Original e personalizado, o EV3 não passa despercebido (Foto KIA)

Traseira transmite bem a ideia de robustez (Foto KIA)

Simples, moderno, ambiente agradável (Foto KIA)

Pequeno ecrã ao meio para o ar condicionado e, em baixo, botões táteis de atalho (Foto KIA)

Pequeno ecrã ao meio para o ar condicionado e, em baixo, botões táteis de atalho (Foto KIA)

Copnsola inclui carregador wireless (Foto KIA)

Desafogo à frente e apoio de braços deslizante (Foto KIA)

Apoio de braços pode facultar pequena mesa (Foto KIA)

Boa habitabilidade para dois no banco traseiro (Foto KIA)

Bagageira referencial com 460 litros de capacidade (Foto KIA)

EV3 é a designação e vem provar que a maré alta da KIA aponta para a conquista de mercado. SUV entre os segmentos B e C, linhas sugestivas, verticais e quadralizadas, na senda do EV9 e de um estilo que se afirma, é um 100% elétrico proposto com duas baterias, 58,3 e 81,4 KWh, 204cv, autonomias, respetivamente, até 436 e 563 quilómetros e preços e a partir dos €39 900 (€30 447+IVA para empresas) e €47 500, de acordo com a escolha. Já está aí!

Robusto, até um pouco marcial, é nova aposta numa solução estética em que a marca sul-coreana foi precursora – e promete seguidores com outros emblemas, como já se percebeu. E tem muita presença! Tanta que o importador nacional está convencido de que este poderá ser o seu novo best-seller. Não custa acreditar.

Outra vez na linha de estilo dos “opostos unidos”, o EV3 tem curiosa solução vertical para as óticas dianteiras, encaixadas nas luzes diurnas em estilo de cunha, quase replicadas atrás nas luzes chamadas de mapa estrelar, apresenta cavas das rodas pronunciadas que alargam os ombros. Grandes jantes (chegam às 19”), cintura alta, boa superfície vidadra e um tejadilho tejadilho suavemente inclinado rematam a carroçaria de um SUV com personalidade e um certo ar high-tech. É original e pode ser consensual apesar de uma indiscutível masculinidade.

Formas originais e ambiente moderno a bordo, espaço, grande bagageira, conforto razoável, muito equipamento, prestações dentro do exigível num SUV que fica entre os segmentos B e C, duas baterias e boa autonomia e aí está o KIA EV3 que promete continuar a trajetória bem sucedida da marca sul-coreana. Os preços é que já não são bem os mesmos…

Notável o facto de esta carroçaria proporcionar excelente resultado aerodinâmico (0,263 melhor do que algumas berlinas), para o qual não podem deixar de contar as aletas ativas que diminuem a resistência ao ar na dianteira e contribuem para uma melhoria do consumo e, por arrasto, aumento da autonomia. O fundo do EV3 foi também trabalhado para permitir um melhor fluxo do ar e reduzir a resistência aerodinâmica. Bom trabalho!

Moderno e também minimalista por dentro

Por dentro, o mais recente membro da família KIA, exibe a modernidade previsível, num ambiente jovem, moderno e bem conseguido e com algumas originalidades. É óbvio que o grande painel assente no tablier, com três ecrãs, um, ao centro, mais pequeno para a climatização (12,3”+5,3”+12,3”) e o volante multifunções quadralizado centram as atenções, mas o apoio de braços flutuante e extensível marcam o cockpit. A solução parece potenciar o espaço para os passageiros da frente, o espaço que, porém, falta pela inexistência de uma caixa sob o apoio de braços. Dá sempre jeito….

O minimalismo continua a ser norma, mas deve registar-se a existência de botões táteis para alguns atalhos, infelizmente não o ar condicionado. Também não percebo a razão da insistência da colocação, pouco prática, num braço do volante, e muito baixo e escondido, do seletor de marcha, que inclui o botão de arranque. Parece-me pormenor a rever!

Conceção da custódia cria o efeito de tejadilho flutuante num carro de silhueta curiosa (Foto KIA)

A boa distância entre eixos, 2,68 metros, num carro com 4,30 de comprimento, contribui para uma boa habitabilidade traseira, ainda beneficiada pelo facto de ser possível passar os pés sob os bancos dianteiros. Quem se sentar lugar do meio, como é hábito, paga o facto de o recosto ser mais duro por acolher o apoio de braços central. Enfim, passa por ser um recurso…

Quanto à bagageira, com 460 litros de capacidade, é uma referência neste nível da oferta. Se rebatermos os bancos ficam disponíveis 1 250 litros. Não falta o frunk, sob o capô, com 25 litros de capacidade, ideal para transportar os cabos de carregamento e libertar a mala.

Um SUV bem comportado

Uma primeira e curta experiência ao volante do EV3 com a bateria de maior capacidade deu para reconhecer um carro bem comportado, pelo menos nos andamentos normais, suspensão ajustada ao estilo, apesar das jantes de 19 polegadas. A insonorização foi bem trabalhada e, claro, beneficia o conforto. A direção pedia mais peso e o pedal do travão denota que há algum trabalho a fazer para melhorar as coisas. Também quando usamos o prático one pedal, a desaceleração parece tardar. A “dose” de regeneração é regulada, como de costume, nas patilhas do volante. Quanto a modos de condução, escolhidos num botão encaixado na base do volante: Eco, Normal, Sport, Neve e My Mode, para regulação pessoal. As diferenças são sensíveis.

É um SUV despachado, sem se revelar demasiado nervoso, mas os 283 Nm de binário asseguram uma resposta ao nível do carro que pode acelerar de 0 a 100 em 7,7 segundos e atinge os 170 km/h em velocidade de ponta. Cumpre e “salta” bem quando se faz uma ultrapassagem e se pede alguma alma. Sempre são 1 885 kg a puxar!

A KIA promete um intervalo de consumos entre os 14,8 kWh e os 16,2 kWh. A autonomia anunciada vai dos 605 quilómetros, no ciclo combinado, até aos 773 no ciclo urbano

Com uma arquitetura de 400V e um carregador embarcado de 11 kW, esta EV3 carrega a 128 KW, o que significa a possibilidade de levar a bateria dos 10 aos 80% da capacidade em 31 minutos.

A versão de 58,3 kWh só difere na autonomia – 436/584 km –, na aceleração o-100 (7,5 s) e no tempo de carga com wallbox: 5,20 horas, contra 7,15 horas da bateria maior.

Os níveis de equipamento são três: Drive, Tech e GT Line. A oferta intermédia já contempla faróis dianteiros elm LED, ecrã triplo, cruise control adaptativo e chave digital 2.0, jantes de 17”, barras no tejadilho, retrovisores com rebatimento elétrico, bancos em tecido, travão de mão elétrico, carregador wireless para smartphone, ar condicionado automático bizona, câmara traseira sensores de estacionamento, luz e chuva. O GT Line acrescenta iluminação full LED, bancos aquecidos e em pele sintética, portão traseiro elétrico, condução autónoma de nível 2.

Quanto a preços: desde €39 900, para a bateria de 58,3 kWh a €47 500 para o GT Line Long Range. Estes valores ainda beneficiam de uma campanha promocional. Para as empresas a bateria mais pequena permite aceder aos benefícios fiscais, traduzidos num preço de €30 447+IVA.

Formas originais e ambiente moderno a bordo, espaço, grande bagageira, conforto razoável, muito equipamento, prestações dentro do exigível num SUV que fica entre os segmentos B e C, duas baterias e boa autonomia e aí está o KIA EV3 que promete continuar a trajetória bem sucedida da marca sul-coreana. Os preços é que já não são bem os mesmos…