É um daqueles automóveis que nos desarma. Foi feito para gastar adjetivos. O BMW 840d xDrive Cabrio até conquista aqueles que, como eu, nem são fãs do descapotável. Exemplo da arte de bem fazer até nos leva a lamentar que automóveis assim estejam em risco por causa do motor Diesel. Uma máquina quando é preciso, sabe ser económico se alguém se preocupar com isso… Pior, claro, o preço – os 130 500 euros, afinal sempre muito mais, pois quem pode não dispensa aqueles muitos extras para ajudar à diferença.
Em matéria de estética, estamos conversados. Venha o primeiro que diga não ter parado para olhar. É difícil um automóvel assim passar despercebido. Espetacular! Com ou sem a capota, que abre ou fecha em 15 segundos e é operável em andamento até aos 50 km/h. Claro, na versão a céu aberto, a mala sai penalizada. Não há milagres.
E por ser assim, convém deixar desde já claro que, apesar das dimensões (4,85 m de comprimento e 1,90 de largura) e da distância entre eixos (2,82 m) este quatro lugares faz lembrar os acanhados 2+2. Quem viajar atrás lamentará a falta de espaço e o pouco conforto, apesar do aparato e do luxo dos bancos. Mas não é o único neste patamar da oferta.
Senhor descapotável, nobreza dos seis cilindros num Diesel cheio vitalidade, este grande BMW 840d xDrive, tração integral, quatro rodas direcionais, caixa automática de oito velocidades é um combinado de força, classe e qualidade que não pode deixar ninguém indiferente
À frente, é outra coisa: desafogo, conforto e a excelência de dois bancos desportivos que permitem todas as regulações, elétricas claro está, e contribuem para uma posição de condução a dispensar motivo para críticas. O volante multifunções “cai-nos” nas mãos e também ele ajuda a disfrutar do que vai revelar-se uma surpresa. Lá iremos…
Luxo, requinte, qualidade e… chinesices
Antes disso, naturalmente estamos num ambiente de luxo e requinte, escolha de materiais irrepreensível, qualidade inquestionável, a imagem superlativa do Premium, acrescida, obviamente, do digital e toda uma panóplia high-tech. Ora, por isso mesmo, faz confusão que o painel de instrumentos pouco difira daquele do Série 1, e custa a aceitar concessões como aquela tentação achinesada do seletor de velocidades em vidro facetado ao estilo do diamante. Há gostos para tudo…
Neste campo, há outras fidelidades das quais o construtor da Baviera não prescinde. Ainda existem 56 teclas e mais 17 comandos tradicionais, apesar de lá estar o grande botão rotativo do iDrive para gerir um sistema de infoentretenimento com o software conhecido e relativamente fácil de operar.
O que os olhos não vêem, mesmo que adivinhem, é o portento tecnológico de automóvel que tudo isto esconde. Desde logo um seis cilindros 3.0 turbodiesel com 320 cv e o binário esclarecedor de 700 Nm. Não surpreende, por isso, que estas duas toneladas de descapotável valham uma aceleração de 0 a 100 em 5,2 segundos, além dos sacramentais 250 km/h em velocidade de ponta. Eu sei que há vertigem maior, mas é um gozo a naturalidade desta capacidade e o que se segue com a caixa automática de oito velocidades a fazer tudo com mandam as regras. Ou as patilhas do volante, resposta pronta para outra dimensão da experiência que nos permite confirmar que (ainda) há mesmo propostas desportivas a Diesel.
Assertivo e desconcertante a curvar
Então e a curvar? Pois bem, quatro rodas motrizes e quatro rodas direcionais são o complemento de um casamento feliz. Com a firmeza própria dos BMW, que não invalida uma suavidade notável e um nível de conforto assinalável, este 840d Cabrio, preparado para compensar a diferente rigidez face ao coupé, revela uma assertividade notável em curva e um desembaraço desconcertante nos encadeados mais ziguezaguentes.
E para quem gosta de levar a condução mais para o lado da pilotagem, já se sabe, basta desligar o controlo de estabilidade para entrar noutra dimensão e ensaiar a forma de corrigir algumas escorregadelas, pequenas derivas e recorrer algumas vezes a ligeiras contrabrecagens. Não é necessariamente preciso para quem quiser andar depressa, o que esta na génese do grande cabrio alemão. Por isso, não faltam os cinco modos de condução: Comfort; Eco Pro; Sport; Sport Plus; Adaptative.
Espantoso é que em ritmo de passeio, toada a que tantas vezes convida a condução a céu aberto, conseguem-se consumos inesperados, como os 8,2 que o computador de bordo registou em autoestrada a 120 km/h controlados pelo cruise-control adaptativo Fugindo para o exagero, não poderá ser surpresa que os números subam, e facilmente, para os dois dígitos.
Enfim, registo para um pormenor que ninguém esquece depois de experimentar este 840d Cabrio: a facilidade de manobra em parque, por ação das quatro rodas direcionais, é impressionante e torna fácil estacionar um automóvel que está longe de ser pequeno… Até obriga a sorrir!
Como é fácil gastar dinheiro
Tradição da marca, mesmo que o nível de equipamento seja aceitável, é longa, muito longa a lista de opcionais para este Série 8.
E para ara se ter uma ideia da tentação que constitui equipar um automóvel assim, registe que a versão que conduzi contava com 17 325 euros (!) de em extras. Tome nota: fecho suave das portas, 292 euros; assistente de condução profissional, 1 569; jantes de 20 polegadas, 1 097; para-brisas de conforto climático, 211; ventilação ativa dos bancos dianteiros, 715; controlos com detalhes em vidro, 552; pack aquecimento comfort à frente, 666; air collar, 552; pack M, 5 634; pack aquecimento comfort à frente, 666; pack desportivo M, 5 634; luzes laser, 2024; assistente de estacionamento Plus, 430; sistema áudio surround Bowers&Wilkins, 3 162; frisos exteriores BMW individual, 414.
Senhor descapotável, nobreza dos seis cilindros num Diesel cheio vitalidade, este grande BMW 840d xDrive, tração integral, quatro rodas direcionais, caixa automática de oito velocidades é um combinado de força, classe e qualidade que não pode deixar ninguém indiferente.
FICHA TÉCNICA
BMW 840d xDrive Cabrio
Motor: 2993 cc, seis cilindros, turbodiesel, injeção direta, intercooler, start/stop
Potência: 320 Cv/4 400 rpm
Binário máximo: 700 Nm/1 750 – 2 250 rpm
Tração: integral, caixa automática de oito velocidades, com patilhas no volante
Aceleração 0-100 km/h: 5,2 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumo médio: 6,8-7,3 l/100 km
Emissões de CO2: 177-190 g/km
Bagageira: 280/350 litros
Preço: 151 810 euros, versão ensaiada; 130 500 euros, versão base