É um arranque que promete o do Formentor. O primeiro Cupra nascido de uma folha em branco é um automóvel que chama a atenção pelo estilo marcante e peso da imagem. Depois, conquista pelo nível e qualidade do ambiente, cuidado e desportivo. Enfim, impressiona quando expressa os 310 cv do motor 2.0 a gasolina com tração integral da versão de lançamento. Um belo crossover, em formas muito personalizadas a namorar o coupé e capaz de surpreender muito boa gente. Quanto a preço: a partir de 47 030 euros.
O Formentor VZ (abreviatura para veloz) é apenas o primeiro de uma gama que, em 2021, vai integrar sete motorizações, duas elas Plug-in, mas também de filosofia desportiva, afinal o retrato e propósito da marca exclusivista da SEAT.
Haverá dois patamares de potência para a gama que assenta na plataforma MQB-Evo do grupo Volkswagen. Na entrada de gama, um 2.0 TDI e um 1.5 TSI, ambos com 150 cv e caixa manual ou DSG; a este nível, outro TSI, este o 2.0 DSG 4Drive, com 190 cv, e o primeiro e-Hybrid, um Plug-in com base no 1.4 TSI e 204 cv, também com a transmissão automática.
No nível superior e para a designação VZ, a oferta começa com o 2.0 TSI de 245 cv, a mesma potência do segundo e-Hybrid plug-in com base também no 1.4 TSI. São ambos de tração dianteira e têm transmissão DSG. Enfim, o referido 2.0 TSI 4Drive de 310 cv, estrela da companhia que lança a marca.
Este Formentor VZ mais musculado é um retrato bem colorido das capacidades da Cupra, respeitando a imagem desportiva, servida por prestações convincentes e pela panóplia eletrónica exigida num automóvel de tração integral com 310 cv de potência
O Formentor VZ 310 cv que tivemos ocasião de conduzir é um daqueles automóveis envolventes, logo pela sonoridade trabalhada do motor, “ronco” de força, que tem a devida contrapartida nas prestações: 4,9 segundos de 0 a 100 e 250 km/h em velocidade de ponta, obviamente limitados eletronicamente. O binário de 400 Nm deixa claro que alma é o que não falta a este super Cupra.
Eletrónica chega à transmissão DSG
Entre as novidades a adoção da tecnologia shift-by-wire na transmissão DSG, no caso a solução de sete velocidades, que passa assim a ser regida por sinais eletrónicos. Registo para o facto de os Cupra terem apenas comando sequencial manual da caixa nas patilhas do volante, dada a especificidade do selector da consola, uma simples patilha.
O sistema 4Drive, já conhecido, é uma ajuda suplementar que gere a entrega de potência à roda certa no momento exato, com tudo quanto isso represente na eficácia da tração, comportamento em curva e reforço da sensação de segurança deste Formentor VZ que dá gosto guiar.
Ignição e comandos dos modos de condução (cinco perfis) no volante reforçam a imagem desportiva de um interior marcado pelo digital e muito conseguido na apresentação, que não dispensa o painel de instrumentos (10,25 polegadas) personalizável com sete opções de escolha, e um ecrã central com 12 polegadas. O software, que fornece muita informação, é amigável e reduz drasticamente o número de comandos físicos.
Pormenores para marcar diferença
O tablier é forrado a pele com esponto cobreado e não falta a envolvente iluminação horizontal num “fio” de LED que corre ao longo da base do pára-brisas e se prolonga pelos painéis das portas e inclui o aviso do ângulo morto.
As bacquets são o complemento indispensável para a vivência sempre especial de um automóvel com poder e capacidade e que permite, por exemplo, regular a pressão do amortecimento e controlar a afinação do chassis (sistema DCC).
No que respeita ao equipamento, estão contempladas praticamente todas as “maravilhas” hoje postas ao dispor dos automobilistas, é uma questão de abrir os cordões à bolsa.
Suspensão MacPherson, à frente, multibraços atrás, direção progressiva, travões Brembo em jantes de 19 polegadas são argumentos que compõem a receita deste Formentor VZ que constitui, sem margem para dúvidas, excelente carta de apresentação da Cupra.
Os consumos médios anunciados, segundo a norma WLTP, vão dos 8,2 aos 9 litros aos 100 e quanto a emissões de CO2 oscilam entre as 186 e as 203 g/km.
Resta dizer que o Formentor tem 4,450mm de comprimento, 1,839mm de largura e 1,511mm de altura. A habitabilidade dispensa críticas e aproveita a distância entre eixos de 2,680mm, a qual permite assegurar espaço significativo para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. A bagageira na versão 4Drive tem 420 litros de capacidade.
No princípio do próximo ano, a gama começa a ser alargada e para quem se deixar seduzir pelas formas e dispensar os 310 cv, o 1.5 TSI com 150 cv vai custar 31 990 euros.
Enfim, este Formentor VZ mais musculado é um retrato bem colorido das capacidades da Cupra, respeitando a imagem desportiva, servida por prestações convincentes e pela panóplia eletrónica exigida num automóvel de tração integral com 310 cv de potência.