Motores elétricos, híbridos e a combustão, três modelos – um monovolume, um SUV e uma berlina desportiva – preços competitivos e um nível de equipamento a dispensar extras preenchem a carta de apresentação de mais uma marca chinesa em Portugal, a Forthing que chega pela “mão” da Auto Industrial.
O histórico retalhista e distribuidor, que faz parte da história da Opel em Portugal, criou uma empresa para a importação, a Solmotor, e estreia-se assim através da marca do Grupo DongFeng, um dos atuais gigantes da indústria automóvel chinesa – produz um milhão de unidades por ano –, depois de um começo nos tratores, em 1954, e de uma caminhada que leva hoje a Forthing a uma centena de países.
A Forthing é a sétima marca chinesa a instalar-se em Portugal e a continuar uma ofensiva que já passou dos cem por cento elétricos e tem surpreendido muita gente, sobretudo pelo nível de qualidade percebida dos produtos, nuns casos; noutros, através dos preços competitivos sem penalizar o equipamento
O modelo mais barato da oferta, 37 500 euros, é o monovolume U-Tour, um sete lugares motorizado por um quatro cilindros 1.5 turbo com intercooler, 197 cv, 285 Nm de binário máximo e caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades.
A linha de produto contempla depois o SUV Friday, 4,60 metros de comprimento, 2,7 metros de distância entre eixos, proposto em versões híbridas e cem por cento elétricas, recorrendo a tecnologia disponibilizada pela BYD.
O híbrido, com um preço de 38 500 euros, contempla também um bloco 1.5 turbo com 170 cv, associado a um motor elétrico de 177 cv e a uma bateria de 2 kWh. A transmissão é assegurada igualmente por uma caixa de dupla embraiagem com sete velocidades. Quanto a prestações: 9 segundos para acelerar de o a 100 e 180 km/h em velocidade de ponta. Não são indicados consumos nem autonomia.
O cem por cento elétrico recorre a uma bateria de 85,9 kWh e disponibiliza a potência de 204 cv e o binário de 340 Nm. Acelera de 0 a 100 em 8,2 segundos e tem a velocidade máxima limitada aos mesmos 180 km/h. Quanto a preço, 51 500 euros.
Para concluir a oferta, uma berlina desportiva ao estilo do coupé de quatro portas, o Fourthing S7, com apresentação agendada para o Salão de Paris. Será um cem por cento elétrico com um preço anunciado de 44 500 euros.
Com 4,90 metros de comprimento e a significativa distância entre eixos de 2,92 m, a prometer grande habitabilidade, o S7 assenta numka bateria de 56,8 kWh quie promete uma autonomia de 412 km. Quanto a prestações: 6,8 segundos de 0 a 100 e 165 km/h em velocidade de ponta.
A marca conta apresentar num futuro próximo uma versão híbrida do monovolume U-Tour e um Friday com motor a combustão.
Patrick Wang, da Dongfeng Likuzhou Motor, esteve na apresentação em Portugal e assumiu que a Forthing assume-se como uma marca da gama média superior e com uma “notável” relação no que respeita a “custo/eficácia/praticidade”
A Forthing é a sétima marca chinesa a instalar-se em Portugal e a continuar uma ofensiva que já passou dos cem por cento elétricos e tem surpreendido muita gente, sobretudo pelo nível de qualidade percebida dos produtos, nuns casos; noutros, através dos preços competitivos sem penalizar o equipamento.