Para-choques redesenhados e as coloridas maxilas dos travões são o bastante para a diferença (Foto KIA)

Bem assente na estrada, cintura alta, um automóvel com personalidade (Foto KIA)

A original traseira com o seu sistema de iluminação único marcam este elétrico sul-coreano (Foto KIA)

Modernidade do interior contribui para ambiente conseguido (Foto KIA)

Bancos desportivos denotam qualidade e garantem bom apoio (Foto KIA)

Longo painel de digital contempla informação completa e infoentretenimento (Foto KIA)

Consola suspensa inclui botão de arranque e o seletor de marcha rotativo (Foto KIA)

Num posto rápido 18 minutos podem bastar para lavar a bateria dos 0 aos 80% da capacidade (Foto KIA)

Antes das reflexões, a conclusão: um carro infernal o elétrico Kia EV6 GT. São 585 cv, 740 Nm de binário, 3,5 segundos de 0 a 100 e 260 km/h! E como tudo isto está disponível desde 80 700€, face aos concorrentes é uma tentação, quase um elétrico para “chatear” os proprietário de grandes marcas com maquinões BEV. Enfim, mais um salto e outra afirmação do emblema sul-coreano agora nas performances no mundo da nova mobilidade.

Vou continuar a adiar as reflexões, para dizer que esta capacidade está associada a uma solução de tração integral, com um motor por eixo, mais potente o traseiro (270 KW e 160 à frente)  que até tem associado um autoblocante eletro-mecânico. Ainda que a travagem foi potenciada e a suspensão afinada para responder às exigências (quatro níveis de amortecimento), bem como o sistemas de controlo de estabilidade (três escolhas) e de tração, este impressivo na forma como domina a avidez de “arrancar” o alcatrão experimentda numa aceleração mais forte…

O EV6 GT, com ligeiras diferenças de imagem para o EV5 (maxilas dos travões coloridas e para-choques redesenhados) e sobre a mesma plataforma, partilhada com o Hyundai Ionic, tem os modos de condução habitual – Eco, Normal e Sport –, mas ainda o GT, todos acionáveis no volante, o segundo em comando à-parte e apresentado num verde elétrico, como que para chamar a diferença para a responsabilidade que é desafiar o máximo que a máquina pode. E creiam que é mesmo responsabilidade, já que a capacidade de aceleração é tão expressiva – nem falta a sensação de sermos empurrados para as costas do banco –, a velocidade aumenta com tanta facilidade que, mesmo com a certeza de que a travagem é capaz, a condução exige muito de quem está ao volante para manter os ritmos para que este KIA nos leva. E que valem um Uff! a acompanhar o sorriso de olhos arregalados perante as sensações experimentadas.

O EV6 GT projeta a KIA para um novo patamar na oferta dos automóveis elétricos, afrontando a potência e a capacidade dos desportivos premium. E a aposta, a julgar pelos primeiros efeitos na resposta do mercado, vai render, provavelmente até na conquista de novos clientes. Mesmo sendo caro, é difícil encontrar tanta potência  e capacidade mais barato…

Depois de tudo isto, afirmar que o EV6 GT não é exatamente um desportivo elétrico radical, pode parecer contrassenso. Mas parece não ter sido essa a ideia, apesar do cartão de visita. O carro curva bem, resiste às mudanças mais bruscas, deixa até balancear-se e aproveitar o facto de haver mais potência na traseira e as molas serem mais duras (8% à frente; 12% atrás), mas gozar tudo isto pede mais do que uma estrada, sob pena de qualquer exagero na “pilotagem”, porque passamos, de facto, para outro patamar. Mesmo que as patilhas de regeneração no volante possam dar uma ajuda no complemento da desaceleração e ainda que não falte equilíbrio ao conjunto.

Entre a potência e os consumos…

Já agora, refira-se – para quem goste de gastar pneus… – que nem falta um modo Drift, que deixa a tração apenas para as rodas traseiras e, naturalmente, corta o sistema de controlo de estabilidade, na KIA, o ESC.

Diferente, ousado o EV6 GT dá novas asas a um modelo de sucesso (Foto KIA)

Ainda não é tempo de irmos às reflexões, e podemos, por exemplo, falar de consumos. Com a mesma bateria de 77,4 kWh, mas com a potência aumentada significativamente (483 kW contra 251 e capaz ainda de chegar aos 500 kW!), o EV6 GT tem um consumo anunciado de 21,9 kwh/100 km e uma autonomia (WLTP) de 424 km (a versão normal faz 528 km).

