Ainda este ano, o KIA EV9 tomará o lugar de porta estandarte da gama sul-coreana (Foto Kia Newsroom)

Um ano de grandes números 2022 para o Grupo Astara que, com a Kia a fazer de ponta de lança, vendeu 10 803 automóveis novos, mais 1 368 usados e trouxe para Portugal os elétricos chineses da Aiways e da Maxus  para enriquecer o seu portefólio de marcas.

O Grupo, que toma o lugar da Bergé Auto, responde entre nós, também pela Mitsubishi, Fuso, Isuzo e Piaggio Comercial que lhe dão asas para, com a Kia à cabeça, ambicionar para este ano subidas de dois por cento nas quotas de mercado dos veículos de passageiros e outro tanto no comerciais.

A KIA, que juntou ao título de Carro do Ano Internacional a vitória no concurso nacional, com o elétrico EV6 vai continuar a ser a marca de ponta da Astara e para ela se perspetiva, na senda de uma afirmação incontroversa, um resultado que a aproxime ainda mais do top ten nacional – foi 11ª, em 2022 (cresceu 20%), com grande prestação do SUV Stonic, best-seller da marca (1 980 unidades).

Bons resultados em 2022, prestação brilhante da Kia, portefólio de marcas a crescer e alargado aos chineses, muitas ambições para 2023, várias novidades na calha, tudo parece correr sobre rodas para o Grupo Astara que tomou o lugar da Bergé Auto

Com o objetivo de ser a marca líder na mobilidade elétrica na Europa, a KIA acaba de lançar a versão GT do EV6, o seu modelo mais potente de sempre e carregado de tecnologia. Com 585 cv e 740 Nm de binário é o elétrico mais veloz e um dos mais rápidos entre a concorrência – faz 260 km/h em velocidade de ponta e acelera de 0 a 100 em 3,5 segundos. Integra ainda o lote dos melhores em termos de carregamento rápido: 18 minutos para chegar ao 80 por cento da carga.

Iluminação original, o KIA EV9 será um SUV de sete lugares com 560 quilómetros de autonomia (Foto Kia Newsroom)

KIA 100 por cento elétricos serão 14 em 2027

A prestação da KIA é de registar no tocante aos eletrificados – híbridos, PHEV e BEV – que representaram 27 por cento das vendas. A intenção é ter a rodar 14 modelos 100 por cento elétricos em 2027.

Para já, o EV6 não chega para as encomendas, o Niro é um êxito e X-Ceed e Sportage são modelos com excelente prestação no mix dos carros entregues. Importante, também, o reforço da marca no mercado empresarial, hoje praticamente igual ao dos particulares.

Na calha, para o fim de 2023, está o EV9, um grande SUV de sete lugares que assumirá o lugar de porta estandarte da marca e elevando-a para um posicionamento novo e ousado. Promete 560 quilómetros de autonomia.

A Mitsubishi, que também melhorou a performance, vive fase de renovação e tem para já como novidade o SUV ANX, o qual, fruto das sinergias da Aliança Renault-Nissan- Mitsuibshi é basicamente um Captur. Aguarda-se o novo Colt, modelo com tradição e que promete sempre notoriedade.

Em matéria de automóveis, a Astara avançou ainda para a China e trouxe para Portugal o SUV Aiways UV5, que os responsáveis do grupo dizem ter superado as expetativas – as vendas ultrapassam a meia centena em menos de um ano. É um novo modelo de negócio  (agência) que, para breve, contará com outro modelo, o UV6 e uma rede instalada.

Da China chegou também a pick-up elétrica da Maxus que, em 2022, vendeu 108 unidades, número que não deixa de surpreender. Este ano, a gama será alargada a uma comercial de caixa fechada.

Bons resultados em 2022, prestação brilhante da KIA, portefólio de marcas a crescer e alargado aos chineses, muitas ambições para 2023, várias novidades na calha, tudo parece correr sobre rodas para o Grupo Astara que tomou o lugar da Bergé Auto.

Aposta no desporto

A KIA Portugal vai participar com um EV6 e um Niro no FIA Eco Rali Cup e do Campeonato Nacional de Novas Energias, competições destinadas a veículos 100 por cento elétricos.

Ao comando dos automóveis estarão as equipas Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo e Nuno Serrano/Alexandre Berardo. Os dois pilotos são bicampeões nacionais.