O Jeep Avenger, primeiro elétrico da marca americana, recém-eleito Carro do Ano internacional chega no segundo trimestre a Portugal e vai custar desde 37 800€. É o preço a pagar por um SUV interessante, tração à frente e 156 cv, com autonomia anunciada entre os 400 e os 550 quilómetros.
Aquela que é uma das grandes novidades do ano em matéria de automóveis elétricos, e que já pudemos ver de passagem em Portugal, beneficia, como é natural, das sinergias do Grupo Stellantis. Na base, uma evolução da plataforma usada pelos Peugeot 2008 e Opel Mokka. O motor, também ele novo, debita 156 cv e o binário de 260 Nm.
A bateria tem a capacidade de 54 kWh e permitirá autonomias, ainda não validadas, entre os 400 e os 550 quilómetros, admitindo-se consumos entre os 12 e os 15 kWh. É possível o carregamento rápido que, a 100 KW em corrente contínua, garante 30 quilómetros em apenas três minutos; 24 minutos para levar a bateria dos 20 aos 80% da capacidade. Um carregamento completo numa wallbox de 11 kW leva cinco horas e meia.
Mantendo a grelha dos sete elementos, neste caso fechada, e um estilo sempre inconfundível, o Avenger é um SUV com 4,08 metros, vistoso e muito ao gosto europeu, aliás o mercado para o qual foi pensado. Proteção plástica a toda a volta, jantes entre as 16 e as 18 polegadas, considerável altura ao solo de 20 cm a permitir algum desembaraço fora e estrada, como se espera de um Jeep, no caso com razoáveis ângulos de ataque e de saída de 20 graus e 32 de ângulo ventral.
O Avenger será proposto com três níveis de equipamento, Altitude, Longitude e Summit, e ainda cinco packs de opcionais que tornam possível personalizar o novo Jeep com acessórios exclusivos
Os modos de condução são seis! Eco, Normal e Sport, para o alcatrão; Areia, Lama e Neve, para o fora de estrada.
O interior é atraente e jovial, mas o plástico é omnipresente e seria de esperar um nível superior de qualidade. Digitalização total, a curiosidade está nos comandos do seletor de marcha, quatro botões no topo superior da consola, solução que não parece muito conseguida do ponto de vista ergonómico.
Em termos de espaço, a oferta parece honesta, mas o túnel que não desaparece é outro elemento a penalizar a habitabilidade traseira. A bagageira tem 380 litros de capacidade.
O Avenger será proposto com três níveis de equipamento, Altitude, Longitude e Summit, e ainda cinco packs de opcionais que tornam possível personalizar o novo Jeep com acessórios exclusivos. Uma oferta simples e modular que proporciona quatro níveis de personalização: Infotainment & Functionality, Driver assistance, Style e Comfort.
Na versão de entrada, Longitude, inclui jantes em liga leve de 16″, ar condicionado automático, puxadores de porta na cor da carroçaria, placas de proteção cinzentas e faróis full Conta ainda com cruise controle assistência de manutenção na faixa e vem equipado de série com um ecrã central de 10,25″ e com um painel de instrumentos totalmente digital de 7″. As tecnologias Hill Descent Control e Selec-Terrain, as quais garantem as capacidades que são marca registada da Jeep, bem como os Connected Services, incluídos de série para proporcionar uma experiência de condução moderna e constantemente conectada, fazem parte do pacote. Dispõe, igualmente, de sensores traseiros de estacionamento.
Haverá sete cores e uma pintura bitom.
O Avenger pode ser alugado por 485€ mensais num renting de 48 meses /60 000 km, com cinco mil euros de entrada.