Nova grelha, com símbolo N, marca a diferença (Foto Hyundai Newsroom)

Pisar afirmativo num SUV que parece agarrado à estrada (Foto Hyundai Newsroom)

Traseira muito elaborada ganha expressão com defletor e grandes escapes (Foto Hyundai Newsroom)

Pequenos retoques e diferença significativa no ambiente (Foto Hyundai Newsroom)

No modo Sport, vermelho domina a cor da instrumentação (Foto Hyundai Newsroom)

Teclas e um botão atuam modos desportivos (Foto Hyundai Newsroom)

Também no ecrã central, informação para utilização desportiva (Foto Hyundai Newsroom)

Modos de condução básicos e tração comandam-se na consola (Foto Hyundai Newsroom)

Bancos desportivos cómodos e com bom apoio (Foto Hyundai Newsroom)

Espaço não é aspeto referencial (Foto Hyundai Newsroom)

Jantes cinzentas de 19" com pinças dos travões em vermelho (Foto Hyundai Newsroom)

Este é um daqueles automóveis de que quando se fala convém ir logo ao final: uma bela máquina, um pequeno SUV de se lhe tirar o chapéu. Tudo dito? Nada disso! Há muito para contar sobre o Hyundai Kauai N, tração dianteira com motor 2.0 e 280 cv e uma garra que conquista ao sabor de um cocktail em que tudo parece surgir na dose certa. Custa 47 300€, mas também, valha a verdade, não é para todos.

“Vestido” com gosto, assumindo com garbo a imagem de agressividade que lhe confere personalidade própria, o Kauai N convida a uma análise ao seu “corte”. A diferente grelha dianteira, com o N em destaque; a silhueta com as cavas da roda na cor da carroçaria, as belas jantes cinzentas em liga de 19”, a saia lateral bicolor; enfim, a traseira poderosa marcada pelo aileron de dupla asa no prolongamento do tejadilho e o defletor em que encaixam os escapes de grande dimensão reforçando a imagem de força e poder representam combinação conseguido. Bem feito!

A diferença mais importante está sob o capô, a receita do i30 N, motor 2.0 turbo, 280 cv e 392 Nm de binário, caixa automática de dupla embraiagem com oito velocidades, no caso a versão chamada N DCT, semelhante a uma transmissão manual na resposta e rapidez – e é mesmo…

Um SUV desportivo convincente este Hyundai Kauai N que junta a invejável pacote eletrónico um motor cheio de garra e alma a capacidade de suportar a potência de 280 cv com eficácia e de a gerir muito bem com uma caixa automática de oito velocidades

Depois é a eletrónica que, por exemplo, ao  NTS (N Track Sense Shift),  sistema para adaptar a caixa à condução em pista, acrescenta o NGS (N Grin Shift) o qual, em 20 segundos, maximiza o rendimento da caixa a tal ponto que é preciso esperar outros 40 segundos para o voltar a utilizar… É só premir o botão vermelho no volante. E partindo do princípio que já acionou a tecla, também no volante, a qual lhe disponibilizou o máximo da capacidade nos modos N ou Custom, a fazer “pirraça” ao civilizado Sport que se aciona, a par com o Normal e o Eco num botão na consola. Também não falta o launch control…

Parece necessário um curso para gerir isto tudo que até só é parte do que o Kauai N disponibiliza, oferecendo diferentes configurações no painel de instrumentos e contando no ecrã tátil central com uma função N, Performance Data System que exibe dados de condução como a potência, binário e pressão do turbo, além de integrar temporizador de curva e aceleração e, claro, um cronómetro para o volta-a-volta…

Plataforma à altura do pacote eletrónico

É um fartote em cima de uma plataforma, que se sabia com capacidade para mais, e a qual conta com um sistema de suspensão controlada eletronicamente  e cuja rigidez, como é lógico, pode ser ajustada. A exemplo do que, aliás, acontece com a tração. Eficaz o amortecimento, verdade, razoavelmente confortável, mas capaz de merecer alguns reparos de quem viaja no banco traseiro.

Naturalmente, o controlo de estabilidade pode ser desligado num SUV que nem dispensa o travão de mão convencional, assim com possibilidades de ser posto ao serviço da condução…

O catálogo é extenso e o melhor é passar à condução, uma experiência que, em pouco tempo, impressiona. Para começar, pela alma do motor, a forma como sobe nas rotações e a caixa – que parece cada vez melhor – se desembaraça, ao som da música especial, de timbre grave, no modo que expressa toda a capacidade do Kauai.

