O elétrico Hyundai IONIQ 5 está a ser comercializado com uma bateria mais potente, agora também 77,4 kWh. Era esperado, já existia na marca, e com a novidade ganha a oferta portuguesa. Outra autonomia, 507 quilómetros prometidos no combinado, 711 em cidade para as mesmas prestações. Custa 54 340€ (com financiamento) e fica ainda melhor na fotografia.
Mais pesado 25 quilos e com mais 13 cv de potência (228), o IONIQ 5 não deixa que se perceba grande diferença na capacidade dinâmica. Com o mesmo binário, 350 Nm, é mais rápido um décimo de segundo na aceleração 0-100 e consegue os mesmo 185 km/h em velocidade de ponta. A insignificância nos números suficientes para um elétrico do lote dos bem credenciados! Já em termos de consumo, ficando muito próximo do anunciado, 17,4 kWh face aos prometidos 17, a versão com a bateria de menor capacidade (72,6 kWh) tinha assegurado melhor eficiência:15,4 kwh.
É claro que não há dois percursos iguais, mesmo percorrendo todo o tipo de estrada, em condições semelhantes, quatro passageiros e ar condicionado ligado, autoestrada aos regulamentares 120 km/h. Como de costume, utilizei o i-pedal, na procura da melhor capacidade de regeneração, particular em que o Ionic responde muito bem.
Fazendo as contas pela capacidade útil da bateria (72,6 kWh), e tomando a média de 17,4 conseguida em 217 quilómetros, a autonomia andaria pelos 417 quilómetros, mas o computador de bordo prometia mais 240 ou seja 457 quilómetros.
Maior autonomia é o argumento do Hyundai Ionic 5 com a bateria de 77,4 kWh. O resto, num combinado bem feito, passa pelo estilo arrojado, espaço, conforto, equipamento, prestações e consumos razoáveis, além dos sete anos de garantia
Custa penalizar um ou outro resultado mesmo atendendo aos 507 quilómetros prometidos. Maior contenção no ritmo, que até nem passou das marcas, dispensa do ar condicionado, valeriam, por certo, outros números. Mas essa não me parece a melhor forma de avaliar um elétrico. Até porque o IONIQ 5 oferece, de série, uma capacidade de carregamento ultrarrápido de 800 V, ou de 400 V, sem a necessidade de componentes adicionais ou adaptadores. Com um carregador de 350 kW, carrega dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos e para alcançar 100 km de autonomia bastam cinco minutos de carregamento.
Familiar espaçoso com temperamento adequado
De resto, importa considerar que o familiar sul-coreano é isso mesmo – um familiar. Desde logo, pelo espaço e conforto que proporciona, beneficiando da plataforma plana dedicada aos elétricos do grupo que permite potenciar o aproveitamento integral do habitáculo. Estamos num crossover do segmento C que oferece atrás o espaço próprio dos automóveis da oferta acima – há três metros de distância entre eixos. E até a bagageira, com 527 litros (pode chegar aos 1 587) garante capacidade generosa.
Familiar também no temperamento da máquina. Tração traseira, 215 cv o IONIQ 5 proporciona quele despacho próprio do elétrico com 350 Nm de binário que despertam logo ao toque no acelerador e calcula-se o que isso significa de simplificação numa ultrapassagem.
Grafismo diferente e fundo claro para os dois ecrãs do grande painel de informação IONIQ 5Familiar, ainda, porque, apesar disto, o conforto está em primeiro lugar neste Hyundai, silencioso, claro, e bem insonorizado ao ponto de nem nas zonas marítimas mais ventosas se dar pelos comuns ruídos aerodinâmicos e sopros que, às vezes, incomodam na paz dos elétricos. É um pormenor a considerar na agradabilidade e condução, só que, com uma suspensão muito suave e absorvente o IONIQ 5 não tem temperamento desportivo, brilha menos nas zonas sinuosas se lhe pedirmos agressividade e comportamento assertivo a curvar. Ora, nessas situações até a direção menos direta não ajuda e o melhor é levantar o pé e fruir aquilo que o automóvel tem de melhor.
Equipamento invejável
Em termos de equipamento, este Vanguard+ conta com praticamente tudo quanto está hoje disponível. A saber: chave inteligente e botão de arranque, head-up display de realidade aumentada, cruise control inteligente, ecrã tátil de 12,3 polegadas com navegação, sistema de som Bose, câmaras de marcha atrás e de 360 graus, conectividade Android Auto e Apple CarPlay, carregador wireless, patilhas de regeneração no volante, consola central deslizante, travão de parque elétrico, deteção de ângulo morto, travagem de emergência, assistência de manutenção à faixa de rodagem e condução autonóma de nível 2, bancos dianteiros elétricos aquecidos e ventilados, bancos traseiros aquecidos, puxadores de portas embutidos automáticos, bagageira automatizada, sistema de estacionamento à distância, sensores de luz, chuva e estacionamento, iluminação full LED, ar condicionado automático, bizona, jantes em liga de 19 polegadas.
Maior autonomia é o argumento do Hyundai IONIQ 5 com a bateria de 77,4 kWh. O resto, num combinado bem feito, passa pelo estilo arrojado, espaço, conforto, equipamento, prestações e consumos razoáveis, além dos sete anos de garantia.
Quanto a garantias, sete anos sem limite de quilómetros, oito anos ou 160 000 quilómetros para a bateria de alta voltagem.
FICHA TÉCNICA
Ioniq 5 Vanguard+ 77kW
Motor: síncrono de íman permanente, traseiro
Bateria: 77,4 kWh, iões de lítio; 697 V
Potência: 228 cv
Binário: 350 Nm
Transmissão: velocidade única, tração traseira
Aceleração 0-100: 7,3 segundos
Velocidade máxima: 185 km/h
Autonomia (WLTP): 711 km (686 em meio urbano)
Eficiência energética: 17 kWh/100 km
Carregador de bordo: 10,5 kW trifásico
Tempos de carga: standard – seis horas e nove minutos; rápida a 50 KWh, 56 minutos; a 350 kWh, 18 minutos
Peso: 2 015 kg
Dimensões: (c/l/a) – 4 635/1 890/ 1 605 m
Bagageira: 527/ 1 587 litros; 57 litros à frente
Preço: 59 340€; 56 340€, com campanha de financiamento