Nova grelha, outros para-choques, diferente assinatura luminosa para o renovado T-Roc (Foto Newsroom VW)

Um SUV que soube manter-se atual (Foto Newsroom VW)

Compacto, bom pisar, robusto para as dimensões (Foto Newsroom VW)

Cabrio continua a ser oferta original no segmento (Foto Newsroom VW)

Quatro lugares num convertível bem nascido (Foto Newsroom VW)

Solução simples para ocultar a capota em tecido (Foto Newsroom VW)

Imagem agressiva para explorar os 300 cv da versão R (Foto Newsroom VW)

Para fazer a diferença, a sonoridade dos escapes Akaprovic (Foto Newsroom VW)

Luzes IQ LED Matrix em opção para a versão R (Foto Newsroom VW)

Cinco anos depois de um lançamento que somou sucessos, o VW T-Roc desperta para novo ataque ao mercado. O SUV de Palmela, também o mais vendido da marca em Portugal, renasce com o inevitável facelift e até uma versão específica para o nosso País. Na base, o mesmo carro, mas cara lavada e muitas novidades. Boa jogada: até porque há melhor preço para mais equipamento.

Sem surpresa, o T-Roc passou pela esteticista e recebeu umas injeções de botox… Daí, faróis dianteiros em LED de série e faixa de luz na grelha nas versões com iluminação Matrix, faróis diurnos com nova assinatura, grelha redesenhada e novos para-choque herdados do velho R-Line. Atrás, também luzes em LED, piscas dinâmicos nas versões de topo, jantes entre 17 e 19 polegadas e três novas cores para o tejadilho nas mais vistosas versões bitom.

Nada que verdadeiramente surpreenda, mas um indiscutível  refrescamento que ganha expressão na melhoria da qualidade do interior, sobretudo no tablier, com o material  (slush) almofadado na parte superior e com um pespontado a sugerir outro nível e preocupação com a imagem. Há uma clara melhoria na qualidade percebida, que junta materiais como o piano black, frisos prateados e tecidos agradáveis ao toque e o mesmo estilo muito alemão, sóbrio, mas nem por isso menos jovem.

Duas opções de carroçaria para um SUV com presença (Foto Newsroom VW)

Ao cabo do cinco anos, o VW T-Roc, quando ainda regista resultados de fazer inveja a muitos, acrescenta à prova de vida uma interessante operação de cosmética, acompanhada de um importante incremento da qualidade percebida

Digital cockpit de série, sistema de infoentretenimento (MIB3) com ecrã até 9,2 polegadas (de acordo com a versão) e nova moldura, volante à imagem do novo Golf, bancos ErgoActive de 14 vias, ar condicionado climatronic com função  touch e nova manete de velocidades para a caixa DSG, e aí temos um T-Roc actualizado que se dispersa por quatro níveis de equipamento a partir de uma base honesta: T-Roc, Life, Style, R-Line. Travel assist e cruise-control inteligente são outros exemplos de tecnologia que chega ao T-Roc.

Outra novidade é uma versão especial exclusiva do mercado nacionaal. Com a sugestiva designação T-Roc@pt  vem equipado de série com: tablier em “Slush”, rádio “Ready to Discover”, digital cockpit, faróis dianteiro em LED, Easy Open/Easy Close, Park Assist, retrovisores rebatíveis eletricamente, jantes em liga leve 17” “Johannesburg”, vidros traseiros escurecidos, ar condicionado “Climatronic” bizona com comandos “touch”; wireless App Connect; barras de tejadilho em preto, volante multifunções em couro. Estará disponível com as motorizações 1.0 TSI 110cv (três cilindros) e 1.5 TSI 150cv este também com caixa DSG de sete velocidades. Estes dois motores a gasolina são complementados na gama com dois Diesel TDI com 2.0 litros e as potências de 115 e 150cv.

A máquina e o cabrio

A oferta do VW T-Roc, que mantém a mesma plataforma, continua a incluir a versão a exclusiva versão cábrio e o muito especial R, a máquina da família.

Prazer a céu aberto, o T-Roc Cabrio é um quatro lugares com uma capota eletro-hidráulica em tecido maleável com três camadas, a exemplo do Beetle e do Golf. Em forma de Z, dobra para trás dos bancos e tem um tempo de operação de nove segundos. O sistema de proteção do descapotável é ativado instantaneamente na iminência de um possível capotamento, protegendo o condutor e os passageiros com duas placas colocadas atrás dos encostos de cabeça traseiros que abrem para cima numa fração de segundo. Reforços adicionais da carroçaria compensam a ausência de um tejadilho fixo. Com uma bagageira limitada a 284 litros, é proposto nas duas motorizações a gasolina.

O mais irreverente da família continua a ser o T-Roc R com o motor 2.0 de 300 cv e 400 Nm de binário. Capaz de acelerar de 0 a 100 em 4,9 segundos com launch control, tração integral inteligente 4Motion, caixa DSG de sete velocidades de série capacidade de travagem adequada à capacidade é um “diabrete” que atinge os 250 km/h e não dispensa o modo R (de Race) para o melhor desempenho.

Para-choque específicos, com entradas de ar e defletores em preto tem imagem ainda marcada pelas duas ponteiras escape duplas com o som marcante das “panelas” Akrapovič que pesam menos sete quilos e asseguram visual distinto.

Um volante desportivo redesenhado e opcionalmente os bancos desportivos  ajudam a construir imagem especial.

O T-Roc que, logo na versão Style 1.0 de oferece mais (faróis em LED, digital cockpit, park assist, espelhos rebatíveis eletricamente e tablier em “slush”) por quase o mesmo preço, 29 865€, custa 35 027 na versão 1.5 DSG. Os Life, para as mesmas motorizações, tem os preços, respetivamente, de 28 862€ e 24 264€. Os diesel são propostos desde 34 816€ e 43 662€. O R custa 56 526€. Ainda não há valores para as versões Cabrio.

Ao cabo do cinco anos, o VW T-Roc, quando ainda regista resultados de fazer inveja a muitos, acrescenta à prova de vida uma interessante operação de cosmética, acompanhada de um importante incremento da qualidade percebida.