Outra personalidade e imagem mais moderna (Foto KIA)

Imagem de robustez acentuada pela largura da proteção do fundo (Foto KIA)

Esguio, cintura bem vincada, elegante (Foto KIA)

Estilo habitual acentua largura do habitáculo (Foto KIA)

Nova malha na grelha e faróis verticalizados com original grafismo das luzes diurnas (Foto KIA)

Solução idêntica para as luzes traseiras (Foto KIA)

Jantes nem parecem ter 19" face ao desenho dos guarda-lamas (Foto KIA)

Uma versão Plug in com 253 cv e tração integral, a juntar ao full hybrid já conhecido é a novidade do KIA Sorento, o SUV de sete lugares que ganha imagem mais moderna e inclui uma série de melhorias. O preço é a partir de 58 650€ ou de 49 900€ para quantos beneficiam da dedução do IVA.

O preço para as empresas é um dos argumentos a ter em conta neste SUV do segmento D, um dos poucos eletricados com sete lugares qjue está já disponível num único nível de equipamento, muito bem recheado como é costume nestas apostas da marca sul-coreana.

O renovado Sorento apresenta formas que dão continuidade à solução que tem marcado as mais recentes produções da KIA, batizada “opostos unidos” e que aqui se materializa num grande SUV de linhas arrojadas e com um toque futurista. Não passa despercebido.

Destacam-se o redesenhado capô que confere outra volumetria ao Sorento, a nova grelha com malha tridimensional, o para-choques robustecido e, mais uma vez, a verticalização dos faróis e as luzes diurnas chamadas de “star map” que, a par com os “piscas” sequenciais, reforçam a imagem high-tech de um SUV com boa presença na estrada, a avaliar pelas imagens. O logótipo da KIA está agora também no capô.

Um sete lugares PHEV é a aposta da KIA com renovado Sorento que, além das grandes famílias, procura ganhar fôlego nas vendas naquele que é o mais IMportante mercado nacional, as empresas. Para isso, um SUV com sete lugares, 237 cv e tração integral por 49 900€, para quem pode deduzir o IVA

A silhueta conta com um retoque nos estilo dos guarda-lamas que parecem até tornar mais pequenas as grandes jantes de 19 polegadas.

Atrás, as luzes também verticalizadas e o mesmo grafismo “star map” acompanham a modernidade de um SUV mais musculado, também pelo desenho do para-choques, resguardo inferior bem presente e a fazer sobressair o revestimento das saídas de escape.

Uma tendência para ficar…

Uma solução interessante na linha de “quadralização” que a KIA tem adotado e que encaixa numa tendência cada vez mais transversal, sinal óbvio, parece-me, de uma mudança para ficar.

Bem assente na estrada e com boa presença, o Sorento parece ter ganho muito com a mudança (Foto KIA)

No interior, a primeira nota vai para o espaço. Uma sensação para a qual conta um fio em LED (64 cores) ao longo do tablier. Neste, pontifica o visor curvo e o ecrã tátil multimodo. O seletor da caixa de velocidades foi redesenhado.

O ambiente a bordo, marcado pelo teto panorâmico de série, não dispensa o conforto e notas de requinte como o banco do condutor com suporte lombar de célula de ar. A função de  memória é comum nos lugares dianteiros. Todos os bancos são aquecidos, como o volante de regulação elétrica.

No capítulo da segurança, a novidade é a condução autónoma de nível 2 com assistência à mudança de faixa e monitor do espaço circundante, além de função de visualização 3D. Equipamentos incluídos de série são o cruise control inteligente baseado na navegação, assistência à prevenção de colisões pelo ângulo morto com assistência à prevenção de colisões traseiras, assistência à saída segura, monitor do ângulo morto, auxílio remoto ao estacionamento e assistência à prevenção de colisões no estacionamento em marcha-atrás.

O conjunto de propulsão do Sorento híbrido PHEV inclui, como anuncia a KIA, um motor 1.6 T-GDi e uma bateria de 13,8 kWh, associado a uma transmissão automática de seis velocidades. A potência combinada é de 253 cv e o binário máximo de 367 Nm. As emissões de CO2 situam-se em 37 g/km e o consumo combinado anunciado é de 1,6 l/100km (norma WLTP).

A autonomia em modo totalmente elétrico, segundo a marca, atinge 65 km em ciclo misto e 55 km em ciclo urbano (norma WLTP). A versão PHEV está disponível exclusivamente com tração integral, do tipo Active on Demand.

Motor 1.6 T-GDI e transmissão automática de seis velocidades

O Sorento híbrido (HEV) está equipado com um motor 1.6 T-GDi e uma bateria de 1,49 kWh, contando igualmente com uma transmissão automática de seis velocidades. A potência combinada é de 210 cv e o binário máximo de 367 Nm. As emissões de CO2 são de 129g /km e o consumo combinado a nunciado é de 5,7 l/100 (norma WLTP).

O novo Sorento já está disponível para encomenda, num único nível de equipamento, designado “Concept”. Os preços são de 61 450€ na versão 1.6 T-GDi HEV e de 67 950€ no 1.6 T-GDi PHEV Concept, estando em curso uma campanha a pronto pagamento que reduz os preços de ambas as versões para, respetivamente, 58 950 euros e 65 450 euros. A Astara, representante da marca em Portugal, desenvolveu ainda uma campanha especial para empresas, particularmente focada na versão PHEV, com o preço de 49 990€, acrescido de IVA totalmente dedutível.

No capítulo da segurança, o novo Sorento apresenta como novidade a assistência à Condução em Autoestrada HDA 2.0 com Assistência à Mudança de Faixa e Monitor do Espaço Circundante (SVM) com função de visualização 3D.

Outros equipamentos incluídos de série são o cruise control inteligente baseado na navegação,  monitor do ângulo morto,  auxílio remoto ao estacionamento e assistência à prevenção de colisões no estacionamento em marcha-atrás.

Um sete lugares PHEV é a aposta da KIA com renovado Sorento que, além das grandes famílias, procura ganhar fôlego nas vendas naquele que é o mais importante mercado nacional, as empresas. Para isso, um SUV com sete lugares, 237 cv e tração integral por 49 900€, para quem pode deduzir o IVA.