Família ID tem expressão definida (Foto VW Newsroom)

Perfil elegante para um pisar determinado (Foto VW Newsroom)

Ombros largos marcam traseira simples e com força (Foto VW Newsroom)

Simplicidade desconcertante não é espartanismo moderno (Foto VW Newsroom)

O quanto baste para tudo quanto é necessário (Foto VW Newsroom)

Bem achada a solução dos comandos de marcha transversal ao grupo (Foto VW Newsroom)

Espaço e conforto em ambiente moderno (Foto VW Newsroom)

Consola tem compartimento fechado com espaço para o telemóvel (Foto VW Newsroom)

Habitabilidade traseira invejável, o efeito das novas plataformas (Foto VW Newsroom)

Outra melhoria dos elétricos de raiz: uma mala que vai dos 543 aos 1575 litros (Foto VW Newsroom)

Bem solucionada a ausência da grelha tradicional (Foto VW Newsroom)

Barra de luz quebrada na traseira pelo emblema sobre a identificação (Foto VW Newsroom)

Jantes de 20 polegadas na versão de lançamento (Foto VW Newsroom)

ID.4 está preparado para carregamento rápido (Foto VW Newsroom)

Plataforma MEB arruma as baterias entre os eixos e contempla motor traseiro (Foto VW Newsroom)

A VW encontrou a receita e agora só precisa de a temperar a gosto. E se tinha acertado nos condimentos do ID.3 conseguiu o mesmo no crossover ID.4, outro cem por cento elétrico que, 7nas formas da moda, responde a contento a quanto se exige destes automóveis: imagem, espaço, qualidade, despacho, autonomia (360/520 km). Guiei a versão com a bateria de maior capacidade, 77 kw, motor de 204 cv  e gostei. Haja onde carregar… Custa cerca de 47 000€.

O estilo segue a linguagem do ID.3, formas modernas sem exageros futuristas e merecedores de elogios dos olhares femininos. Dianteira arredondada e simples, a resolver bem a falta da grelha com um fio branco a fazer a  ligação falsa dos faróis na linha das luzes diurnas e um emblema proeminente; grande entrada de ar em baixo dois pequenos defletores e aí está uma solução interessante a que não falta a proteção cinzenta própria de um SUV..

Perfil elegante, cintura alta sem penalizar o espaço vidrado, puxadores de portas embutidos, proteção plástica  elevada, grandes jantes de 20 polegadas pequena custódia metalizada  como que a vincar a inclinação do tejadilho, grandes retrovisores tudo na medida certa para conferir quele peso e robustez que gostamos de perceber num familiar aberto ao lazer.

O Volkswagen ID.4 com a bateria de 77 kw/h está entre aqueles automóveis elétricos que  ninguém desdenharia ter. Espaçoso, confortável, agradável de guiar, competente, bons consumos e autonomia é um SUV bem feito e com qualidade

Remate ajustado na traseira, ombros largos, para-choques subidos sobre a proteção e um portão dominado pelas luzes que não dispensam a solução da barra continuada que sublinha o rasto luminoso. O grande emblema também lá está, qual assinatura orgulhosa.

Simplicidade desconcertante no habitáculo

No interior vamos encontrar aquele estilho já conhecido, simplicidade quase desconcertante, falso espartanismo resultante da informação digital que entrou em força no automóvel. Além do volante, são tudo o adequado painel de instrumentos que agrega os comandos de marcha e parque e o ecrã digital tátil, para mim tátil de mais, na linha de uma filosofia que me parece que todos os construtores devem rever. É que ainda somos nós quem conduz o automóvel… e faz o que lhe está associado seja nas funções de escolhas de comando como de entretenimento. E simplificar, por vezes, resulta em complicar ou, pelo menos, dificultar e constituir motivo de distração. Daí a necessidade de repensar alguns detalhes.

Sobre qualidade, a construção da VW dispensa grandes comentários, não está em causa, de todo o modo, apesar do esforço na utilização de materiais sustentáveis e de outras conquistas, a montagem exemplar brilhava mais com outra escolha de materiais, no mínimo, mais agradáveis ao toque.

