Sempre a crescer, a BYD entra em 2025 com um novo modelo em Portugal, o Sealion 7, mais um grande SUV desportivo que vai propor duas baterias, tração integral ou apenas traseira, espaço, boa dotação de equipamento, autonomias entre 482 e 502 km, e preços a partir dos €47 990.
Estilo familiar, solução fastback a reforçar as formas de grande coupé, frente em “X” com faróis flutuantes, cintura dupla numa silhueta que recebe músculo nos ombros, teadilho arqueado, rematado por uma traseira alta que nasce sob o defletor em forma de rabo de pato na muldura da quinta porta. As óticas traseiras, unidas por um fio luminoso, dão continuidade aos LED em forma de gotas de água. Com os seus 4,83 metros de comprimento, o Sealion 7 é um 100% elétrico sóbrio e moderno, com imagem de robustez e boa postura em estrada.
Construção impressiva, acabamentos e materiais de escolha superior, este Sealion 7 tem maior distância entre eixos do que o Seal (2,93 metros) e não surpreende por isso que sobre o fundo quase plano se desfrute de espaço e conforto e possa mesmo pensar-se em transportar um quinto passageiro com alguma naturalidade.

A bagageira não coloca problemas com 520 litros de capacidade e a modularidade permite, rebatendo os bancos, chegar aos 1 789 litros. Há ainda um frunk sob o capô com 58 litros de capacidade, o suficiente para transportar os cabos ou mesmo uma pequena mala.
O ambiente a bordo é marcado pelo tradicional minimalismo e dependência quase absoluta do grande ecrã central de 15,6 polegadas que pode assumir posição horizontal ou vertical. Este monitor, possui o software mais recente da BYD, que traz uma interface reformulada capaz de mostrar uma renderização 3D completa do carro. Isto permite que os utilizadores utilizem os elementos visuais para ativar itens, como abrir janelas ou portas, em vez de pesquisar através de uma lista de funções.
Baterias laminares de 82,5 e 91,3 kWh integradas na estrutura
“Potente e atlético”, como sublinha a marca chinesa, o Sealion 7 – também o sétimo modelo da oferta em Portugal – é proposto como é costume, com baterias LFP de tecnologia laminar de 82,5 e 91,3 kWh. A bateria integra toda a estrutura do veículo, com a parte superior do conjunto a servir de piso do habitáculo. Esta solução, que contempla uma estrutura de alumínio semelhante a um favo de mel de alta resistência, aumenta a segurança e rigidez torsional.
A bateria maior alimenta a versão Excellence, um tração às quatro rodas que põe no chão a potência de 590 cv e o binário de 690 Nm. Este valor é conseguido pela junção ao motor traseiro de 230 kW – a unidade de série mais veloz do mundo (23 000 rpm)! – um motor dianteiro de 160 kW. Significa isto a possibilidade de acelerar de 0 a 100 em 4,5 segundos e atingir os 215 km/h num SUV que pesa 2 435 kg…
O Sealion 7 é a sétima carta que a BYD joga no mercado nacional, no qual já conquistou um título de Carro do Ano, com o Seal, e regista resultados comerciais em subida assinalável, à custa de uma gama variada que, além dos 100% elétricos, já oferece também híbridos plug-in.
A autonomia anunciada pele BYD vai até aos 502 km no ciclo combinado WLTP. Capaz de carregar a 230 kW, são precisos 24 minutos, num posto rápido, para levar a bateria dos 10 aos 80% da carga.
A versão de tração traseira, Comfort, dispõe do mesmo motor de ímanes permanentes, com 348 cv e 380 Nm de binário. Acelera de 0 a 100 em 6,7 segundos e atinge os mesmos 215 km/h em velocidade de ponta. A autonomia prometida é de 482 km no ciclo combinado. A capacidade de carregamento é inferior, só até 150 kW, e daí 32 minutos para levar a bateria a recuperar dos 10 até aos 80% do total.
Muita tecnologia e equipamento
Não faltam tecnologias de assistência ao condutor e de segurança, caso do DiPilot 10 com uma mistura de sensores de radar e um sistema de vídeo multifuncional para ajudar a fornecer assistência inteligente ao condutor, como o Adaptive Cruise Control. O BYD Sealion 7 está equipado de série com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmara de 360 graus, controlo de velocidade adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, controlo inteligente de limite de velocidade, alerta de colisão frontal e traseira, alerta de trânsito cruzado dianteiro e traseiro e travagem de trânsito cruzado, aviso de saída de faixa, controlo inteligente de iluminação, radar de ângulo morto, travagem automática de emergência, detetor de fadiga do condutor, aviso de abertura de portas, controlo de manutenção em faixa e alerta de atenção do condutor.
A versão do BYD Sealion 7 mais acessível, Comfort, possui bancos dianteiros aquecidos e ventilados, bancos traseiros aquecidos, entrada e arranque sem chave, controlo de temperatura bizona, ecrã giratório touchscreen da BYD com 15,6 polegadas, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, carregamento de smartphone sem fios, um par de portas USB para passageiros dianteiros e traseiros e tecnologia Vehicle-to-Load (V2L) que permite alimentar itens domésticos (até 3,3 kW) e tem ainda de série jantes de 19 polegadas. A versão mais equipada, Excellence conta com jantes de 20 polegadas, e diferencia-se também pelos interiores em Nappa e um head-up display.
Em matéria de preços, o Sealion 7 custa €47 990 na versão Confort e €56 490 na mais equipada Excellence. Em matéria de garantia geral, seis anos ou 150 000 Km; para a bateria, oito anos ou 200 000 km (SOH até 70%); para o motor, oito anos ou 150 000 km.
A BYD lançará, este ano, ainda mais dois modeles, o Atto 2, um B-SUV, previsto para Fevereiro, e um mini Dolphin, a comercializar em Maio.
O Sealion 7 é a sétima carta que a BYD joga no mercado nacional, no qual já tem um título de Carro do Ano, com o Seal, e regista resultados comerciais em subida assinalável à custa de uma gama variada que, além dos 100% elétricos, já oferece também híbridos plug-in.