A suzuki é a marca associada ao passeio e o Vitara fez o reconhecimento do percurso (Foto Clube Escape Livre)

O emblemático castelo de Almourol é um dos pontos de passagem (Foto Clube Escape Livre )

Castelo Novo e mais um belo retrato do nosso património (Foto Clube Escape Livre )

Chão de Codes e a paisagem deslumbrante do interior (Foto Clube Escape Livre )

Levar a cultura a um passeio de todo o terreno é uma das iniciativas inovadoras do Clube Escape Livre. Recriando uma obra de Saramago, 40 equipas em veículos fora de estrada vão percorrer os trilhos das pegadas do elefante Salomão, entre Belém e Figueira de Castelo Rodrigo.

Programado para os dias 15 a 19 de Junho de 2022 e com inscrições a partir de 1 de Novembro – a primeira inscrita é de Pilar del Rio, viúva de Saramago –, o Off Road Caminhos e Salomão é uma parceria com o projeto Viagem do Elefante – Rota Turística Literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, vai proporcionar um percurso fora de estrada que levará os participantes por diversificadas paisagens e a desfrutar da beleza dos locais evocados na história contada pelo Nobel da Literatura português, como Constância, Castelo Novo, Belmonte, Sortelha, Guarda, Cidadelhe e Castelo Rodrigo.

O passeio insere-se numa iniciativa mais vasta, que visa inspirar a criação de uma nova oferta turística no interior do país associada ao turismo literário, coordenada pela Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, com o apoio do Turismo de Portugal

O programa provisório anuncia que a concentração terá lugar em Lisboa, ao fim da tarde de quarta-feira 15 de junho, seguindo-se um jantar de boas-vindas.

Na quinta-feira, a primeira etapa liga Belém a Constância, com paragem para almoçar na reputada Casa do Cadaval e dormida no Hotel dos Templários.

A etapa seguinte, na sexta-feira, vai de Constância a Castelo Novo com paragem para almoçar no Hotel Amoras, em Proença-a-Nova, e dormida no referencial Alambique de Ouro Hotel Resort & SPA no Fundão.

No sábado, a etapa contempla Belmonte e Sortelha, antes de chegar à Guarda e ao Hotel Lusitânia.

Finalmente a derradeira etapa, no domingo 19 de junho, passa por Cidadelhe e termina com o almoço de encerramento em Castelo Rodrigo.

A Suzuki é a marca oficial do evento que Luís Celíneo, presidente do Clube Escape Livre, a dinâmica associação da Guarda, promete ser “muito mais do que um desafio fora de estrada”. Para ele, será como “folhear no terreno as páginas cativantes deste livro de José Saramago” e  “daí a ligação ao projeto da rota turística literária da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa”, um novo projeto de turismo literário no interior.

A obra de Saramago recria uma história do Século XVI e a oferta de D. João III, a seu primo Maximiliano II, arquiduque da Áustria, de um elefante que caminhou de Lisboa até Viena.

O passeio insere-se numa iniciativa mais vasta, que visa inspirar a criação de uma nova oferta turística no interior do país associada ao turismo literário, coordenada pela Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, com o apoio do Turismo de Portugal.