A VW encontrou a receita e agora só precisa de a temperar a gosto. E se tinha acertado nos condimentos do ID.3 conseguiu o mesmo no crossover ID.4, outro cem por cento elétrico que, 7nas formas da moda, responde a contento a quanto se exige destes automóveis: imagem, espaço, qualidade, despacho, autonomia (360/520 km). Guiei a versão com a bateria de maior capacidade, 77 kw, motor de 204 cv e gostei. Haja onde carregar… Custa cerca de 47 000€.
O estilo segue a linguagem do ID.3, formas modernas sem exageros futuristas e merecedores de elogios dos olhares femininos. Dianteira arredondada e simples, a resolver bem a falta da grelha com um fio branco a fazer a ligação falsa dos faróis na linha das luzes diurnas e um emblema proeminente; grande entrada de ar em baixo dois pequenos defletores e aí está uma solução interessante a que não falta a proteção cinzenta própria de um SUV..
Perfil elegante, cintura alta sem penalizar o espaço vidrado, puxadores de portas embutidos, proteção plástica elevada, grandes jantes de 20 polegadas pequena custódia metalizada como que a vincar a inclinação do tejadilho, grandes retrovisores tudo na medida certa para conferir quele peso e robustez que gostamos de perceber num familiar aberto ao lazer.
O Volkswagen ID.4 com a bateria de 77 kw/h está entre aqueles automóveis elétricos que ninguém desdenharia ter. Espaçoso, confortável, agradável de guiar, competente, bons consumos e autonomia é um SUV bem feito e com qualidade
Remate ajustado na traseira, ombros largos, para-choques subidos sobre a proteção e um portão dominado pelas luzes que não dispensam a solução da barra continuada que sublinha o rasto luminoso. O grande emblema também lá está, qual assinatura orgulhosa.
Simplicidade desconcertante no habitáculo
No interior vamos encontrar aquele estilho já conhecido, simplicidade quase desconcertante, falso espartanismo resultante da informação digital que entrou em força no automóvel. Além do volante, são tudo o adequado painel de instrumentos que agrega os comandos de marcha e parque e o ecrã digital tátil, para mim tátil de mais, na linha de uma filosofia que me parece que todos os construtores devem rever. É que ainda somos nós quem conduz o automóvel… e faz o que lhe está associado seja nas funções de escolhas de comando como de entretenimento. E simplificar, por vezes, resulta em complicar ou, pelo menos, dificultar e constituir motivo de distração. Daí a necessidade de repensar alguns detalhes.
Sobre qualidade, a construção da VW dispensa grandes comentários, não está em causa, de todo o modo, apesar do esforço na utilização de materiais sustentáveis e de outras conquistas, a montagem exemplar brilhava mais com outra escolha de materiais, no mínimo, mais agradáveis ao toque.
Em matéria de habitabilidade, é notável o que esta plataforma MEB permite. O ID.4 surpreende à frente e é um mar de espaço atrás em todas as medidas. A largura é a suficiente para três pessoas no banco traseiro, mas a dureza do assento central e do recosto em função do apoio de braços rouba algum conforto a quem se sentar ao meio. Mas conforto é o que não falta neste VW, rolamento suave, comodidade, mesmo com uma suspensão de tratamento bem alemão, e, claro, aquele silêncio habitual, neste caso, algumas vezes quebrado por ruídos aerodinâmicos em autoestrada.
Com apenas mais 6 mm entre eixos do que o ID.3, mas mais comprido, 4,58 metros (+32 cm), o SUV ganha ainda na mala, 543 litros que podem chegar aos 1 575 com os bancos rebatidos. O plano de entrada é alto e o desnível entre a base da moldura e o fundo acentuado.
Agradável de guiar e amigável
Posição de condução elevada, bem sentados num banco com apoio lateral suficiente, volante multifunções de dimensão generosa, o ID.4 é um automóvel agradável de guiar, amigável, com o qual o entrosamento se afigura fácil. A direção, com o peso adequado é ajuda a considerar num veículo que nem “deixa sentir” as dimensões.
Bom rolador, despachado o suficiente sem surpreender na rapidez (são mais de 2100 quilos…), ainda que acelere de 0 a 100 em 8,5 segundos e chegue aos 160 km/h, o ID.4, mesmo sem temperamento desportivo, curva muito bem e não se sente mal se desafiado a mostrar aquilo de que é capaz numa estrada mais exigente. Então, se recorrermos ao modo Sport (os outros são: Eco, Comfort e Individual) a disponibilidade é outra, sente-se mais vivacidade, à qual o equilíbrio da plataforma e o baixo centro de gravidade emprestam caraterísticas que podem surpreender pela assertividade. Podem até convidar a pisar o risco e a fazer intervir o ESP que põe tudo nos eixos. Mas não é essa a filosofia do automóvel e a experiência, se continuada, tem custos pesados no consumo! É um estradista – e bom!
Fácil cumprir 400 quilómetros com uma carga
Aqui chegados, impõe-se dizer que o ID.4, com autonomia prometida entre os 360 e os 520 quilómetros, faz, sem dificuldade, mais de 400. Foi o que comprovei, numa experiência de 294 quilómetros, pouca cidade, alguma autoestrada à velocidade regulamentar, e quase sempre com quatro pessoas a bordo. Consegui 18,3 de média, o que significaria energia para 420 quilómetros. O Longo Prazo registado no computador de bordo marcava, para 1427 quilómetros, uma média de 18,6 kw/100 km (neste caso 414 quilómetros de autonomia).
A questão é sempre a mesma: a logística do carregamento que para tornar tudo mais simples impõe uma wallbox em casa ou no emprego. A operação pede sete horas e meia numa wallbox de 11 kW e, a carga rápida a 125 kW permitelevar a bateria dos 0 aos 80% em 38 minutos.
A versão 1st, exclusiva para o lançamento contava com luzes automáticas, navegação, travagem automática em cruzamentos e entroncamentos, câmara traseira, cruise-control inteligente com stop&Go, volante multifunções aquecido, bancos dianteiros aquecidos, ar condicionado bizona, luz ambiente com 30 cores, sensores de chuva e luz, barras no tejadilho, jantes de 20 polegadas. Já esgotada, a equivalente, agora é a Pro Performance.
Enfim, o Volkswagen ID.4 com a bateria de 77 kw/h está entre aqueles automóveis elétricos que ninguém desdenharia ter. Espaçoso, confortável, agradável de guiar, competente, bons consumos e autonomia é um SUV bem feito e com qualidade.
FICHA TÉCNICA
Volkswagen ID.4 1st 77 kW
Motor: elétrico, magnetismo permanente sem escovas AirPin
Potência: 204 cv
Binário máximo: 310 Nm
Bateria: iões de lítio, 77 kW (capacidade útil)
Tempo de carga: wallbox 11 kW – 7h30; carga rápida a 125 kW (0/80%) – 38 m
Transmissão: traseira, velocidade única
Aceleração 0-100 km/h: 8,5 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h
Consumo: misto – 17,2 kW/h
Autonomia: 360/520 quilómetros
Dimensões: c/l/a – 4 584/1 852/1 640 mm
Peso: 2 124 kg
Bagageira: 543/1 575 litros
Preço: 47 042€, versão Pro Performance; desde 38 356€, com bateria de 52 kW