente plano, penaliza a habitabilidade, para quatro, claro, mas admitindo um quinto passageiro desde que não seja para grandes viagens.
A bagageira, no cotejo com a concorrência, fica na metade inferior, com os seus 452 litros, valorizados por um fundo falso onde podem arrumar-se os cabos de carregamento.
O modelo que abre a comercialização em Portugal é um tração dianteira, com 20,8 cm de distância ao solo. No final de 2023, está previsto o lançamento da versão de quatro rodas motrizes, pensada para um estradista e não para o todo-terreno.
Uma primeira experiência com consumo acima da expetativa
Para já, o bZ4X tem apenas um motor síncrono de magneto permanente, a debitar 204 cv e o binário de 265 Nm. Traduzido em prestações, vale 7,5 segundos na aceleração 0-100 e a velocidade máxima de 160 km/k. Em termos de consumos, a marca anuncia 14,3 kWh/100 e a autonomia de 511 km já com validação WLTP.
Uma curta experiência ao volante, com a maioria do percurso em autoestrada, sem preocupações de poupar, rolando sempre na casa dos 120 e não dispensando o ar condicionado, revelou números bem diferentes: 20,1 kWh em 84 quilómetros com autonomia prometida para mais 267. Feitas as contas, 351 quilómetros, valor a ter em conta para as circunstâncias de condução.
Contacto mais prolongado permitirá julgar com outro rigor os números anunciados pela Toyota com esta bateria de 71,4 kWh e o comportamento do bZ4X que, como todos os elétricos, sentimos bem “agarrado” ao chão pelo peso das baterias e um baixo centro de gravidade. Ficou a ideia de uma boa dinâmica.
A bateria e iões de lítio beneficia, obviamente, da longa experiência da Toyota nos eletrificados. Com bomba de calor é a primeira da marca refrigerada a água, conta com monitorização múltipla da voltagem, corrente e temperatura de cada célula. Tudo isso leva a Toyota a admitir uma redução marginal no desempenho da bateria –10% em dez anos ou 240 000 km. Talvez por isso, a garantia por igual período de tempo e um milhão e quilómetros anunciada em Portugal.
No que respeita ao carregamento, o bZ4X está preparado para receber carga rápida a 150 kW, o que permitirá atingir os 80% em 23 minutos. Numa wallbox – oferecida aos primeiros clientes – ou num posto público, o pleno atinge-se em 6,5 horas. Numa tomada caseira, serão precisas 31 horas…
Três versões e bom arranque nas vendas
A Toyota já está a entregar o bZ4X a quem fez pré encomenda, já vendeu 250 unidades, 50 das quais online!
Há três níveis de equipamento, Exclusive, Premium e Lounge, sendo que, logo no primeiro nível, o equipamento contempla cruise control adaptativo, câmara auxiliar traseira, sensores de luz e chuva, aviso de saída de faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, máximos automáticos, portão da bagageira elétrico, rails no tejadilho; a versão Premium, acrescenta um ecrã multimédia maior (12,3”), carregador wireless, vidros escurecidos, spoiler traseiro, sensores de estacionamento, bancos com bandas em pele sintética e banco do condutor com deslizamento e apoio lombar de comando elétrico, jantes de 20 polegadas.
Ousado na estética, bateria com boa capacidade (71,4 kWh) e autonomia prometida de 511 km, prestações à altura e muito espaço, o bZ4X, primeiro cem por cento elétrico da Toyota fecha o ciclo da nova mobilidade na marca, depois dos híbridos dos Plug-in e do hidrogénio…
FICHA TÉCNICA
Toyota bZ4X 71,4 kWh
Motor: síncrono, magneto permanente
Potência: 204 cv
Binário: 265 Nm
Bateria: iões de litío, 71,4 kWh
Carregamento: wallbox e posto público, 6,5 h; rápido a 150 kWh, 23 minutos
Transmissão: dianteira, velocidade única
Aceleração 0-100 km/h: 7,5
Velocidade máxima: 160 km/h
Consumo: 14,3 kWh
Autonomia: 511 km (WLTP)
Peso: 1 945/2 045/2 050 kg (consoante a versão)
Dimensões: c/l/a – 4,69/1,86/1,60 m
Bagageira: 452 litros
Preço*: Exclusive – 52 990€; Premium – 56 190€; Lounge – 61 590€
*Inclui plano de manutenção por cinco anos ou 75 000 km