Uma versão Plug in com 253 cv e tração integral, a juntar ao full hybrid já conhecido é a novidade do KIA Sorento, o SUV de sete lugares que ganha imagem mais moderna e inclui uma série de melhorias. O preço é a partir de 58 650€ ou de 49 900€ para quantos beneficiam da dedução do IVA.
O preço para as empresas é um dos argumentos a ter em conta neste SUV do segmento D, um dos poucos eletricados com sete lugares qjue está já disponível num único nível de equipamento, muito bem recheado como é costume nestas apostas da marca sul-coreana.
O renovado Sorento apresenta formas que dão continuidade à solução que tem marcado as mais recentes produções da KIA, batizada “opostos unidos” e que aqui se materializa num grande SUV de linhas arrojadas e com um toque futurista. Não passa despercebido.
Destacam-se o redesenhado capô que confere outra volumetria ao Sorento, a nova grelha com malha tridimensional, o para-choques robustecido e, mais uma vez, a verticalização dos faróis e as luzes diurnas chamadas de “star map” que, a par com os “piscas” sequenciais, reforçam a imagem high-tech de um SUV com boa presença na estrada, a avaliar pelas imagens. O logótipo da KIA está agora também no capô.
Um sete lugares PHEV é a aposta da KIA com renovado Sorento que, além das grandes famílias, procura ganhar fôlego nas vendas naquele que é o mais IMportante mercado nacional, as empresas. Para isso, um SUV com sete lugares, 237 cv e tração integral por 49 900€, para quem pode deduzir o IVA
A silhueta conta com um retoque nos estilo dos guarda-lamas que parecem até tornar mais pequenas as grandes jantes de 19 polegadas.
Atrás, as luzes também verticalizadas e o mesmo grafismo “star map” acompanham a modernidade de um SUV mais musculado, também pelo desenho do para-choques, resguardo inferior bem presente e a fazer sobressair o revestimento das saídas de escape.
Uma tendência para ficar…
Uma solução interessante na linha de “quadralização” que a KIA tem adotado e que encaixa numa tendência cada vez mais transversal, sinal óbvio, parece-me, de uma mudança para ficar.
No interior, a primeira nota vai para o espaço. Uma sensação para a qual conta um fio em LED (64 cores) ao longo do tablier. Neste, pontifica o visor curvo e o ecrã tátil multimodo. O seletor da caixa de velocidades foi redesenhado.
O ambiente a bordo, marcado pelo teto panorâmico de série, não dispensa o conforto e notas de requinte como o banco do condutor com suporte lombar de célula de ar. A função de memória é comum nos lugares dianteiros. Todos os bancos são aquecidos, como o volante de regulação elétrica.
No capítulo da segurança, a novidade é a condução autónoma de nível 2 com assistência à mudança de faixa e monitor do espaço circundante, além de função de visualização 3D. Equipamentos incluídos de série são o cruise control inteligente baseado na navegação, assistência à prevenção de colisões pelo ângulo morto com assistência à prevenção de colisões traseiras, assistência à saída segura, monitor do ângulo morto, auxílio remoto ao estacionamento e assistência à prevenção de colisões no estacionamento em marcha-atrás.
O conjunto de propulsão do Sorento híbrido PHEV inclui, como anuncia a KIA, um motor 1.6 T-GDi e uma bateria de 13,8 kWh, associado a uma transmissão automática de seis velocidades. A potência combinada é de 253 cv e o binário máximo de 367 Nm. As emissões de CO2 situam-se em 37 g/km e o consumo combinado anunciado é de 1,6 l/100km (norma WLTP).
A autonomia em modo totalmente elétrico, segundo a marca, atinge 65 km em ciclo misto e 55 km em ciclo urbano (norma WLTP). A versão PHEV está disponível exclusivamente com tração integral, do tipo Active on Demand.
Motor 1.6 T-GDI e transmissão automática de seis velocidades
O Sorento híbrido (HEV) está equipado com um motor 1.6 T-GDi e uma bateria de 1,49 kWh, contando igualmente com uma transmissão automática de seis velocidades. A potência combinada é de 210 cv e o binário máximo de 367 Nm. As emissões de CO2 são de 129g /km e o consumo combinado a nunciado é de 5,7 l/100 (norma WLTP).
O novo Sorento já está disponível para encomenda, num único nível de equipamento, designado “Concept”. Os preços são de 61 450€ na versão 1.6 T-GDi HEV e de 67 950€ no 1.6 T-GDi PHEV Concept, estando em curso uma campanha a pronto pagamento que reduz os preços de ambas as versões para, respetivamente, 58 950 euros e 65 450 euros. A Astara, representante da marca em Portugal, desenvolveu ainda uma campanha especial para empresas, particularmente focada na versão PHEV, com o preço de 49 990€, acrescido de IVA totalmente dedutível.
No capítulo da segurança, o novo Sorento apresenta como novidade a assistência à Condução em Autoestrada HDA 2.0 com Assistência à Mudança de Faixa e Monitor do Espaço Circundante (SVM) com função de visualização 3D.
Outros equipamentos incluídos de série são o cruise control inteligente baseado na navegação, monitor do ângulo morto, auxílio remoto ao estacionamento e assistência à prevenção de colisões no estacionamento em marcha-atrás.
Um sete lugares PHEV é a aposta da KIA com renovado Sorento que, além das grandes famílias, procura ganhar fôlego nas vendas naquele que é o mais importante mercado nacional, as empresas. Para isso, um SUV com sete lugares, 237 cv e tração integral por 49 900€, para quem pode deduzir o IVA.