Outra aposta num estilo ousado (Foto Kia Newsroom)

Silhueta elegante e jantes de 18 polegadas dão outro peso ao conjunto (Foto Kia Newsroom)

Proteção "entra" no para- choques da traseira (Foto Kia Newsroom)

Imagem mais moderna com o grande painel curvo (Foto Kia Newsroom)

Também o grafismo ganhou em clareza (Foto Kia Newsroom)

Seletor da caixa adota solução pouco convencional (Foto Kia Newsroom)

Entradas USB estão acopladas aos bancos dianteiros (Foto Kia Newsroom)

Bateria penaliza bagageira, ainda assim com 451 litros de capacidade (Foto Kia Newsroom)

Tiger Nose, como o conhecíamos, desaparece da frente bem composta e com faróis estrambólicos (Foto Kia Newsroom)

Pilar C com túnel aerodinâmico pode ser acompanhado de pintura exclusiva (Foto Kia Newsroom)

Jantes de 18 polegadas ajudam a uma postura impressiva (Foto Kia Newsroom)

Os caminhos da eletrificação têm vindo a preterir os Full Hybrid em favor dos Plug-in. Mas algumas marcas consideram, e bem, não haver ainda condições para uma dependência, mesmo que parcial, da eletricidade. A Kia é uma delas e conta com uma nova versão do Niro HEV que continua a ser proposta muito válida, também pelo preço atrativo – 33 600€ com campanha.

A nova geração do Niro, que integra na gama um 100 por cento elétrico já aqui testado, aposta na continuada renovação estética marcada até por alguma ousadia e também aspetos menos conseguidos. Para mim, o design dos faróis, mas isso é pormenor num automóvel de formas de interessantes e proporções equilibradas que assenta muito bem no solo.

Original é o pilar traseiro, aproveitado para formar um túnel capaz de canalizar o ar que corre nos flancos e assim combater a turbulência. A solução é acompanhada por uma faixa noutra cor que torna o Niro único, com uma espécie de contrastante boomerang pintado atrás das portas traseiras, no qual encaixam as luzes de forma idêntica. Naturalmente, é uma solução opcional, já que não agradará a todos.

Conseguida também a evolução de frente em que desaparece a grelha Tiger Nose, substituída por uma discreta e reduzida entrada de ar ligada ao capô e encimada pelo novo e estilizado logótipo da KIA. Este é aposto também na traseira marcada por um portão muito esculpido e pela grande proteção cinzenta própria dos SUV que “entra” no para-choques. Diferente.

Este Niro HEV é um crossover full hybrid que está à vontade na cidade e cumpre enquanto rolador numa deslocação em estrada, situação em que nos sentimos tentados a não deixar de olhar para  a instrumentação, o gráfico da distribuição de energia e para o computador de bordo para gerir os consumos, o melhor possível. Aposta séria!

No interior, combinam-se soluções que lembram o EV6 e e a antiga geração. O resultado é simpático até porque pontificam plásticos sedosos numa combinação que atenua a frieza que se espera destes materiais. Os bancos em pele e tecido, a consola em piano black bem arrumada, e, depois, o grande painel curvo e elegante que integra toda a instrumentação  e um volante multifunções vistoso compõem um ambiente que junta ao nível de qualidade uma sóbria modernidade digna de registo. A consola, bem arrumada, vê substituído o comando rotativo do seletor de marcha por um seletor em “T” ao estilo dos aviões. Original para uns, controverso para outros. Não incomoda!

Boa habitabilidade, mala penalizada…  com 451 litros

Em termos de habitabilidade, nota também positiva: à frente, não há razão para conflitos de cotovelos; atrás, o espaço entre os bancos (bem aproveitado o aumento da distância entre eixos) permite que duas pessoas viajem à vontade; mais um, já se sabe, merece sorteio para saber quem vai ao meio…

Depois de tudo isso, um único ponto de penalização: a mala perde 24 litros em relação ao elétrico, dado o facto de a bateria estar instalada sob o banco traseiro. Ainda assim, a capacidade é de uns consideráveis 451 litros, espaço que nem todos conseguem oferecer.

