Novo emblema em destaque num 308 de personalidade vincada (Foto Automobiles Peugeot)

Maior distância entre eixos contribui para perfil poderoso (Foto Automobiles Peugeot)

Traseira foi desenvolvida no túnel de vento (Foto Automobiles Peugeot)

Qualidade em alta num ambiente agradável e moderno (Foto Automobiles Peugeot)

Informação digital e efeito 3D a partir da versão GT (Foto Automobiles Peugeot)

Efeito tridimensional parece ter vindo para ficar (Foto Automobiles Peugeot)

Ecrã tátil de 10" com botões de atalho (Foto Automobiles Peugeot)

Botão de arranque e comandos de marcha no topo da consola (Foto Automobiles Peugeot)

Seletor de modos de condução e travão de parque elétrico também na consola (Foto Automobiles Peugeot)

Carregador wireless está disponível em compartimento prático (Foto Automobiles Peugeot)

Tweeters do sistema áudio Focal na molura do parabrisas (Foto Automobiles Peugeot)

Bancos AGR em pele e alcantara, cómodos e com bom apoio (Foto Automobiles Peugeot)

Mais 55 mm entre eixos melhoram habitabilidade traseira (Foto Automobiles Peugeot)

Mais uma variação de uma assinatura luminosa única (Foto Automobiles Peugeot)

Nova "pisada" para as garras nas luzes traseiras (Foto Automobiles Peugeot)

Tomada de carregamento "espelha" o depósito de gasolina (Foto Automobiles Peugeot)

Símbolo Hybrid discreto no portão gtraseiro (Foto Automobiles Peugeot)

Jantes de 18" adiamantadas exclusivas no GT Pack (Foto Automobiles Peugeot)

Radiografia do sistema híbrido da Peugeot (Foto Automobiles Peugeot)

A versão híbrida plug-in é a vedeta da companhia do novo Peugeot 308, mais um produto na linha do momento alto que vive a marca francesa. Conduzi a berlina mais potente, 225 cv, e experimentei aquela sensação de empatia que se estabelece com um automóvel bem feito e conseguido. E, no final, percebi que era difícil encontrar grandes motivos de crítica. Promete! O preço será o menos simpático: desde 44 500€.

A estreia do novo logótipo da Peugeot, retro e moderno, dominador na proeminente grelha do 308, sublinha a personalidade do automóvel. Capô alongado, guarda-lamas bem esculpidos, para brisas recuado e mais inclinado, silhueta com muito caráter assente num flanco simples, traseira vincada por um longo spoiler que é elemento distintivo. E, claro, sempre uma assinatura luminosa especial, as presas do leão à frente, as garras com nova “pisada” atrás. Esta é uma daqueles berlinas de aspecto dinâmico que fixa o olhar e parece consensual.

Não é tudo. O 308 ganhou 11 centímetros no comprimento, mede 4,28 metros, é mais largo 5 cm e perdeu 2 cm, em altura. Está mais equilibrado nas proporções e ganhou presença. Também porque cresceu 55 mm na distância entre eixos, o que se reflete na habitabilidade, sobretudo no banco traseiro, com mais espaço para as pernas. A mala encolheu ligeiramente, mas 373 litros são capacidade aceitável.

Por dentro, deparamos com excelente evolução do i-cockpit num habitáculo de bom ambiente e exemplo na qualidade cada vez mais próxima do premium que a Peugeot reclama.

Belo automóvel este Peugeot 308 Hybrid  maior e mais cómodo. Estética arrojada, bom gosto e qualidade num interior de imagem cada vez mais premium, bem equipado, faz jus na dinâmica aos 225 cv, tem consumos simpáticos. Só o preço pode desgostar alguns…

Informação sempre 100 por cento digital no painel de instrumentos, grafismo 3D a partir das versões GT, como a que conduzi, o 308 conta agora com um ecrã táctil de dez polegadas que inclui i-toggles virtuais configuráveis para os atalhos, entre eles a climatização. A Peugeot percebeu que o minimalismo tem limites… O volante, sempre pequeno, achatado em cima e em baixo é parte indissociável da imagem e mesmo quem não goste vai acabar por habituar-se. A consola está bem arrumada e, como o ecrã, foi pensada para ser acessível ao passageiro.

O sistema de infoentretenimento foi melhorado, está mais rápido, admite a personalização, espelha o telemóvel através de ligação wireless e permite a ligação em simultâneo de dois equipamentos por bluetooth. E, claro, há reconhecimento por voz.

