Diferente e original novo Sportage tem rosto muito personalizado (Foto KIA)

Traseira traz outra interpretação do novo design da marca (Foto KIA)

Musculado, elegante e com boa postura (Foto KIA)

Herança high-tech herdada do premiado EV6 (Foto KIA)

Consola bem arrumada com seletor de marcha circular (Foto KIA)

Pele sintética também nos forros das portas (Foto SP/Milhas)

Recostos de cabeça integram um prático cabide (Foto SP/Milhas)

Espaço para as pernas e em altura não falta atrás (Foto SP/Milhas)

Saídas de ar condicionado para passageiros da retaguarda (Foto SP/Milhas)

Mala com 587 litros, beneficia da colocação da bateria sob o banco traseiro (Foto SP/Milhas)

Imagem, espaço, conforto, tecnologia, equipamento, dinâmica à altura, qualidade percebida – tem tudo isto o novo KIA Sportage que vem afirmar-se como um SUV muito capaz, tentador e de conquista. É outra prova inequívoca da capacidade da jovem indústria sul-coreana que dá-se o luxo de avançar com dez anos de garantia para um híbrido a custar 36 800€. Chega em Abril.

Marcante na ousadia do estilo, a filosofia dos “opostos unidos” estreada no EV6, a quinta geração do Sportage traz-nos um SUV vistoso, moderno e, a avaliar pelas opiniões que fomos recolhendo, consensual. Tem o dom da originalidade e a mudança. Grelha expressiva e liberta das formas habituais do nariz de tigre, ainda assim reivindicadas, surpreende pelas luzes em losango encaixadas numa expressiva seta muito bem ligada às formas arredondadas lançadas pelo capô. Não há sequer parecido.

O perfil, bem musculado, é discreto mas vincado pela linha cromada que acentua a cintura elegante e é descontinuado para uma segunda linha a meio da custódia, num efeito bem conseguido.

A traseira, na linha atrevida do EV6, apresenta uma concavidade que nasce na base do óculo e acaba por ser um segundo defletor num portão simples, bem resolvido que não dispensa a barra cinza nos para-choques, um reaproveitamento dos triângulos no extremo inferior e um rasto luminoso personalizado com luzes em forma de lâmina ligadas por fina linha horizontal.

Estreia na quinta geração da gama, o novo KIA Sportage HEV é uma prova de capacidade e afirmação do construtor sul-coreano que lança um SUV com tudo para agradar a quem deseja um híbrido capaz, muito bem recheado e com preço de combate

Bem assente em jantes de 18 polegadas, proporções equilibradas o novo KIA Sportage é daqueles automóveis que fixam o olhar e revelam uma postura convincente em estrada.

Modernidade também no interior

O interior é a resposta ajustada a esta imagem de modernidade. Desde logo, também ao EV6, o grande ecrã curvo com dois módulos – painel de instrumentos e infoentretenimento – e um terceiro  ecrã intermutável para controlar os atalhos da informação ou o ar condicionado. Mesmo não tendo teclas ou botões  físicos, é prático, ainda que melhor para a climatização.

Esta solução “condiciona” da melhor forma o tablier, que alberga um eficiente sistema de saídas de ar e se resume a uma lição de bom gosto no casamento dos materiais, plásticos de qualidade, em cima a imitar a pele até com pesponto, inserções ao estilo de fibra de carbono, finas molduras tipo crómio e piano black. Este, o material que predomina na consola, com o selector de marcha circular e, entre outros, os botões da ignição e dos modos de condução, e ainda muito espaço para arrumação (incluindo o carregador wireless) até na caixa sob o apoio de braços bem posicionado. O travão de parque elétrico foi levado para a parte inferior do tablier, ao lado do corte do ESP.

O volante multifunções em pele tem pega e dimensões adequadas e inclui as patilhas da caixa. Liga bem com o ambiente high-tech que se vive a bordo e que inclui cómodos bancos em tecido e pele sintética com apoio lateral e suporte lombar regulável para o condutor.

Bom acesso e espaço atrás, tanto para as pernas como em altura. O túnel é baixo mas penaliza sempre quem se sentar ao meio, que tem a garantia de um recosto menos absorvente, por via da existência de um cómodo apoio de braços com porta copos. Não falta a saída de ar condicionado a partir da consola, nem as entradas USB-C, colocadas nos flancos dos bancos dianteiros. Curiosidade, a existência de cabides associados aos recostos de cabeça.

O banco traseiro tem a inclinação das costas regulável, o rebatimento é tripartido (40x20x40) e pode ser acionado por patilhas na mala. Solução que joga a favor da modularidade e potencia uma mala de boa capacidade 587 litros, com um fundo falso dividido que permite arrumar pequenos objetos.

Prestações e consumos razoáveis

Construído sobre nova plataforma,  Sportage HEV combina o conhecido 1.6 T-GDi com um motor elétrico de ímanes permanentes de 60 cv e uma bateia de polímero de iões e lítio de 1,49 kW. A potência combinada é de 230 cv para um binário de 350 Nm, gerido por uma caixa automática de seis velocidades.