Quando me sentei ao volante do EV6 GT a carga estava a 100% e a autonomia indicava que podia percorrer 350 km. Numa condução que não dispensou a experiência do modo GT, em 136 km consegui 24,6 kwh/100 e fiquei com autonomia para mais 192 quilómetros, logo autonomia de 328 km. O acumulado no computador de bordo marcava 20,6 kW em 421,8 quilómetros, o que vale cerca de 375 km, longe dos prometidos 424…

Parece-me perfeitamente normal, para tanta potência e sobretudo para quem não resistir a utilizar o modo GT que, sem surpresa, leva os consumos para valores capazes de assustar aqueles que tiverem o chamado “stress do indicador da bateria”…

Carregamento rápido a considerar

De qualquer modo, dotado da tecnologia de 800 V, o KIA EV6 beneficia de grande capacidade de regeneração e pode carregar a 240 kW, o que significa levar a bateria dos 0 aos 80% da capacidade em 18 minutos.

E aqui chega o tempo da reflexão e que consta em saber o motivo desta corrida às prestações nos automóveis elétricos. Valará a pena? É apenas um desabafo, pois os KIA EV6 GT, como outros, não chegam para as encomendas!

Provavelmente, muitos farão experiências esporádicas com o modo GT e conduzirão em modo Normal, ou mesmo ECO o que garante consumos razoáveis e o despacho suficiente para rolar rápido com facilidade e não ter dificuldades nas ultrapassagens. E com um nível de conforto suficiente para uma viagem cómoda e, claro, sempre com aquele sossego do silêncio, já que nem os ruídos aerodinâmicos passam das marcas.

De resto, temos o mesmo automóvel original que venceu o título de Carro do Ano Internacional e que os jornalistas portugueses distinguiram igualmente. Também um produto de construção sempre a melhorar de nível e com um ambiente interior muito conseguido. Ainda espaçoso, boa habitabilidade e uma mala de 520 litros de capacidade, complementada por uma caixa de 52 litros sob o capô.

Equipamento completo

Em termos de equipamento, este GT parece um autêntico catálogo. Ora vejamos: bancos desportivos em alcantara e pele sintética, faróis dual LED inteligentes, luzes diurnas e traseiras em LED, piscas sequenciais, ar condicionado automático, Bluetooth com reconhecimento por voz, câmara de estacionamento com orientação dinâmica e de 360 graus, carregador wireless refrigerado, cruise control inteligente e adaptado à navegação, head-up display, porta bagagens inteligente, patilhas no volante para regeneração da travagem com i-pedal, sensores de luz e chuva, sistema de chave inteligente com botão de arranque, travão e parque elétrico, ecrã duplo (12.3+12.3 polegadas), manípulos das portas embutidos e automáticos, sistema de som Meridian, quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e GT), deteção de ângulo morto com monitor no painel de instrumentos, assistência à travagem, sistema de manutenção na faixa de rodagem (nível 2), estacionamento por controlo remoto, jantes em liga de 21 polegadas.

O EV6 GT projeta a KIA para um novo patamar na oferta dos automóveis elétricos, afrontando a potência e a capacidade dos desportivos premium. E a aposta, a julgar pelos primeiros efeitos na resposta do mercado, vai render, provavelmente até na conquista de novos clientes. Mesmo sendo caro, é difícil encontrar tanta potência e capacidade mais barato…

FICHA TÉCNICA

KIA EV6 GT 77,4 kWh 585cv

Motores: um por eixo (270 KW atrás e 160 à frente), síncronos de íman permanente

Potência: 585 cv

Binário máximo: 740 Nm

Bateria: 77,4 kW iões de lítio (697V, 477 kg)

Transmissão: integral, velocidade única

Aceleração 0-100 km/h: 3,5 segundos

Velocidade máxima: 260 km/h

Consumo: misto – 21,9 kWh/100 km

Autonomia: 406 quilómetros

Tempos de carga: rápida (240 kW), 18 minutos (80%); a 11 kW, 7h20m; 220 (10A), 32h45m

Peso: 2 174 kg

Dimensões: (c/l/a) 4,695/1,890/1 545 m

Bagageira: 520+52/1300 litros

Preço: 80 700€