Mesmo fechada, a grelha inconfundível da Jeep (Foto Stellantis Media)

Distância ao solo de 20 cm ajuda no fora de estrada (Foto Stellantis Media)

Imagem familiar na traseira bem encorpada (Foto Stellantis Media)

Design simples, estilo muito jovial (Foto Stellantis Media)

Bem trabalhado o painel de instrumentos digital (Foto Stellantis)

O Jeep Avenger, primeiro elétrico da marca americana, recém-eleito Carro do Ano internacional chega no segundo trimestre a Portugal e vai custar desde 37 800€. É o preço a pagar por um SUV interessante, tração à frente e 156 cv, com autonomia anunciada entre os 400 e os 550 quilómetros.

Aquela que é uma das grandes novidades do ano em matéria de automóveis elétricos, e que já pudemos ver de passagem em Portugal, beneficia, como é natural, das sinergias do Grupo Stellantis. Na base, uma evolução da plataforma  usada  pelos Peugeot 2008 e Opel Mokka. O motor, também ele novo, debita 156 cv e o binário de 260 Nm.

A bateria tem a capacidade de 54 kWh e permitirá autonomias, ainda não validadas, entre os 400 e os 550 quilómetros, admitindo-se consumos entre os 12 e os 15 kWh. É possível o carregamento rápido  que, a 100 KW em corrente contínua, garante 30 quilómetros em apenas três minutos; 24 minutos para levar a bateria dos 20 aos 80% da capacidade. Um carregamento completo numa wallbox de 11 kW leva cinco horas e meia.

Mantendo a grelha dos sete elementos, neste caso fechada, e um estilo sempre inconfundível, o Avenger é um SUV com 4,08 metros, vistoso e muito ao gosto europeu, aliás o mercado para o qual foi pensado. Proteção plástica a toda a volta, jantes entre as 16 e as 18 polegadas, considerável altura ao solo de 20 cm a permitir algum desembaraço fora e estrada, como se espera de um Jeep, no caso com razoáveis ângulos de ataque e de saída de 20 graus e 32 de ângulo ventral.

O Avenger será proposto com três níveis de equipamento, Altitude, Longitude e Summit, e ainda cinco packs de opcionais que tornam possível personalizar o novo Jeep com acessórios exclusivos

Os modos de condução são seis! Eco, Normal e Sport, para o alcatrão; Areia, Lama e Neve, para o fora de estrada.

O interior é atraente e jovial, mas o plástico é omnipresente e seria de esperar um nível superior de qualidade. Digitalização total, a curiosidade está nos comandos do seletor de marcha, quatro botões no topo superior da consola, solução que não parece muito conseguida do ponto de vista ergonómico.

Em termos de espaço, a oferta parece honesta, mas o túnel que não desaparece é outro elemento a penalizar a habitabilidade traseira. A bagageira tem 380 litros de capacidade.

Imagem conseguida para os 4,08 m do primeiro Jeep elétrico e logo eleito Carro do Ano Internacional (Foto Stellantis Media)

O Avenger será proposto com três níveis de equipamento, Altitude, Longitude e Summit, e ainda cinco packs de opcionais que tornam possível personalizar o novo Jeep com acessórios exclusivos. Uma oferta simples e modular que proporciona quatro níveis de personalização: Infotainment & Functionality, Driver assistance, Style e Comfort.

Na versão de entrada, Longitude, inclui jantes em liga leve de 16″, ar condicionado automático, puxadores de porta na cor da carroçaria, placas de proteção cinzentas e faróis full Conta ainda com cruise controle assistência de manutenção na faixa e vem equipado de série com um ecrã central  de 10,25″ e com um painel de instrumentos totalmente digital de 7″. As tecnologias Hill Descent Control e Selec-Terrain, as quais garantem as capacidades que são marca registada da Jeep, bem como os Connected Services, incluídos de série para proporcionar uma experiência de condução moderna e constantemente conectada, fazem parte do pacote. Dispõe, igualmente, de sensores traseiros de estacionamento.

Haverá sete cores e uma pintura bitom.

O Avenger pode ser alugado por 485€ mensais num renting de 48 meses /60 000 km, com cinco mil euros de entrada.