Renovado Kia Niro HEV mantém acesa a chama dos Full Hybrid (foto Kia Newsroom)

O Niro HEV continua a desenvolver-se sobre um bloco a gasolina de 1.6 litros, apoiado por um motor elétrico integrado na caixa automática de dupla embraiagem e seis velocidades, dependente de uma bateria de polímeros de iões de lítio com 1,32 kW. A combinação vale 141 cv e 265 Nm de binário máximo, traduzidos nos valores prestacionais de 10,8 segundos para a aceleração 0-100 km/h e 162 km/h. Valores que deixam perceber, claramente, a aposta num SUV capaz de privilegiar a economia, como atestam os anunciados 4,7 l/100 de consumo misto combinado.

Seis litros em 460 quilómetros; 4,3 em ritmo de passeio

A média final que consegui, com quatro pessoas a bordo, foi de 5,2 em 219 quilómetros que incluíram percursos de todo o género. Em autoestrada, a 120 Km/h, o computador de bordo assinalou 6,7 l/100, mas em ritmo de passeio, em estrada nacional, cheguei a ler 4,3 l/100. O acumulado para 446,7 quilómetros, sujeito a vários tipos de condução, era de 6 litros redondos. Honesto.

Condução agradável, resposta generosa ao acelerador e pronta do sistema híbrido, ainda assim, em resultado da opção pela economia, este Niro HEV não está fadado para uma condução do tipo geniquento, apesar de não faltarem as patilhas no volante e um modo Sport que traz mais alguma vida ao conjunto motriz. Comporta-se bem a curvar, tem o temperamento próprio de um tração dianteira com frente bem mandada, não “esconde” a altura e as jantes de 18 polegadas não penalizam o conforto. Tem tudo para agradar a um automobilista que escolheu um familiar e o conduz como tal.

Em termos de equipamento, a Kia continua a oferecer um pacote interessante: chave inteligente e botão start, ar condicionado automático, câmara se marcha atrás com guias, volante multifunções com patilhas da caixa de velocidades, comandos por voz, banco traseiro reclinável, painel de instrumentos supervision, seleção de modos de condução, travão de parque elétrico, sensores de luz e chuva, faróis full-LED, bluetooth e navegação, carregador wireless, cruise-control adaptativo com stop&go, bancos em tecido e pele sintética, sistema de assistência e manutenção na faixa de rodagem, piscas nos retrovisores aquecidos e retráteis, vidros escurecidos, pneu sobresselente de emergência e jantes em liga de 18 polegadas.

Este Niro HEV é um crossover full hybrid que está à vontade na cidade e cumpre enquanto rolador numa deslocação em estrada, situação em que nos sentimos tentados a não deixar de olhar para a instrumentação, o gráfico da distribuição de energia e para o computador de bordo de forma a gerir os consumos, o melhor possível. Aposta séria!

A Kia mantém os sete anos de garantia.

FICHA TÉCNICA

Kia Niro HEV Tech

Motor: 1580 cc, gasolina, injeção direta (105cv/147Nm)

Motor elétrico: síncrono permanente (44cv/170 Nm)

Bateria: polímeros de iões de lítio – 1.32 kWh (240V)

Potência combinada: 141 cv/6 000 rpm

Binário máximo combinado: 265 Nm/2 330 Nm

Transmissão: caixa automática de seis velocidades com dupla embraiagem

Aceleração 0-100 km/h: 10,8 segundos

Velocidade máxima: 162 km/h

Consumo: misto – 4,7 L/100 km

Emissões CO2: 107 g/km

Peso: 1 399 kg

Dimensões: c/l/a – 4,42/1 825/1 545 m

Bagageira: 451 litros

Preço: 38 350€, versão ensaiada; desde 37 900€ (33 600€ com campanha)