Com prestações razoáveis – 8 segundos de 0 a 100 e 193 km/h em velocidade de ponta –, este Sportage não é repentista nem grande “sprinter”, mesmo que ganhe outra alma quando se aciona o modo Sport. Tem a filosofia do bom estradista, é veloz e mantém bons ritmos, revela-se honesto nas recuperações, aceita bem a condução com recurso ao uso das patilhas, mas a resposta está longe de ser desportiva. Deixando a caixa gerir as coisas, tudo se passa com naturalidade e sem baralhações. Não é um SUV para corridas, mesmo que tenha um comportamento salutar em curva, com uma suspensão firme q.b. e muito bem afinado (ao estilo europeu) no equilíbrio com o conforto. Não acusa em excesso a altura, resistindo sem sobressaltos às mais rápidas transferências de massas. A intervenção do ESP (desligável) é mais discreta do que pode ser o controlo de tração.

A direção podia ser mais direta, apresenta a receita própria de um familiar e nunca penaliza a condução bem agradável deste KIA, onde estamos bem  sentados e experimentamos uma fácil reação de empatia com o carro A travagem parece menos progressiva do que é habitual nestas soluções híbridas em que a regeneração  desempenha papel importante.

Ainda que a oferta em termos de potência seja sempre apelativa, quem compra um híbrido vai obviamente à procura de economia. E mesmo sendo esse, para mim, um dos aspetos em que os coreanos ainda não atingiram “o ponto”, o Sportage HEV não desmerece.

Uma média geral de 5,9 litros aos 100 em 300 quilómetros, a maioria dos quais com quatro pessoas a bordo, é um valor a ter em conta, pouquíssimo superior à media anunciada (5,7), Apenas em auto-estrada, a 120 km/h cravados no cruise control e com o limitador de velocidade a acompanhar a sinalização, os 7 litros redondos parecem ter pouco a ver com aquela prestação. Mas talvez um percurso mais longo permita resultado mais impressivo.

Super recheio de equipamento

Impressivo é o nível de equipamento da versão Tech (topo de gama) que conduzi . Asaber: Iluminação em LED, incluindo máximos automáticos, assistência inteligente e faróis de nevoeiro, condução autónoma de nível 2 com cruise control inteligente, redução de velocidade pela sinalização e stop&go, assistência em descida, travagem automática de emergência, ar condicionado trizona, bancos elétricos (todos aquecidos) com ajuste lombar para o condutor, bancos em tecido e pele, volante multifunções em pele, aquecido e com patilhas para a caixa de velocidades, seletor de modos de condução, câmara traseira, sensores de luz , chuva e estacionamento, chave inteligente e botão de ignição, painel de instrumentos digital Supervision, ecrã tátil de 12,3” com navegação, Bluetooth, e rádio DAB, luz ambiente regulável com 64 cores, carregador wireless, vidros traseiros escurecidos, barras no tejadilho, jantes e 18 polegadas.

Estreia na quinta geração da gama, o novo KIA Sportage HEV é uma prova de capacidade e afirmação do construtor sul-coreano que lança um SUV com tudo para agradar a quem deseja um híbrido capaz, muito bem recheado e com preço de combate.

Na fase de lançamento, a KIA anuncia uma garantia de dez anos ou 200 mil quilómetros, um patamar sem paralelo e desafiante para uma gama completa*.

FICHA TÉCNICA

KIA Sportage HEV Tech

Motor: 1 598 cc, turbo, gasolina

Potência: 180 cv/5 500 rpm

Binário máximo: 265 Nm/ 1 500-4 500  rpm

Motor elétrico: síncrono de ímanes permanentes

Potência: 60 cv/1 600- 2000 rpm

Binário máximo: 264 Nm /1 600 rpm

Bateria: 1,49 kWh, polímeros de iões de lítio

Potência combinada: 230 cv/5 500 rpm

Binário máximo combinado: 350 Nm/1 500-4 500 rpm

Transmissão: caixa automática de seis velocidades, patilhas no volante

Aceleração 0-100: 8 segundos

Velocidade máxima: 193 km/h

Consumo: média – 5,7 l/100 km (WLTP)

Emissões: 129 g/km (WLTP)

Dimensões: c/l/a –  4 515/1 865/1 680 mm

Peso: 2 175 kg  (bruto)

Bagageira: 587/1 776 litros

Preço: 36 800 € /com campanha

*A gama do novo Kia Sportage, além do HEV contará também em estreia com um plug-in, além dos motores a gasolina (o primeiro em comercialização) e Diesel. Os preços em Portugal vão iniciar-se nos 28 750€ (valor com campanhas de lançamento e de financiamento, que totalizam 5 900€) nas versões térmicas a gasolina, enquanto os Diesel se apresentam por 35 300€ (com campanhas). Para a versão PHEV, a Kia preparou uma oferta empresarial de 34 950€ + IVA.

As versões HEV estarão disponíveis no próximo mês de abril, enquanto as unidades diesel e PHEV chegam a Portugal no início do 3º Trimestre.