Em matéria de habitabilidade, é notável o que esta plataforma MEB permite. O ID.4  surpreende à frente e é um mar de espaço atrás em todas as medidas. A largura é a suficiente para três pessoas no banco traseiro, mas a dureza do assento central e do recosto em função do apoio de braços rouba algum conforto a quem se sentar ao meio. Mas conforto é o que não falta neste VW, rolamento suave, comodidade, mesmo com uma suspensão de tratamento bem alemão, e, claro, aquele silêncio habitual, neste caso, algumas vezes quebrado por ruídos aerodinâmicos em autoestrada.

Com apenas mais 6 mm entre eixos do que o ID.3, mas mais comprido, 4,58 metros (+32 cm), o SUV ganha ainda na mala, 543 litros que podem chegar aos 1 575 com os bancos rebatidos. O plano de entrada é alto e o desnível entre a base da moldura e o fundo acentuado.

Agradável de guiar e amigável

Posição de condução elevada, bem sentados num banco com apoio lateral suficiente, volante multifunções de dimensão generosa, o ID.4 é um automóvel agradável de guiar, amigável, com o qual o entrosamento se afigura fácil. A direção, com o peso adequado é ajuda a considerar num veículo que nem “deixa sentir” as dimensões.

Bom rolador, despachado o suficiente sem surpreender na rapidez (são mais de 2100 quilos…), ainda que acelere de 0 a 100 em 8,5 segundos e chegue aos 160  km/h, o ID.4, mesmo sem temperamento desportivo, curva muito bem e não se sente mal se desafiado a mostrar aquilo de que é capaz numa estrada mais exigente. Então, se recorrermos ao modo Sport (os outros são: Eco, Comfort e Individual) a disponibilidade é outra, sente-se mais vivacidade, à qual o equilíbrio da plataforma e o baixo centro de gravidade emprestam caraterísticas que podem surpreender pela assertividade. Podem até convidar a pisar o risco e a fazer intervir o ESP que põe tudo nos eixos. Mas não é essa a filosofia do automóvel e a experiência, se continuada, tem custos pesados no consumo! É um estradista  – e bom!

Fácil cumprir 400 quilómetros com uma carga

Aqui chegados, impõe-se dizer que o ID.4, com autonomia prometida entre os 360 e os 520 quilómetros, faz, sem dificuldade, mais de 400. Foi o que comprovei, numa experiência de 294 quilómetros, pouca cidade, alguma autoestrada à velocidade regulamentar, e quase sempre com quatro pessoas a bordo. Consegui 18,3 de média, o que significaria energia para 420 quilómetros. O Longo Prazo registado no computador de bordo marcava, para 1427 quilómetros, uma média de 18,6 kw/100 km (neste caso 414 quilómetros de autonomia).

A questão é sempre a mesma: a logística do carregamento que para tornar tudo mais simples impõe uma wallbox em casa ou no emprego.  A operação pede sete horas e meia numa wallbox de 11 kW e, a carga rápida a 125 kW permitelevar a bateria dos 0 aos 80% em 38 minutos.

A versão 1st, exclusiva para o lançamento contava com luzes automáticas, navegação, travagem automática em cruzamentos e entroncamentos, câmara traseira, cruise-control inteligente com stop&Go, volante multifunções aquecido,  bancos dianteiros aquecidos, ar condicionado bizona, luz ambiente com 30 cores, sensores de chuva e luz, barras no tejadilho, jantes de 20 polegadas. Já esgotada, a equivalente, agora é a Pro Performance.

Enfim, o Volkswagen ID.4  com a bateria de 77 kw/h está entre aqueles automóveis elétricos que ninguém desdenharia ter. Espaçoso, confortável, agradável de guiar, competente, bons consumos e autonomia é um SUV bem feito e com qualidade.

FICHA TÉCNICA

Volkswagen ID.4 1st 77 kW

Motor: elétrico, magnetismo permanente sem escovas AirPin

Potência: 204 cv

Binário máximo: 310 Nm

Bateria: iões de lítio, 77 kW (capacidade útil)

Tempo de carga: wallbox 11 kW – 7h30; carga rápida a 125 kW (0/80%) – 38 m

Transmissão: traseira, velocidade única

Aceleração 0-100 km/h: 8,5 segundos

Velocidade máxima: 160 km/h

Consumo: misto –  17,2 kW/h

Autonomia: 360/520 quilómetros

Dimensões: c/l/a – 4 584/1 852/1 640 mm

Peso: 2 124 kg

Bagageira: 543/1 575 litros

Preço: 47 042€, versão Pro Performance; desde 38 356€, com bateria de 52 kW