Nova fase para um estilo familiar (Foto Newsroom Lexus)

Tratamento sugestivo do conjunto da traseira (Foto Newsroom Lexus)

SUV com personalidade e imagem de peso (Foto Newsroom Lexus)

Mudar, adaptar e não exagerar na modernidade (Foto Newsroom Lexus)

Consola simples com comando circular para o seletor de marcha (Foto Newsroom Lexus)

Ecrã tátil com 14 polegadas e muitas funções (Foto Newsroom Lexus)

A surpresa: não há porta-luvas (Foto Newsroom Lexus)

Carregador e ligação sem fios para smartphones (Foto Newsroom Lexus)

A qualidade do costume em termos de áudio (Foto Newsroom Lexus)

Conforto habitual para passageiro e acompanhante (Foto Newsroom Lexus)

Espaço e comodidade nos lugares traseiros (Foto Newsroom Lexus)

Ambiente especial a bordo com tejadilho panorâmico (Foto Newsroom Lexus)

Bagageira promete boa capacidade para um elétrico (Foto Newsroom Lexus)

Solução original para substituir a grelha e manter a identidade (Foto Newsroom Lexus)

Assinatura luminosa diurna não dispensa o "L" (Foto Newsroom Lexus)

Trabalho apurado numa traseira em esculpida (Foto Newsroom Lexus)

A plataforma dedicada aos elétricos que faltava na marca (Foto Newsroom Lexus)

Imagem para um futuro que começa em 2023, a direção por fios (Foto Newsroom Lexus)

É o primeiro elétrico da Lexus concebido enquanto tal. Plataforma dedicada, quatro rodas motrizes, 313 cv de potência, bateria de 71,4 kWk e autonomia na casa dos 400 quilómetros. Alarga a oferta dos SUV, já pode ser encomendado em Portugal, mas falta ainda o preço. Chega no início de 2023, carregado de tecnologia, imagem que não engana e o luxo do costume. Designação: RZ 450e.

A Lexus trouxe um modelo pré-série a Portugal, para uma apresentação, apenas estática, como prova de confirmação de que a marca de luxo da Toyota continua a sua afirmação entre os Premium e, depois do UX 300e, abraça definitivamente o preconizado futuro elétrico europeu, jogando com o RZ 450e as cartadas necessárias para se bater com as regras “finais” das metas de 2030.

Apuramento do estilo fusiforme típico, a Lexus anuncia um novo capítulo nesse rumo. E aquilo que nos marca é o tratamento impactante dado ao espaço da grelha, na cor da carroçaria, escurecida de ambos os lados. Silhueta suave, traseira marcada por um spoiler dividido e pela barra traseira luminosa, este é um automóvel que não podia ter outro emblema.

O interior acompanha a tendência do visual mais limpo e minimalista, painel de instrumentos reduzido, head-up-display e um grande ecrã central de 14 polegadas.  O resto é uma consola com um controlo circular para o comando de marcha. Tudo isso marcado, como de costume, por uma qualidade exemplar.

Muita tecnologia, design de continuidade, espaço e qualidade nos materiais e construção, prestações e autonomia que não surpreendem, uma bateria que promete longa duração e a primeira direção by-wire acompanham o RZ 450e, primeiro elétrico de raiz da Lexus

Rodas puxadas aos extremos, dimensão razoável (4,80 m) e grande distância entre eixos (2,85 m) valorizam a habitabilidade que já não é surpresa nas plataformas dedicadas, como a e-TNGA, que  integra a bateria de iões de lítio no chassis e com a colocação dos componentes otimizada, contribui para a redução de peso, boa distribuição de massas e robustez, além de baixar o centro de gravidade e melhorar a dinâmica do RZ.

Direct4, a tração integral super rápida

O novo Lexus elétrico tem um motor por eixo (204 cv à frente e 109 cv atrás)  os quais operam em conjunto com o sistema de tração integral Direct4 que ajusta a distribuição a potência de acordo com as condições de condução. A polarização do binário dianteiro/traseiro pode ser ajustada de zero a 100 ou vice versa em milissegundos, superando qualquer sistema mecânico, segundo a Lexus.

A marca ainda não pode anunciar números definitivos quanto à autonomia, a qual, espera, ultrapasse os 400 quilómetros no ciclo combinando WLTP, valor que não impressiona. De todo o modo, anuncia um consumo de 18 kW/100 km, eficiência essa que estará na linha da frente da oferta elétrica e espelha a experiência do grupo neste domínio.

A bateria, uma das principais preocupações no desenvolvimento do RZ, poderá conseguir reter 90% da capacidade ao cabo de 10 anos de utilização, promessa a ter em conta.

Em termos de prestações, o RZ 450e promete uns significativos 5,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e a mais modesta velocidade de ponta de 160 km/h. São números vulgares num elétrico com 313 cv e 435 Nm de binário.

Volante tipo manche, sem coluna de direção, com grau de viragem reduzido a 150 graus (Foto Newsroom Lexus)

Estreia mundial da direção by wire

Uma das grandes novidades do Lexus RZ 450e será a estreia, anunciada para 2023, da primeira direção By-wire, isso mesmo, por fios e sem qualquer ligação mecânica. Batizada One Motion Grip, com um volante parecido com uma antiga manche de avião permitirá ao condutor, segunda a marca, detetar menos oscilação do volante em estradas irregulares e usufruirá de estabilidade do controlo e correção em ventos cruzados fortes, a par de um excelente desempenho em linha reta, em estradas inclinadas.

“Os engenheiros da Lexus garantiram que o sistema transmite feedback em todos os momentos, mantendo uma forte conexão entre o condutor e o automóvel. Também foram incluídos processadores “fail-safe”(infalíveis) e uma fonte de alimentação de emergência, para o caso do sistema perder a sua fonte de alimentação principal”, explica a Lexus

O sistema, que será opcional, exige menos esforço ao condutor. Um movimento de 150 graus é o suficiente para atingir o grau de viragem máxima e sempre sem sobrepor as mãos nas mudanças de direção.

Entre outras novidades conta-se um tejadilho panorâmico com proteção térmica e luminosidade ajustável. Ainda um aquecimento radiante, com saídas ao nível dos joelhos. Ume outro contribuem para reduzir a carga do ar condicionado.

Assistente de bordo, assistência à manutenção da faixa de rodagem sem mãos, assistente de condução proativo, com assistência de direção proativo – usa a câmara frontal para determinar o ângulo da curva, ajustando a direção de forma adequada na aproximação e na sua execução –, novo monitor que avalia o comportamento do condutor à procura de sinais de fadiga ou distração, retrovisor digital (por câmara) são outras tecnologias disponíveis.

Enfim, muita tecnologia, design de continuidade, espaço e qualidade nos materiais e construção, prestações e autonomia que não surpreendem, uma bateria que promete longa duração e a primeira direção by-wire acompanham o RZ 450e, primeiro elétrico de raiz da Lexus.

É esperar para ver!