S7, berlina desportiva para conhecer em Paris e já com preço em Portugal (Foto Forthing)

U-Tour monovolume de sete lugares a combustão, o mais barato em Portugal (Foto Forthing)

Friday, SUV híbrido ou cem por cento elétrico (Foto Forthing)

Continuada aposta na qualidade percebida, patente no Friday (Foto Forthing)

Bom aproveitamento do espaço no SUV (Fotos Forthing)

Motores elétricos, híbridos e a combustão, três modelos –  um monovolume, um SUV e uma berlina desportiva – preços competitivos e um nível de equipamento a dispensar extras preenchem a carta de apresentação de mais uma marca chinesa em Portugal, a Forthing que chega pela “mão” da Auto Industrial.

O histórico retalhista e distribuidor, que faz parte da história da Opel em Portugal, criou uma empresa para a importação, a Solmotor, e estreia-se assim através da marca do Grupo DongFeng, um dos atuais gigantes da indústria automóvel chinesa – produz um milhão de unidades por ano –, depois de um começo nos tratores, em 1954, e de uma caminhada que leva hoje a Forthing a uma centena de países.

A Forthing é a sétima marca chinesa a instalar-se em Portugal e a continuar uma ofensiva que já passou dos cem por cento elétricos e tem surpreendido muita gente, sobretudo pelo nível de qualidade percebida dos produtos, nuns casos; noutros, através dos preços competitivos sem penalizar o equipamento

O modelo mais barato da oferta, 37 500 euros, é o monovolume U-Tour, um sete lugares motorizado por um quatro cilindros 1.5 turbo com intercooler, 197 cv, 285 Nm de binário máximo e caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades.

Uma silhueta interessante para os 4,60 metros de comprimento do Friday (Fotos Forthing

A linha de produto contempla depois o SUV Friday, 4,60 metros de comprimento, 2,7 metros de distância entre eixos, proposto em versões híbridas e cem por cento elétricas, recorrendo a tecnologia disponibilizada pela BYD.

O híbrido, com um preço de 38 500 euros, contempla também um bloco 1.5 turbo com 170 cv, associado a um motor elétrico de 177 cv e a uma bateria de 2 kWh. A transmissão é assegurada igualmente por uma caixa de dupla embraiagem com sete velocidades. Quanto a prestações: 9 segundos para acelerar de o a 100 e 180 km/h em velocidade de ponta. Não são indicados consumos nem autonomia.

O cem por cento elétrico recorre a uma bateria de 85,9 kWh e disponibiliza a potência de 204 cv e o binário de 340 Nm. Acelera de 0 a 100 em 8,2 segundos e tem a velocidade máxima limitada aos mesmos 180 km/h. Quanto a preço, 51 500 euros.

Uma berlina ao estilo do coupé de quatro portas com um design bem sugestivo (Fotos Forthing

Para concluir a oferta, uma berlina desportiva ao estilo do coupé de quatro portas, o Fourthing S7, com apresentação agendada para o Salão de Paris. Será um cem por cento elétrico com um preço anunciado de 44 500 euros.

Com 4,90 metros de comprimento e a significativa distância entre eixos de 2,92 m, a prometer grande habitabilidade, o S7 assenta numka bateria de 56,8 kWh quie promete uma autonomia de 412 km. Quanto a prestações: 6,8 segundos de 0 a 100 e 165 km/h em velocidade de ponta.

A marca conta apresentar num futuro próximo uma versão híbrida do monovolume U-Tour e um Friday com motor a combustão.

Patrick Wang, da Dongfeng Likuzhou Motor, esteve na apresentação em Portugal e assumiu que a Forthing assume-se como uma marca da gama média superior e com uma “notável” relação no que respeita a “custo/eficácia/praticidade”

A Forthing é a sétima marca chinesa a instalar-se em Portugal e a continuar uma ofensiva que já passou dos cem por cento elétricos e tem surpreendido muita gente, sobretudo pelo nível de qualidade percebida dos produtos, nuns casos; noutros, através dos preços competitivos sem penalizar o equipamento.