Um título de Carro do Ano Europeu e dez anos depois, o Opel Insignia recebe novo fôlego. A operação passa por um retoque na estética, novas motorizações, com destaque para um tricilíndrico 1.5 turbodiesel com 122 cv, e uns quantos pormenores para valorizar este familiar que continua a contar com versões berlina e carrinha e a opção desportiva com tração integral. Os preços arrancam nos 35 860 euros.
O design dos faróis, com uma nova geração do sistema adaptativo IntelliLux salta à vista, bem como a grelha, mais larga e ligada às luzes diurnas. A compor o rosto ainda a integração dos faróis de nevoeiro nas entradas de ar inferiores. Na traseira, o Grand Sport, a exemplo do que acontecia na carrinha, apresenta as saídas de escape integradas em ranhuras no para-choques.
Este apuramento serviu também para melhorar a aerodinâmica, beneficiada por uma cortina na grelha dianteira, a qual, segundo a Opel, ajuda na redução dos consumos – verificam-se melhorias até 18 por cento – e baixa as emissões de CO2.
No interior, a diferença passa pela solução habitual destas visitas à esteticista: novos forros de vários tipos (tecido, couro e alcantara) e o recurso a apontamentos cromados, no sentido de acentuar o requinte.
Cara lavada, motores renovados, com Diesel 1.5 Turbo tricilíndrico de “combate”, equipamento revisto e enriquecido, sempre uma opção desportiva, o Opel Insignia alinha-se a preceito para um momento em que as vendas atendem à necessidade de uma resposta ao setor empresarial
Em matéria de equipamento há também melhorias, entre elas o realce vai para uma nova geração do faróis IntelliLuz, os quais agora contam com 168 elementos de LED em vez dos anteriores 32. O sistema, que funciona sempre em máximos, proporciona maior área iluminada e corta com mais eficiência as linhas de encandeamento para os veículos em sentido contrário.
Dois Diesel e um motor a gasolina
Para dar expressão a tudo isto, a gama propõe, para as duas carroçarias, dois Diesel tricilíndricos 1.5 Turbo com 122 cv de potência e 300 Nm de binário máximo; e 2.0 com 174 cv e 380 Nm de binário máximo. Para ambos, caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações, com comando sequencial em patilhas no volante
No topo de gama continua o GSI, 2.0 Turbo a gasolina a debitar 230 cv e 350 Nm de binário, capacidade gerida em exclusivo por uma transmissão automática de nove velocidades. Um “must” desta versão é a tração integral com vectorização de binário, suspensão controlada eletronicamente e um sistema de travagem com servo freio eletro-hidráulico que utiliza os Brembo com pinças de quatro êmbolos.
A tração às quatro rodas com vectorização de binário é inédita neste segmento. Neste sofisticado sistema, lembra a Opel, em vez de um diferencial traseiro convencional surgem dois módulos de embraiagens multidiscos que asseguram a transferência perfeita de potência entre as duas rodas traseiras, em todas as situações.
A gama distribui-se por quatro níveis de equipamento, disponíveis em ambas as variantes de carroçaria Grand Sport (berlina de cinco portas) e Sports Tourer (carrinha). O Insignia Business Edition aponta aos utilizadores de frotas, enquanto os níveis GS Line, Ultimate e GSi constituem propostas mais abrangentes.
Equipamento melhorado
O equipamento de série de todos é completo, integrando travão de estacionamento elétrico, ar condicionado com comando eletrónico de duas zonas, espelhos retrovisores exteriores aquecidos reguláveis eletricamente, banco do condutor regulável em oito vias com apoio de pernas extensível, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, sensor de luz, e controlo automático médios-máximos. No domínio da segurança, todos os Insignia oferecem câmara dianteira com deteção de peões e travagem automática de emergência, indicador de distância para o veículo da frente, alerta de colisão dianteira iminente e alerta de saída de faixa com correção automática da direção.
Estão ainda disponíveis alerta de ângulo cego, cruise-control com travagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, estacionamento automático e head-up display.
Preços competitivos
Os preços da nova gama Insignia iniciam-se nos 35 860 euros nas variantes Grand Sport, e 37 210 euros nas Sports Tourer. O topo de gama Insignia Grand Sport GSi é proposto por 55 160 euros.
No que respeita a campanhas de financiamento, há um Renting de 399 euros (48 meses/80 000 km) para o Insignia Sports Tourer 1.5 Turbo D Business Edition. A mesma versão a carrinha pode ser adquirida com uma entrada de 20 por cento e mensalidade de 356 euros durante 72 meses.
A Opel oferece condições a clientes empresariais que permitem colocar o Insignia no patamar mais baixo de Tributação Autónoma (inferior a 27 500 euros), com uma aposta forte na versão Business Edition com equipamento de série de topo, onde se incluem fecho centralizado de portas sem chave, espelhos retrovisores exteriores aquecidos com regulação elétrica, rebatíveis eletricamente e com luz de orientação, rádio Multimedia NaviPro, painel de instrumentos digital, câmara traseira, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com deteção traseira e lateral de obstáculos, e porta da bagageira elétrica com sensor de pé no caso do Insignia Sports Tourer.
Cara lavada, motores renovados, com Diesel 1.5 Turbo tricilíndrico de “combate”, equipamento revisto e enriquecido, sempre uma opção desportiva, o Opel Insignia alinha-se a preceito para um momento em que as vendas atendem à necessidade de uma resposta ao setor empresarial.