A Kia já vai no segundo elétrico em Portugal. Depois do e-Soul, agora é a vez do e-Niro, proposta bem diferente sob a forma do crossover. Promete 455 quilómetros de autonomia e utiliza uma bateria de 64 kWh que alimenta um motor síncrono a debitar 204 cv e 395 Nm de binário máximo. Versão única, bem equipado, tem um preço de lançamento de 45 500 euros.

O e-Niro é apenas mais um na aposta ambiciosa da Kia nas novas formas  de mobilidade automóvel, a qual vai implicar 25 mil milhões de dólares de investimento até 2025 e o lançamento de 11 modelos elétricos até 2025. Os sul-coreanos pretendem vender um milhão de veículos ecológicos até 2026, metade dos quais eletrificados. Querem alcançar, simplesmente, uma posição de liderança.

A nova oferta completa a gama Niro, que já contava com as versões híbrida e Plug-in. Em relação a esses há ligeiras diferença estéticas, mas a defesa de uma ideia que começa a ganhar força: um automóvel elétrico ou eletrificado não tem de parecer um automóvel saído de filme futurista. A grelha típica “nariz de tigre” é fechada e integra a porta de carregamento, as engradas de ar foram reconfiguradas, como os LED diurnos, elementos de destaque em azul marcam a diferença da motorização. Para-choques redesenhados na traseira e jantes específicas de 17 polegadas marcam também a diferença.

PROPOSTA INTERESSANTE PARA OS ADEPTOS DOS AUTOMÓVEIS CEM POR CENTO ELÉTRICOS, O KIA E-NIRO JUNTA ÀS FORMAS DO CROSSOVER COM ESPAÇO E HABITABILIDADE, MUITO EQUIPAMENTO E UMA AUTONOMIA – 455 QUILÓMETROS – NO TOPO DOS PADRÕES HABITUAIS A ESTE NÍVEL

Por dentro, onde há novos recursos e elementos de design, a consola central destaca-se pela ausência da alavanca do seletor de velocidades, substituído por um seletor rotativo shift-by-wire. E claro, neste caso, não falta o travão de parque elétrico. O resto é o painel de instrumentos digital e o ecrã tátil de sete polegadas e toda a informação própria de um veículo elétrico.

“One pedal” e quatro modos de condução

Como é natural, a travagem regenerativa permite a recarga da bateria, que pode ser doseada em cinco níveis através das patilhas no volante. O modo “one pedal” é o mais efetivo e quando se levanta o pé do acelerador há um efeito de travagem moderado.

Também está disponível um modo de autorregeneração, que permite ao veículo ajustar o nível de regeneração de energia cinética autonomamente (consoante as condições do tráfego), recorrendo às câmaras do sistema de Controlo da Velocidade Inteligente.

Há ainda quatro modos de condução: Eco, Eco+, Normal e Desportivo, este capaz de aumentar a prontidão da resposta, dar outra expressão ao binário (7,8 segundos n aceleração 0-100) e, claro, com custos na carga da bateria….

A bateria está colocada abaixo do nível da bagageira, colocando a maior parte do peso entre os dois eixos.

Outra diferença é a suspensão traseira independente e uma afinação global apurada no sentido de responder ao aumento de peso sem comprometer o comportamento do automóvel.

Equipamento em plano elevado

O e-Niro está equipado de série com o sistema de Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM), que proporciona a máxima estabilidade em situações de travagem e de curva. Outros sistemas de segurança ativa disponíveis incluem o Aviso de Colisão Frontal com Assistência de Prevenção de Colisão Frontal, Controlo de Velocidade Inteligente com função Stop & Go, Assistente de Máximos, Aviso de Atenção do Condutor e Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem. No caso, trata-se de uma tecnologia de condução autónoma de “Nível Dois”, a qual deteta os veículos que circulam mais à frente no tráfego e identifica as marcações das faixas de rodagem para manter o e-Niro na “linha” quando circula em autoestrada. O sistema controla a aceleração, a travagem e a direção, mantendo assim uma distância segura para os veículos da frente. Funciona entre os 0 e os 130 km/h.

Em matéria de habitabilidade, o e-Niro mantém as cotas conhecidas, e, ao contrário do que acontece normalmente, a bagageira ganha até espaço, sendo a maior entre a concorrência direta, com 451 litros de capacidade ou 1405 com os bancos traseiros rebatidos.

Quanto a tempos de carga, a marca anuncia cinco horas e 50 minutos, com recurso a uma WallBox de 7,2 kW, e 42 minutos num carregador rápido de 100 kW.

O e-Niro beneficia de uma campanha de 4 000 euros no lançamento, o que baixa o preço para os 45 500 euros. Para as empresas, as contas fazem-se sobre 35 800 euros mais IVA.

Em termos dinâmicos, o e-Niro, que tivemos oportunidade de guiar na apresentação internacional, é uma agradável surpresa, como pode ler clicando aqui.

Proposta interessante para os adeptos dos automóveis cem por cento elétricos, o Kia e-Niro junta às formas do crossover com espaço e habitabilidade, muito equipamento e uma autonomia – 455 quilómetros – no topo dos padrões habituais a este nível da oferta.

Como é habitual, o e-Niro beneficia da garantia de sete anos da Kia, aqui extensiva à bateria e ao motor elétrico

FICHA TÉCNICA

Kia e-Niro 64 kWh

Motor: síncrono de ímanes permanentes

Potência: 204 cv/3800-8000 rpm

Binário máximo: 395 Nm/0-3600 rpm)

Bateria: polímero de iões de lítio; 64 kWh (energia); 170 kw (potência); 180 Ah (corrente)

Carregador de bordo: 7,2 KWh

Tempo de carga: 5h50, com wallbox de 7,2 kW; rápida (100 kW), 42 minutos

Transmissão: automática, velocidade única

Aceleração 0-100: 7,8 segundos

Velocidade máxima: 167 km/h

Consumo: média – 159 Wh/km

Emissões CO2: 0

Autonomia: 455 km (WLTP)

Bagageira: 451/1405 litros

Preço: 45 500 euros com campanha de lançamento de 4 000 euros