Linhas da vanguarda para um crossover com presença (Foto Kia Media Center)

Nesta hora de mudança, a KIA quer estar na primeira linha. A eletrificação é o rumo, mas com ela todo um plano orientado para a mobilidade sustentável. Para isso, uma nova assinatura, assente num logótipo redesenhado e num slogan esclarecedor, “Movimento que Inspira”. E  num novo veículo elétrico com plataforma específica que prova o arrojo da marca, o EV6, que chega em Outubro mas já pode ser encomendado…

O Plano S, ao abrigo do qual se define o futuro próximo da KIA é considerado “um movimento sem precedentes” que vai redirecionar a marca do Grupo Hyundai para “um portefólio de negócios mais amplo, visando redefinir todo o ecossistema da mobilidade”, como explica João Seabra, diretor-geral da marca em Portugal.

O objetivo da KIA é uma evolução da quota de mercado em Portugal até aos 5% em 2024, equivalendo a dez mil unidades. Nessa altura, pretende chegar ao Top 5 das marcas eletrificadas, estimando que este tipo de motorizações venha a representar, nesse ano, 43% das suas vendas

Tudo assenta em três pilares que, no fundo, confirmam que está à porta um futuro diferente no mundo automóvel: “impulsionar a transição para os veículos elétricos (VE), reforçar o negócio de Veículos para Fins Específicos (PBV) e expandir os serviços de mobilidade do futuro.”

O mesmo é dizer que e KIA mais do que lançar veículos, “assume um novo propósito, que é o de proporcionar uma utilização mais sustentável do transporte com experiências e serviços inovadores.”

EV6, retrato da nova realidade

Enquanto aguardamos que a mudança se instale, em Outubro estará aí o EV6, primeiro retrato dessa nova realidade. É um crossover que evidencia a nova filosofia de design da KIA sugestivamente chamada de “opostos unidos”, linhas vanguardistas associadas a alta tecnologia.

As imagens são sugestivas, a estética é apelativa, não faltam pormenores para vincar a personalidade do EV6 e a sua diferença. Também no interior, aplicação de uma interessante imagem high-tech com dois grandes monitores curvos em destaque e uma consola flutuante, num ambiente muito moderno mas que dá a ideia de não ser exageradamente futurista.

Construído sobre a nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) do Grupo Hyundai, o EV6 terá três duas propostas de bateria, 58 kWh e 77,4 kWh, sendo que a mais potente corresponderá à oferta GT da qual faz parte uma versão com quatro rodas motrizes.

A capacidade de carregamento de 800 V, permite que o EV6 possa carregar a bateria dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos. O sistema de carregamento é múltiplo: 400/800 V,

No que respeita a prestações, a mais brilhante das versões GT consegue uma aceleração 0-100 em escassos 3,5 segundos e a velocidade máxima anunciada é de 260 km/h.

Com as baterias colocadas sob o pavimento, simplificado em termos de modularização e padronização, o EV6 tem um novo sistema de potência elétrica e promete melhor desempenho na condução.

Três versões para duas baterias

A gama contempla três versões, o Concept (58 kWh), que debita 170 cv e tem uma autonomia anunciada de 400 quilómetros; e, com a bateria de 77, 4 kWh, GT Line, 229 cv capaz de percorrera 510 km com uma carga, e o topo de gama GT, com 585 cv, disponível apenas com tração integral e auma autonomia prometida de 400 quilómetros. Os preços começam nos 43 950€ (35 950€ para clientes empresariais), enquanto o GT-Line será lançado por 49 950€ e o topo de gama custará 64 950€).

O equipamento contempla tudo quanto é hoje de esperar neste tipo de ofertas, incluindo a condução autónima de nível 2, não faltam as preocupações ambientais como o recurso a couro Vegan e para se ter uma ideia da importância dada ao peso da imagem as jantes vão das 19 às 21 polegadas.

Os primeiros modelos com o novo logótipo, anuncia a KIA, começam a chegar já no terceiro trimestre, ao mesmo tempo que a sinalética e identidade das instalações serão progressivamente atualizadas.

A gama de elétricos será reforçada com 11 novos modelos até 2026. Já em 2022, a marca irá revelar o seu primeiro Veículo para Fins Específicos (PBV), enquanto os serviços de mobilidade vão ganhar expressão a partir de 2023, focando-se em áreas-chave: no B2C, a Kia irá expandir os serviços já existentes, enquanto no B2G e no B2B, lançará um serviço baseado nos VE que combina as assinaturas com o car-sharing.

O objetivo da KIA é uma evolução da quota de mercado em Portugal até aos 5% em 2024, equivalendo a dez mil unidades. Nessa altura, pretende chegar ao Top 5 das marcas eletrificadas, estimando que este tipo de motorizações venha a representar, nesse ano, 43% das suas vendas.