São 40 anos de história e uma tradição assente em bons resultados comerciais o melhor cartão da visita da sexta geração da pick-up da Mitsubishi, a L200 quando de fala no carro de trabalho, a Strakar quando se alarga o âmbito da utilização ao lazer. Chega agora ao mercado carregada de novidades e se, no mínimo, dá nas vistas, o resto é o que verdadeiramente importa. Guiei e gostei. Tem preços a partir de 32 900 euros.

As pick-ups há muito que deixaram de ser um exemplo de espartanismo. Por fora, muito mais elaboradas esteticamente, por dentro, mais próximas do automóvel comum, mesmo que não deva pedir-se-lhes um nível de qualidade percebida semelhante.

A nova Mitsubishi tem uma imagem na linha do novo design da marca, formas muito vincadas, uma interpretação diferente da ideia de força e capacidade que é incontestável e sai reforçada com a elevação do capô, os faróis mais finas e a integração das luzes de mudança e direção nos para-choques. É outra “cara”. Perfil mais musculado, traseira retocada, está disponível nas versões de cabina dupla (três ou cinco lugares) e Cabina Club. Um resultado interessante.

As novas Mitsubishi L200 Strakar, com motor 2.3 DI-D e 150 cv, prometem continuar a boa carreira em Portugal, enquanto veículos de trabalho ou de lazer. Ao estilo renovado, que lhes reforça a imagem de capacidade, acresce um nível de conforto digno de registo

O interior passa por um novo painel de instrumentos com informação a cores, contempla nova consola e disponibiliza agora o controlo do ecrã multifunções no volante.  É um ambiente bem resolvido para um veículo deste tipo.

Fazer jus à fama

Suspensões revistas, um sistema de tração integral consagrado, a renovada Mitsubishi recebe um motor 2.3 com a contribuição do AdBlue. Debita 150 cv e 400 Nm de binário que podem ser geridos por uma caixa manual de seis velocidades ou uma transmissão automática com igual número de relações. Outra comodidade e, neste caso, algum acréscimo nos consumos e nas emissões.

A minha experiência ao volante aconteceu foi impressiva. Verdade que os 150 cv não constituem potência de espantar, há situações em que mais uns “cavalitos” vinham a calhar – mas, claro, não estamos a falar de uma máquina…. De todo o modo, a pick-up da Mitsubishi faz jus à fama é agradável de guiar no alcatrão, onde garante andamentos interessantes e um nível de conforto digno de registo. Nas estradas mais exigentes, estreitas e com mau piso, dá conta do seu caráter e, na terra, está como peixe na água. O desembaraço corresponde ao que dela se espera, mesmo em andamentos mais forçados. A nota de surpresa vai para o acerto da suspensão que, entre saltos e ressaltos, faz o seu trabalho a preceito assegurando confiança e, também neste caso, conforto acima das expetativas. Pelo menos, das minhas expetativas. Uma experiência convincente.

Dois sistemas 4×4

A Mitsubishi continua a disponibilizar versões 4×2, mas mantém caraterísticas referenciais para a opção 4×4. Neste caso, há dois sistemas part-time 4WD: o mais convencional permite selecionar, no botão rotativo da consola, entre os modos 2WD e 4WD sem para o veículo e a velocidades abaixo dos 100 km/h. É assim assegurada a distribuição do binário de forma fixa para os dois eixos. Para as situações complicadas, não faltam as baixas selecionáveis com o veículo parado.

Está também disponível o Super Select 4WD-II que acrescenta um diferencial central ao sistema e permite usar a pick-up como um 4×4 permanente com capacidade para otimizar a distribuição do binário entre os dois eixos consoante as necessidades. Este diferencial é bloqueável passando a uma utilização convencional do 4×4. As mudanças podem ser feitas em andamento, até aos 100km/h. Obviamente, continua a existir a posição de baixas.

Os níveis de equipamento são dois: Invite, para a versão de trabalho; Intense, para a versão de lazer. No primeiro, não faltam vidros eléctricos à frente e atrás, espelhos retrovisores com regulação eléctrica, jantes de 16” (em ferro ou de liga leve) e pneus 245/70 R16, volante em pele com comandos áudio e bluetooth, cruise control e limitador de velocidade (ambos apenas na cabina dupla) e ar condicionado manual. A Strakar acrescenta à oferta jantes em liga leve de 18” e pneus 265/60 R18, sensores de luz e de chuva, faróis de nevoeiro, câmara traseira, ar condicionado automático, sistema SDA, Super Select 4WD-II, aviso de desvio de faixa LDW e sistema de mitigação de colisão frontal FCM (estes dois apenas na cabina dupla), entre outros.

A 1st Edition existe apenas em cabina dupla, tem visual exclusivo. Jantes de 18” com pneus AT, bancos em papel e aplicações camel nas portas.

Os preços variam entre os 32 900 euros para a versão Cabina Club  e os 35 150 ou 37 150 para as Intense Strakar 4WD com Cabina dupla de três lugares com caixa manual ou automática. A 1st Edtion custa 40 700 euros.

As novas Mitsubishi L200 Strakar prometem continuar a boa carreira em Portugal, enquanto veículos de trabalho ou de lazer. Ao estilo renovado, que lhes reforça a imagem de capacidade, acresce um nível de conforto digno de registo.

FICHA TÉCNICA

Mitsubishi L200 Strakar 1.st Edition

Motor: 2 268, Diesel. Injeção commom-rail, start/stop

Potência: 150 cv/3 500 rpm

Binário máximo: 400 Nm/ 1 750-2 250 rpm

Transmissão: 4×4, caixa manual de seis velocidades

Ângulos TT: ataque – 30º; ventral – 24ª; saída – 22º; inclinação lateral – 45º

Velocidade máxima: 174 km/h

Aceleração 0-100: N/D

Consumo: combinado WLTP – 8,8 l/100

Emissões CO2: 231 g/km

Caixa de carga: 1,3 m3

Preço: 40 700 euros; desde 32 900 euros (4×2)