Imagem mais radical para a nova geração Niro ( (Foto KIA Media)

Luzes em boomerang dão toque de diferença à traseira (Foto KIA Media)

Interior high-tech, qualidade apesar de muito plástico (Foto KIA Media)

Digitalização total, inspiração natural no EV6 (Foto KIA Media)

Instrumentação pode assumir diferentes opções (Foto KIA Media)

Três níveis de regeneração nas patilhas do volante (Foto Kia Media)

Consola mantém o seletor de marcha em circular (Foto KIA Media)

Bateria eleva banco traseiro mas habitabilidade é boa (Foto KIA Media)

Bagageira, com fundo amovível, tem 475 litros de capacidade (Foto KIA Media)

Kit para furos, em vez de roda sobresselente (Foto KIA Media)

Faróis originais podem ser controversos (Foto KIA Media)

Pequeno túnel no pilar C evita a turbulência (Foto KIA Media)

Tomada de carregamento à frente, entre as grelhas (Foto KIA Media)

Jantes de 17 polegadas com pneus de baixo atrito (Foto KIA Media)

Um símbolo exibido cada vez com mais destaque (Foto KIA Media)

O sucesso dos elétricos da KIA – é a segunda marca em vendas na Europa! – encontra mais uma bela resposta no renovado Niro. Bem conseguida evolução do modelo anterior, reúne os predicados que fazem do preço – desde 41 700€, preço com campanha… – a cereja no topo de um bolo do qual se torna difícil não gostar. Boa dinâmica, autonomia convincente (460/604 km), outro excelente trabalho dos sul-coreanos.

SUV de estilo mais radical, e diferenciado do que tem sido hábito no design do emblema, terá na originalidade dos faróis o pormenor controverso. Novidade é o pilar traseiro, que esconde um túnel através do qual é canalizado o ar que corre nos flancos e evita a turbulência. Bem pensado.

O interior tem a marca da modernidade de que o EV6 é ponta de lança. No caso transposta para um grande monitor digital que casa o painel de instrumentos e o ecrã central, obviamente dotado da informação que se deseja num automóvel elétrico. A consola inclui um seletor de marcha circular, com o botão de parque ao centro, e os modos de condução – Eco, Normal e Sport – estão no volante multifunções. Mantém-se a prática solução do segundo ecrã com os botões digitais para os atalhos do ecrã central.

Bancos (mais apoio à frente devia ser considerado) em pele sintética e tecido, o Niro exibe plástico a mais do que é costume, ainda que a construção revele o cuidado habitual na finalização. A oferta não destoa, face à oferta do segmento! O espaço sai beneficiado sobretudo com o facto de os bancos dianteiros terem emagrecido três centímetros. Atrás não falta habitabilidade e o único reparo pode ir para a altura do banco, aqui em resultado das baterias – outros fazem-no propositadamente. Não me parece que penalize o conforto (sempre melhor para dois pelas razões habituais) que poderá ressentir-se mais, isso sim, de alguma secura da suspensão.

Nem tudo será perfeito, mas pedir mais do que propõe o Kia Niro EV é elevar a fasquia a nível difícil de superar face ao que vale o SUV sul-coreano em matéria da relação qualidade/preço num elétrico que fará mais de 400 quilómetros sem grandes dificuldades

A bagageira tem 475 litros de capacidade, valor considerável para um elétrico, o fundo permite duas posições e com os bancos rebatidos a capacidade de carga aumenta para 1 392 litros. Como é costume, sob o capô há uma caixa com 20 litros de capacidade, onde, por exemplo, podem transportar-se os cabos de carga.

O motor síncrono de ímanes permanentes continua a debitar 204 cv, mas foi alvo de uma redução do binário de 395 para 255 Nm. Com isso conseguiu-se combater a tendência para o torque-steering e melhorou-se, sem dúvida, a resposta da direção à entrega do binário.

