Um Picanto muito diferente, mais ousado e desportivo (Foto KIA)

Traseira na mesma linha de modernidade de um novo design (Foto KIA)

Rodas dianteiras estão mais à frente (Foto KIA)

Só os materiais nos remetem para um citadino (Foto KIA)

Ecrã tátil flutuante de 8" inclui navegação (Foto KIA)

Caixa manual de cinco velocidades tem opção pilotada (Foto KIA)

Bancos da versão GT Line incluem pele sintética

Espaço generoso para dois adultos atrás (Foto KIA)

Bagageira vai dos 255 aos 1 010 litros com bancos rebatidos (Foto KIA)

Grelha "Tiger Nose" continua a marcar ar de família (Foto KIA)

Verticalização dos faróis numa combinação original (Foto KIA)

Toque de agressividade bem conseguido (Foto KIA)

Difusor faz a diferença no para choques traseiro do GT Line (Foto KIA)

Tejadilho de abrir convencional na oferta (Foto KIA)

Contra ventos e marés, a KIA tem um novo Picanto e aposta na continuidade dos citadinos que alguns consideram desnecessários apesar do aumento das vendas. Futuro à-parte, o renovado automóvel tem mais do que a graça dos pequeninos, desde logo um preço de 17 500€ e sete anos ou 150 mil quilómetros de garantia!

A mudança é a mais radical na história do Picanto em termos estéticos. O citadino que nos habituámos a ver harmonizado por formas arredondadas, surge revolucionado no estilo e acompanha as propostas mais futuristas da KIA já conhecidas. A nova conceção da dianteira é um trabalho ousado que define, decisivamente, a imagem do modelo de entrada de gama na marca sul-coreana.

Desportiva e muito jovem, a frente do Picanto integra um conjunto ótico muito original marcado pela verticalização dos faróis e pela barra que bordeja o renovado capô e lhe dá um ar muito high-tech, sobretudo se tivermos em conta as dimensões. As grandes entradas de ar, a recuperação minimalista da grelha do “nariz de tigre”, para afirmar um certa ar de família, completam um conjunto que, decididamente, saíu da caixa…

Guarda lamas trabalhados, rodas mais à frente, silhueta bem trabalhada e enfim, uma traseira em que se destaca a assinatura luminosa, também ela usando uma barra e uma conceção com tanta de simples como de vistosa. Nova porta da bagageira, para choques bem integrado num conjunto de dois blocos retangulares, e aí está um citadino diferente e bem conseguido.

A evolução estética da KIA não é novidade e o apuro do design do interior acompanha a modernidade e já perdeu o cinzentismo de outros tempos. Até a digitalização chega ao painel de instrumentos e o ecrã tátil flutuante de 8” inclui navegação, bluetooth, com possibilidade de emparelhar dois smartphones (um só para multimédia) em conectvidade Apple CarPlay e Android Auto.

Muito diferente na estética, ousado e bem parecido, cuidado no acabamento, espaço generoso e mala pequena, capacidades limitadas pela potência, o novo KIA Picanto é um citadino honesto, bem construído e com preço e garantias atrativas

O único reparo é “mal natural”, a profusão do plástico, frio ao toque, mas convém não esquecer que este é um automóvel do segmento A e uma oferta em que só pensar em milagres seria outro… De todo o modo, o nível de construção continua a explicar e razão por que, afinal, este até é um dos modelos mais vendidos da KIA e a razão da marca continuar a merecer elogios. Competição, guerra de preços “oblige”…

Postura interessante na estrada, mas as limitações próprias de um citadino com 63 cv (Foto KIA)

Em termos de espaço, impõe-se considerar que estamos a flara de um carro com 3,60 metros e 2,40 metros entre eixos. Quatro adultos viajarão em padrões de espaço aceitáveis, desde que não se pense em grandes viagens. A bagageira tem 255 litros de capacidade, o que é naturalmente pouco, mas com os bancos rebatidos, os 1 010 litros disponíveis permitem abertura para aquilo que é necessário, por exempolo, à prática de muitas atividades ao ar livre.

Versão Urban para já, GT Line em Outubro

Para já, a KIA disponibiliza a versão Urban, proposta de entrada, mas, a partir de Outubro a escolha abrangerá a versão GT Line, da qual são as imagens aqui reveladas. Obviamente, mais desportiva apresentará, por exemplo, jantes de 16 polegadas contra as 14 do Urban, o que faz esquecer as 13 polegadas dos primeiros modelos e as dificuldades em encontrar pneus… Outra diferença é o difusor sob o para-choques traseiro a emprestar imagem de mais agressividade ao citadino sul-coreano.

Em termos de motorização, para já adeus ao turbocompressor no motor tricilindrico de 998 cc a debitar 63cv e com o binário de 93 Nm às 3 750 Nm. Apesar do peso (1 012 kg) não podem esperar-se milagres de proposta assim. E as prestações são esclarecedoras: 15,6 segundos de 0 a 100 e 145 km/h em velocidade de ponta. Números modestos.

Quanto a consumos, a KIA promete um combinado de 5,2 l/100 km. Mas para isso é necessário não pedir ao Picanto aquilo para que ele não foi pensado: é um citadino para conduzir aproveitando, sobretudo, a agilidade (ainda favorecida pelo adiantamento das rodas dianteiras) e depois deixar rolar à medida das capacidades, sob pena de penalizar os consumos.

A versão Urban está disponível com caixa manual de cinco velocidades ou uma opção pilotada com igual número de relações (18 500€), a qual penaliza ligeiramente o consumo (5,3 l/100) e as emissões (119 g/km/contra 116).

Uma curta experiência ao volante serviu ainda para atestar, sem surpresa, que os três cilindros se fazem ouvir e sentir. Nada que surpreenda, verdadeiramente, num automóvel deste segmento, no qual a insonorização não pode ser preocupação primeira.

O Picanto conta com vectorização de binário por travagem, função adicional ao controlo de estabilidade que melhora o comportamento em curva.

No que respeita a equipamento: ar condicionado manual, cruise control com limitador e assistência ao limite de velocidade, sistema de ajuda à manutenção na faixa de rodagem, câmara de estacionamento traseiro, máximos automáticos, sensor de luz, Bluetooth com comandos por voz, sistema multimédia com navegação.

Muito diferente na estética, ousado e bem parecido, cuidado no acabamento, espaço generoso e mala pequena, capacidades limitadas pela potência, o novo KIA Picanto é um citadino honesto, bem construído e com preço e garantias atrativas.

FICHA TÉCNICA

KIA Picanto 1.0 Urban

Motor: 998 cc, ttrês cilindros

Potência: 63 cv/5 000 rpm

Binário máximo: 93 Nm/3 750 Nm

Transmissão: caixa manual de cinco velocidades (pilotada em opção)

Aceleração 0-100 Km/h: 15,6 s

Velocidade máxima: 145 km/h

Consumo: circuito combinado – 5,2 l/100 km

Emissões CO2: 116 g/km

Peso: 1 012 kig

Dimensões: c/l/a – 3,605/1,595/1,485 m

Bagageira: 255/1 010

Preço: 17 500€