Combinação de motores permite resposta impressiva

Esta berlina 308 Hybrid combina o PureTech 1.6 de 180 cv com um motor elétrico de 110 cv acoplado a uma caixa automática de oito velocidades. A associação garante 225 cv e um binário máximo de 360 Nm. E daí 7,5 segundos de 0 a 100 e 235 km/h em velocidade de ponta, números simpáticos para um PHEV.

A resposta deste conjunto é impressiva e mais ainda quando se aciona o modo Sport e se experimenta mais vivacidade. A caixa de velocidades desembaraça-se muito bem e as patilhas no volante podem ajudar numa condução mais empenhada, mesmo que a resposta não seja um modelo de rapidez.

Uma equilibrada afinação do chassis garante comportamento marcante. A direção perdeu peso mas não deixa de ser direta e adequada e a suspensão assenta agora num compromisso que valoriza mais o conforto sem beliscar a dinâmica e garante temperamento em curva sempre assertivo. Bem divertido de conduzir.

Números honestos no consumo e autonomia elétrica

No que diz respeito à autonomia elétrica, consegui 45 quilómetros contra os 59 prometidos, mas apenas metade desta distância foi em percurso urbano. Estou convencido de que facilmente se consegue melhor. Nos primeiros 100 quilómetros e já com quatro pessoas a bordo, em ritmo de passeio, o computador de bordo registou 3,7 litros/100 km. Em modo híbrido, o consumo andou pelos 6,6 em autoestrada, com o cruise control nos 120 km/h. Enfim, em 240 quilómetros, 6,4 de média geral. O acumulado registado indicava 7 litros redondos para 1600 quilómetros. Números que considero honestos e, já se sabe, dependentes sempre da frequência dos carregamentos  que garantem outra economia.

A propósito, se tiver uma wallbox de 7,4 kW, basta 1h55 para “atestar” a bateria (o carregador embarcado para isso custa 400€). Numa tomada standard (8A) e com carregador de 3,7 kW a carga completa leva 7h50. No caso da tomada reforçada (16A), precisará de 3h50.

Em termos de equipamento o GT Pack que conduzi conta com Active Safety Brake (noturno e peões); ajuda ao estacionamento dianteiro e câmara de marcha-atrás, Visio Park 360º; Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos digital 3D de 10’’ personalizável; navegação conectada com ecrã tátil de 10” e ecrã com i-Toggles virtuais e personalizáveis; grelha dianteira específica em preto com verniz; aplicações cromadas e entradas de ar em preto brilhante; volante multifunções em pele; ar condicionado automático; driver sport pack; condução semiautónoma; alargadores de para choques dianteiro e na zona lateral inferior da carroçaria; faróis Matrix LED; estofos em pele sintética, alcantara e knit; jantes em liga leve de 18’’ adiamantadas; banco do condutor AGR elétrico e com memória; bancos dianteiros aquecidos e com sistema de massagens, sistema Hi-Fi Focal. Eram extras a pintura branca nacarada (750€), carregador embarcado de 7,4 kW (400€) e tejadilho panorâmico de abrir em vidro (950€)

Belo automóvel este Peugeot 308 Hybrid maior e mais cómodo. Estética arrojada, bom gosto e qualidade num interior de imagem cada vez mais premium, bem equipado, faz jus na dinâmica aos 225 cv, tem consumos simpáticos. Só o preço pode desgostar alguns…

 

FICHA TÉCNICA

Peugeot 308 GT Pack Hybrid 225 cv

Motor: 1598 cc, gasolina

Potência: 180 cv/6 000 rpm

Binário: 250 Nm/1 750 rpm

Motor elétrico: síncrono de indução permanente, dianteiro

Potência: 110 cv/2 500 rpm

Binário: 320 Nm – 500/2 500 rpm

Bateria: iões de lítio, alta tensão, 12,4 kWh (102 kW)

Potência combinada: 225 cv

Binário combinado: 360 Nm

Transmissão: caixa automática de oito velocidades, patilhas no volante

Aceleração 0-100: 7,5 segundos

Velocidade máxima: 235 km/h

Consumo: misto – 1,2 litros/100 km (WLTP)

Autonomia elétrica: 59 km (WLTP)

Emissões CO2: 26 g/km

Peso: 1 633 kg

Dimensões: (c/l/a) 4 367/1 859/1 441 mm

Bagageira: 373/1 273 litros

Preço: 48 650€, versão ensaiada; GT Pack, 46 550€; GT desde 44 500€