Nova cara, desportivo e original (Foto KIA)

Perfil longílineo, nem parece um segmento C (Foto KIA)

Traseira diferente, muito simples e limpa (Foto KIA)

Modernidade sem exageros e qualidade assinalável (Foto SP/Milhas)

Consola suspensa não encosta ao tablier (Foto SP/Milhas)

Muito espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro (Foto SP/Milhas)

Bagageira razoável para um elétrico (Foto SP/Milhas)

Grande caixa sob o capô guarda os cabos de carregamento (Foto SP/Milhas)

Formas apuradas para o capô que exibe o novo logótipo KIA (Foto SP/Milhas)

Luzes diurnas contemplam grande sobrancelha (Foto SP/Milhas)

Barra de luz traseira acompanha o contorno dos ombros e quebra com um refletor (Foto SP/Milhas)

Solução curiosa para sugerir o tejadilho suspenso (Foto SP/Milhas)

Superfície vidrada prolongada ao extremo (Foto SP/Milhas)

Defletor perfeitamente integrado no tejadilho (Foto SP/Milhas)

Fechos escamoteáveis nas quatro portas (Foto SP/Milhas)

Jantes em liga sombreadas vão das 19 às 21 polegadas (Foto SP/Milhas)

É ainda mais impactante ao vivo do que a fotogenia das primeiras imagens fazia supor. Arrojado e original nas linhas, moderno q.b. no interior, espaçoso, o crossover elétrico KIA EV6 está a ser tão bem recebido em Portugal que a marca já regista 275 interessados e tem 30 automóveis sinalizados! E só chega em Outubro, com preços a partir dos 43 950 euros.

Um  modelo de pré-serie está em Portugal e as instalações da plataforma nacional Kia Vibe, que permite comprar um carro a partir de casa, incluindo a aprovação do crédito, é o palco da estreia para alguns mercados europeus. A partir dos arredores de Palmela, em live vídeo (https://ev6-vibe.kia.com/), os interessados podem seguir demonstrações personalizadas da gama EV6.

O EV6 representa para a KIA um primeiro passo na renovação “e o seu compromisso de inspirar as pessoas através do design ousado, da engenharia evolutiva e de tecnologias inovadoras e com propósito”. O resultado convence!

O contacto com o automóvel, que seguramente sofrerá alguns “retoques”, permitiu-nos apurar que um deles será a criação de ainda mais espaço atrás, criando forma de os pés passarem sob os bancos dianteiros. O nível de conforto, originado pela plataforma desenvolvida pelo grupo Hyundai/Kia, será ainda mais impressivo.

Interior muito bem trabalhado

E este conforto é também visual e palpável, porque o interior foi muito bem trabalhado e os materiais utilizados são de assinalável qualidade percebida e agradáveis ao toque. Os acabamentos, e modelos os pré-série nunca são exemplares nesse aspeto, revelam, de todo o modo, o cuidado e a atenção dedicada ao pormenor que tem acompanhado o crescimento e o amadurecimento do construtor sul-coreano e explicam os bons resultados alcançados em pouco tempo.

Pormenores como a mala suplementar, numa grande caixa plástica sob o capô, na qual cabem mais do que os cabos de carregamento, não passam despercebidos, sobretudo depois de vermos a bagageira, com capacidade considerável quando atendemos ao facto de estarmos perante um automóvel elétrico, mesmo que as novas plataformas e a colocação das baterias tornem as coisas mais fáceis, sobretudo quando só há motor à frente. O EV6 também terá um 4×4 dentro de um ano e, então, nessa versão, as coisas podem, eventualmente, ser diferentes.

Interessante também é a consola flutuante, esta com a nota de ser mesmo suspensa e não ligar ao tablier. Um pormenor de diferença num automóvel que apresenta um extenso painel digital estendido sobre o tablier, um pouco ao estilo do que a Mercedes introduziu. Ambiente conseguido.

Assinatura luminosa original

Também chama a atenção a originalidade do sistema de luzes, sobretudo na traseira, com uma barra de luz de ponta a ponta, rematada de forma engenhosa.  É uma solução contínua que quebra numa espécie de refletor e torna ainda mais proeminentes os ombros largos do EV6. Acompanha o seu contorno e reforça o peso de uma traseira desportiva, elegante e surpreendentemente simples e limpa.

A forma elegante do capô, com duas abas proeminentes nos extremos laterais, assentes sobre as luzes (os LED diurnos têm grande relevo, com enorme sobrancelha) ligadas por fina grelha emprestam grande caráter à dianteira. Sobram dois defletores em entradas de ar, unidas por pequena grelha. Chamativo, ao centro, o novo logótipo da KIA, tão moderno quanto o resto. E muito desportivo!

Interessante também foi a solução encontrada para a suspensão do tejadilho. Longilíneo, quase plano, prolongado por um defletor vistoso, leva-nos a olhar o EV6 como se não fosse um automóvel do segmento C. Parece mais… Para mim, bem feito! Pelo menos nesta versão GT Line que constituirá a oferta média da gama e, para já, a preferida por quem já se deixou entusiasmar pelo elétrico sul-coreano.

Três versões e lançamento em Outubro

A gama do EV6 em Portugal como explica a KIA, é constituída por três versões essenciais: Air (com bateria de 58 kWh, 170 cv, 400 km de autonomia), GT-Line (77,4 kWh, 229 cv, 510 km de autonomia) e GT (AWD, 77,4 kWh, 585 cv, 400 km de autonomia).

Os preços começam nos €43 950 do Air, enquanto o GT-Line será lançado por €49 950 e o topo de gama GT por €64 950. Para clientes empresariais, a  KIA preparou uma oferta de gama especial, por 35 950€ + IVA. A marca revela ainda que a capacidade de carregamento a 800 V permite à bateria passar dos dez para os 80% da carga em 18 minutos.

O lançamento do KIA EV6 em Portugal, está previsto para outubro, no entanto, a versão GT só deverá chegar ao mercado nacional no final do primeiro semestre de 2022. Para sste são anunciados 3,5 segundos na aceleração 0-100 e 260 km/h em velocidade de ponta.

O EV6 representa para a KIA um primeiro passo na renovação “e o seu compromisso de inspirar as pessoas através do design ousado, da engenharia evolutiva e de tecnologias inovadoras e com propósito”. O resultado convence!