Sistema de iluminação traseira sem paralelo (Foto KIA)

Bem personalizada e arrojada a dianteira (Foto KIA)

Crossover longilíneo e elegante (Foto KIA)

Combinação de materiais sustentáveis e tecnologia (Foto KIA)

A partir de dia 30, o KIA EV6, o primeiro da nova família de elétricos prometida pela marca coreana, está à venda em Portugal, desde já com 70 unidades compradas em pré-reserva. É um bom prenúncio para um automóvel inovador que conta com baterias de duas capacidades (58 kWh e 77,4 kWh), e três níveis de potência (170/229/585 cv), incluindo a tração integral. O preço de arranque é de 43 950€.

Partilhando a nova plataforma modular Global Elétrica (E-GMP) do grupo Hyundai já usada no Ioniq 5, o KIA EV6 comparativamente com este começa por apresentar escolha mais alargada de baterias e um estilo ainda mais atrevido, com relevo para a traseira e um sistema de iluminação sem paralelo, acompanhado de um interior igualmente muito moderno e high-tech que potencia o espaço e o conforto, no qual se destacam os dois ecrãs e uma original consola flutuante.

É uma ofensiva impressionante do conglomerado sul-coreano que já não surpreende ninguém e ganha lugar de destaque na corrida elétrica. E isto com a promessa de que muito mais está para vir com preocupações também ao nível da sustentabilidade – o revestimento dos bancos, por exemplo, já é feito com o equivalente a 111 garrafas de plástico reciclado – e na defesa de um novo padrão de mobilidade.

A capacidade de carregamento de 800 V (deteção automática a partir dos 400 V), é um dos argumentos a ter em conta, já que permite que o EV6 possa lever a bateria dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos – quatro minutos e meio para 100 quilómetros

Enquanto aguardamos as cenas dos próximos capítulo (11 modelos até 2026), e um ensaio do KIA EV6 que prometo para breve, recorde-se estarmos perante um crossover com imagem disruptiva e com o condão de não passar despercebido.

A capacidade de carregamento de 800 V (deteção automática a partir dos 400 V), é um dos argumentos a ter em conta, já que permite que o EV6 possa levar bateria dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos – quatro minutos e meio para 100 quilómetros.

Com um cabo doméstico (10A) a bateria de menor capacidade precisa de 24 horas e 40 minutos para carregar a 100 por cento e a de 77,4 kWh de 32 horas e 45 minutos. Com cabo Combo e 11 kWh os tempos são, respetivamente, de cinco horas e 55 minutos e sete horas e 20 minutos.

Três versões e muito equipamento

A gama contempla três versões, o Concept (58 kWh), que debita 170 cv (350 Nm) e tem uma autonomia anunciada de 400/578 quilómetros; e, com a bateria de 77,4 kWh (350 Nm), GT Line, 229 cv capaz de percorrera 510/740 km com uma carga, e o topo de gama GT, com 585 cv (740 Nm), disponível apenas com tração integral (chega em 2022). Os preços começam nos 43 950€ (35 950€ para clientes empresariais), enquanto o GT-Line será lançado por 49 950€ e o topo de gama custará 64 950€.

Em termos de prestações, a versão menos potente acelera de 0 a 100 em 8,5 segundos e a intermédia em 7,3 segundos; ambos atingem os 185 km/h em velocidade de ponta. O GT promete 3,5 segundos de 0 a 100 e 260 km/h de velocidade máxima.

O equipamento contempla tudo quanto é hoje de esperar neste tipo de ofertas, incluindo a condução autónima de nível 2 e para se ter uma ideia da importância dada ao peso da imagem as jantes vão das 19 às 21 polegadas.

Com o EV6 e a filosofia de design designada de “opostos unidos”, linhas vanguardistas associadas a alta tecnologia, chega também um novo logótipo da marca que se repercutirá na sinalética e identidade das suas instalações.