Se pretende um híbrido e a sua preocupação é conjugar uma opção mais politicamente correta com a economia e quer uma carrinha, o Toyota Corolla Touring Sports 1.8 HSD com 122 cv está entre as escolhas acertadas. Qualidade, bons consumos, espaço q.b., preço razoável (desde 27 580 euros) compõem receita interessante.

Conduzir esta Touring Sports com a motorização 1.8 de 122 cv e explorar o modo ECO vale por conseguir, com facilidade, uma média na casa dos 5 litros aos 100, naquele andamento do chefe e família despreocupado. Na autoestrada, cruise-control na velocidade regulamentar: 5,1! Foi o que vi registado no computador de bordo.

A potência, está bem de ver, anda longe do explosivo e recorrer ao modo Sport é prova evidente disso mesmo. Até quando se lhe pede o extra que a bateria pode garantir ao motor as recuperações não impressionam, o que também não deve surpreender quando se recorda o binário de 142 Nm.

A caixa CVT, já se sabe, vai “por ali acima” em crescendo progressivo, com alguns ganhos, pareceu-me, no ruído de funcionamento, mas sempre com aquela sensação de arrasto própria da variação contínua.

Este Toyota Corolla Touring Sports é mesmo para quem procura bons consumos, comodidade, espaço e equipamento razoável num híbrido com bom preço. Mexe-se com honestidade, rola e curva bem mas não faz avarias. Sports, neste caso, é outra coisa…

Pode rodar-se depressinha, mas uma condução mais nervosa está longe de encaixar na filosofia deste Corolla. A dinâmica, no entanto, é uma surpresa e fica claro que este chassis tem capacidade para muito mais, seja pela eficácia em curva – houvesse força para mais… – como pela agilidade assinalável na resposta a uma direção “bem medida”.

Bem mandado, confiável, seguro

É o que chama um carro bem mandado, este tração à frente que segue o seu caminho com determinação, tanta que, mesmo num andamento mais exigente, não se dá pela entrada do ESP, quando as transferências de massas são mais bruscas. Esta Touring Sports passa-nos aquela confiança que transmite segurança.

Ora, tudo isso acontece sobre uma suspensão que impressiona pela “souplesse”, com grande capacidade de absorção das irregularidades e capaz de controlar muito bem a inclinação suave da carroçaria, mantendo padrões de conforto que dispensam críticas. Bom compromisso!

A designação Touring Sports, neste caso, é mais uma questão de imagem, e interessante do meu ponto de vista. Desenvolvimento de um estilo marcado por aquele rosto especial emprestado pela Toyota a toda a sua família, a carrinha Corolla, formas bem proporcionadas nos seus 4,65 metros de comprimento, por 1,79 de largura e 1,43 de altura, é daqueles automóveis que não andam longe do consenso. Frente chamativa – curiosa a integração de faróis e LED diurnos na barra que separa a grelha do capô e parece elevá-lo –, perfil limpo, traseira bem resolvida ainda assenta bem na estrada.

Habitabilidade está em bom plano, mas o acesso, sobretudo atrás, é menos agradável para um adulto mais alto, o qual necessita de algum exercício para se sentar. Túnel baixo e consola pouco intrusiva jogam a favor do conforto, mas o quinto passageiro irá sempre menos à-vontade e, porque há um recosto de braços central, sujeito a um recosto menos cómodo. Nada de novo…

Espaço razoável, pormenores menos bons

À frente vai ter de encontrar – e não é difícil – uma posição de condução que lhe permita entrar sem bater com o joelho na parte inferior do tablier e no volante, isto se, como eu, o regular na colocação mais baixa. Encontrada a posição, e não faltam regulações, estará bem sentado e pronto para usufruir de uma boa ergonomia num ambiente minimalista, com as principais funções desviadas para o ecrã central e muita informação no painel de instrumentos digital. O grafismo do ecrã continua a recorrer a muita informação por barras, as quais, entendo, não facilitam a leitura e acabam por ser pouco úteis na interpretação das virtudes do sistema híbrido. A não compatibilidade Android/IOS até parece impossível…

O tablier é original, tem um design que não engana quanto à escola de proveniência: simples e bem trabalhado. A qualidade é própria dos nipónicos, pele sintética pespontada, uma barra de piano black e nada mais em plástico em plano de evidência! Construção e acabamento ao melhor nível.

Na consola, estão os interruptores do Drive Mode e EV (modo elétrico), uma função que na prática está muito limitada, e, claro o travão de mão elétrico com auto-hold, além do comando da caixa CVT, o qual conta com a posição B, para potenciar a regeneração no carregamento da bateria.

Quanto a bagageira, uma boa oferta com 598 litros de capacidade, valorizada pela altura do plano de carga, o qual alinha com o batente do portão. A chapeleira funciona em articulação com o portão e no óculo há um uma pequena pala que esconde definitivamente tudo do olhar dos amigo do alheio.

Em termos de equipamento, esta Touring Sports Exclusive propõe um pacote interessante:  barras em alumínio no tejadilho, vidros traseiros escurecidos, jantes de 17 polegadas, abertura da bagageira por comando, ar condicionado automático bizona, aviso de saída de faixa de rodagem, banco dianteiros aquecidos e com ajuste lombar elétrico para o condutor, botão de arranque, volante multifunções, cruise control adaptativo, consola em piano black, retrovisor electrocromático e exteriores elétricos e aquecidos, luz ambiente nas portas, rede na bagageira, abertura e fecho de portas mãos livres, sensores de chuva, luz e estacionamento, travão de mão elétrico, faróis LED com máximos automáticos, alerta de ângulo morto e sistema de pré-colisão com deteção de peões e ciclistas.

Este Toyota Corolla Touring Sports é mesmo para quem procura bons consumos, comodidade, espaço e equipamento razoável num híbrido com bom preço. Mexe-se com honestidade, rola e curva bem mas não faz avarias. Sports, neste caso, é outra coisa…

Aspeto a considerar são os sete anos de garantia, ou 160 mil quilómetros dados pela Toyota –  sem limite nos dois primeiros anos –  e os dez anos para a bateria do sistema híbrido, revalidados anualmente na revisão.

Para mais informações sobre a gama Corolla, clique aqui.

Corolla Hatchback e Touring Sports promovidos pela Toyota numa onda especial

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FICHA TÉCNICA

Toyota Corolla Touring Sports Exclusive 1.8 HSD

Motor: 1798 cc, injeção

Motor elétrico: síncrono magneto permanente (37 cv/163 Nm)

Bateria: 56 módulos, 207 v, 3,6 Ah

Potência combinada: 122 cv/5200 rpm

Binário máximo: 142 Nm/3600 rpm

Transmissão: caixa de transmissão contínua

Aceleração 0-100: 11,1 segundos

Velocidade máxima: 180 km/h

Consumos: misto – 4,5 litros/100

Emissões CO2: 102 g/km

Bagageira: 598 litros

Preço: 33 605 euros, versão ensaiada; desde 27 580 euros