Depois, pela estabilidade e a capacidade de resistência às mudanças bruscas de direção, às transferências de massas naqueles encadeados de curvas em que uma direção muito direta ajuda e a mordacidade dos travões (quatro discos ventilados e sobredimensionados) convida a atrasar a desaceleração e o autoblocante dianteiro não é despiciendo. Um gozo que ganha dimensão quando nos lembramos de que este Kauai acelera de 0 a 100 em 6,4 segundos, atinge os 240 km/h e… nem parece um SUV.

Verdade que a posição de condução é um nadinha mais alta, como é próprio de um SUV, também que os excelentes bancos desportivos, com bom encaixe e apoio contribuem para uma posição agradável ao volante, aquele multifunções de boa pega e dimensões ajustadas, imagem superdesportiva potenciada ainda pelas teclas da caixa que permitem a experiência do comando sequencial com razoável rapidez.

Entre a máquina e o carro da família…

Enquanto carro da família, este Kauai permite uma gestão razoável do binómio potência/consumo, atendendo a que estamos perante um 2.0 litros com muita alma. De todo o modo, sem surpreender. Com quatro pessoas a bordo e ao ritmo do passeio de fim de semana, registei 9,2 litros aos 100; em autoestrada, 7,9 na média de um percurso feito nos dois sentidos, com o cruise-control nos 120 km/h; a média final foi de 10,9. Quando se lhe pede que mostra o que vale, é natural entrar, facilmente, pela casa dois dígitos. Não há milagres.

O resto é o que se sabe do Kauai. Em termos de espaço, vulgar à frente, o suficiente atrás. Habitabilidade não é um dos pontos seus fortes. Mesmo que o túnel seja baixo, quem se sentar atrás não tem muito desafogo e até o espaço para os pés é limitado. Melhores são o acesso, a altura do tejadilho e o apoio dos bancos, com bom suporte para as pernas, ainda que com aquela filosofia de comodidade marcada pelas espumas rígidas.

A bagageira tem 361 litros (vai até aos 1143 com os bancos rebatidos – 60×40 –, os quais não formam uma superfície plana), capacidade que não passa da vulgaridade.

Em termos de equipamento, pacote completo: chave inteligente com botão satrt/stop ar condicionado automático; carregador de smartphone sem fios ; cruise control inteligente com Stop&Go; diferencial autoblocante dianteiro; entradas USB à frente e atrás; head up display ; launch control; retrovisores exteriores com ajustamento elétrico, aquecimento e recolha elétrica;  faróis e luzes diurnas em LED; jantes forjadas em liga leve de 19”; vidros escurecidos; bancos em pele, aquecidos à frente e rebatíveis atrás (60×40); computador de bordo com ecrã “de 10,25′ policromático; pedais em alumínio; ecrã tátil de 10,25”, rádio DAB, Bluetooth, navegação e Bluelink; volante em pele perfurada ajustável em altura e profundidade; segurança Hyundai Smart Sense – travagem autónoma de emergência , manutenção à faixa de rodagem, controlo automático dos máximos, de alerta de fadiga do condutor, câmara de estacionamento traseira com guias; sensores de chuva, luz e de estacionamento; indicador de perda de pressão dos pneus.

Um SUV desportivo convincente este Hyundai Kauai N que junta a invejável pacote eletrónico um motor cheio de garra e alma a capacidade de suportar a potência de 280 cv com eficácia e de a gerir muito bem com uma caixa automática de oito velocidades.

A garantia é de sete anos sem limite de quilómetros.

FICHA TÉCNICA

Hyundai Kauai N 2.0 T-GDi Performance Pack

Motor: 1998 cc, turbo, gasolina

Potência: 280 cv/5 500 – 6 000 rpm

Binário máximo: 392 Nm/2 100 – 4 700

Transmissão: caixa automática de dupla embraiagem com oito velocidades, patilhas no volante

Aceleração 0-100: 5,5 segundos (com launch control)

Velocidade máxima: 240 km/h

Consumo: combinado – 8,6 WLTP

Emissões CO2: 196 g/m WLTP

Peso: 1569 kg

Dimensões: (c/l/a) – 4 215/1 800/1 550 mm

Bagageira: 361/1143 litros

Preço: 47 300€ (44 800€ com financiamento)