Toyota Mirai traz ao concurso a novidade de um automóvel alimentado a hidrogénio (Foto Toyota Media Center)

Motor elétrico, em vez de bateria conta com um grande depósito cilindríco de hidrogéniio (Foto Toyota Media Center)

Abastecimento faz-se num posto semelhante àqueles de combustíveis fósseis (Foto Toyota Media Center)

Os automóveis 100% elétricos dominam as candidaturas à 39ª edição do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2022, com nove candidatos entre os 22 que disputam o título no concurso em cuja eleição o Motor24 mais uma vez participa.

A curiosidade é a presença entre os inscritos a sucessor do Seat Leon, vencedor em 2021, do Toyota Mirai, o primeiro automóvel  a hidrogénio comercializado em Portugal, o qual, naturalmente, alarga a lista dos elétricos por via do motor que propulsiona os veículos com este tecnologia.

Em Fevereiro, os jurados elegem os sete finalistas e o Carro do Ano e os vencedores das diferentes classes serão divulgados até ao final do mês

O concurso, organizado pelo Expresso e a SIC Notícias reúne um total de 32 automóveis dada a eleição, em paralelo, do melhor produto automóvel para o mercado nacional em oito segmentos distintos: Citadino, Desportivo, Familiar, SUV Compactos (incluindo Crossovers), Grandes SUV, Elétrico, Híbrido, e Híbridos Plug-in.

Esta última classe é uma das novidades, com sete candidatos, resultado do que é aposta crescente dos fabricantes na eletrificação desta solução de alargamento da opção híbrida.

A votação está confiada a 20 jurados, em representação de outros tantos meios de comunicação, os quais, uma vez mais, vão pontuar os concorrentes de acordo com critérios que levam em linha de conta, designadamente, aspetos como estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental.

Em Fevereiro, os jurados elegem por votação simples os sete finalistas e o Carro do Ano e os vencedores das diferentes classes serão divulgados até ao final domês.

Para esta edição, a organização volta a selecionar um conjunto de dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que representem benefícios para a  condução e para o condutor, os quais vão ser apreciados e, posteriormente, votados pelos jurados em simultâneo com a eleição final.

A lista de candidatos é a seguinte:

Carro do Ano 2022

Audi Q3 PHEV: Cupra Born; DS 4 E-TENSE; Dacia Spring; Ford Mustang Mach-E; Hyundai Bayon; Hyundai IONIQ 5; Hyundai Kauai N; Hyundai Tucson PHEV; Hyundai Santa Fe HEV; Jeep Wrangler Plug In Hybrid; Kia Sorento; Kia EV6; Mitsubishi Eclipse Cross PHEV;Nissan Qashqai; Opel Mokka; Peugeot 308; Škoda Enyaq; Toyota RAV4 Plug-in; Toyota Yaris Cross; Toyota Mirai; Volkswagen ID. 4

Citadino do Ano: Dacia Spring;  Hyundai Bayon 1.0 T-Gdi Premium

Desportivo do Ano: Hyundai i20 N; Hyundai KAUAI N; Peugeot 508 PSE

Híbrido Plug-in do Ano:  Audi Q3 PHEV; DS 4 E-TENSE 225; Hyundai Tucson PHEV 1.6 TGDI AT Vanguard; Jeep Wrangler 80th Anniversary 2.0 TG Plug In Hybrid 380cv AT8; Kia Sorento PHEV; Mitsubishi Eclipse Cross PHEV eMotion; Peugeot 308 GT Hybrid; Toyota RAV4 Plug-in Lounge

Híbrido do Ano: Hyundai Santa Fe HEV 1.6 Vanguard + Luxury Pack; Nissan Qashqai 1.3 DIG-T 158CV Mhev N-Connecta Xtronic; Toyota Yaris Cross Premier Edition

Elétrico do Ano: Cupra Born 58Wh (231cv); Dacia Spring; Ford Mustang Mach-E; Hyundai IONIQ 5 Vanguard + Plug & Power 73Kw; Kia EV6 GT-line; Opel Mokka-e Ultimate; Škoda Enyaq; Toyota Mirai: Volkswagen ID. 4

Familiar do Ano: DS 4 E-TENSE 225; Peugeot 308 GT HYBRID 225cv e-EAT8

SUV Compacto do Ano:  Nissan Qashqai 1.3 DIG-T 158CV Mhev N-Connecta Xtronic; Opel Mokka 1.2 Turbo AT8 GS Line

Grande SUV do Ano:  Hyundai Santa Fe HEV 1.6 Vanguard + Luxury Pack; Jeep Wrangler 80th Anniversary 2.0 TG Plug In Hybrid 380cv AT8; Kia Sorento PHEV.