Em opção, o pilar C do Niro pode apresentar outra cor (Foto KIA Media)

Nova plataforma é traz melhoria relevante

O Niro nasceu sobre a terceira geração da plataforma desenvolvida peloe Grupo Hyundai-Kia para receber todo o género de motorizações, com  fundo plano e maior distância entre eixos (+2 cm). É um aspeto relevante no desenvolvimento desta nova geração do SUV sul-coreano, refletido, designadamente, numa melhor dinâmica.

As alterações introduzidas permitiram que a autonomia anunciada tenha aumentado para os 460 km em estrada e 604 no percurso urbano. As prestações balizam-se pelos mesmos valores: 7,8 segundos para acelerar de 0 a 100 e 167 km/h em velocidade máxima. Números dentro da média.

A condução, que segundo a regeneração escolhida em três níveis nas patilhas do volante, pode chegar ao cómodo i-pedal, é agradável, o comportamento típico de um tração dianteira, com tendência para a subviragem, sempre defendida por um sóbrio controlo de estabilidade. Nota para o facto de parecer menos a tendência para o rolamento da carroçaria. A redução do binário retirou-lhe algum repentismo, mas há força bastante para ultrapassar descansadamente. E também vale uns pontos a mais na economia! Um carro a dispensar grandes críticas numa utilização normal. Quem quiser outras experiências, tem o modo Sport…

Números de fazer inveja na autonomia

A bateria de iões de lítio, montada sob o piso, mantém os 68,4 kW e pesa 443 quilos. Os tempos de carga anunciados são de 6 horas e 20 minutos quando com 11 KWh e cabo Combo, e de 42 minutos para o carregamento rápido (100 kw), que garantirá 80 por cento da capacidade. Numa tomada normal, precisa de 27 horas e meia

E os resultados práticos. Pois bem, “peguei” no Niro com a carga máxima e a indicação de 444 km de autonomia. Percorri 155 km em todas as condições, incluindo autoestrada, e o consumo indicado pelo computador de bordo foi de 16,9 kWh. Sobrava carga para 258 km o que significaria uma autonomia de 413 km, no mínimo, muito honesto. Mas a comprovar esta prestação, o consumo acumulado para 2 160 km era ainda inferior:15 kWh. Ora, fazendo as contas dá 456 km por cada carregamento completo! A promessa da marca é de 460…

Nem tudo será perfeito, mas pedir mais do que propõe o Kia Niro EV é elevar a fasquia a nível difícil de superar face ao que vale o SUV sul-coreano em matéria da relação qualidade/preço num elétrico que fará mais de 400 quilómetros sem grandes dificuldades.

Em termos de equipamento, entre outros, chave inteligente e botão start, navegação, sensores de luz ,chuva e estacionamento, ar condicionado automático com saída na traseira, cruise control com stop&go, sistema multimédia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, bluetooth com reconhecimento por voz, carregador wirelesss para telemóvel, câmara de auxílio ao estacionamento, seleção de modos de condução, volante multifunções, luzes diurnas e de nevoeiro em LED, banco traseiro reclinável, vidros escurecidos, jantes em liga de 17 polegadas.

A garantia continua a ser de sete anos e abrange a bateria e o motor elétrico.

FICHA TÉCNICA

Kia Niro EV 

Motor: síncrono de ímanes permanentes

Potência: 204 cv

Binário máximo: 395 Nm

Bateria: polímero de iões de lítio; 68,4 kWh (64 kWh energia); 358 V

Carregador de bordo: 11 KW

Transmissão: automática, velocidade única

Aceleração 0-100: 7,8 segundos

Velocidade máxima: 167 km/h

Consumo: média – 16,2 kW/100 km

Emissões CO2: 0

Autonomia: 460/604 km (WLTP)

Dimensões: c/l/a – 4,42/1,82/1,545 m

Peso: 1 692/1 739 kg

Bagageira: 475/1 392 litros

Preço: a partir dos 41 700€, com campanha de 6 800€