Um concurso com três décadas de história

Citroën C4, a comodidade habitual e um estilo novo (Foto Stellantis Media Center)

Cupra Formentor, uma máquina à espanhola (Foto SEAT Media)

Hyundai Tucson, a força e ousadia dos sul-coreanos (Foto Hyundai Media)

SEAT Leon, revolução numa gama completa (Foto SEAT Media)

Skoda Octavia, o reinado do espaço e mais modernidade (Foto Newsroom SIVA)

Toyota Yaris, a virtude do híbrido e de fazer sempre melhor (Foto Toyota Media )

Volkswagen ID.3, a promessa cumprida de um elétrico diferente (Foto Newsroom SIVA)

Já são conhecidos os sete finalistas do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal: Citroën C4, Cupra Formentor, Hyundai Tucson, Seat Leon, Skoda Octavia, Toyota Taris e Volkswagen ID.3 foram os eleitos pelos 20 jornalistas a quem está confiada a decisão de encontrar o sucessor do Toyota Corolla.

A escolha resultou de uma primeira votação em que os jurados elegerame ordenaram valorativamente os sete finalistas de um lote de 34 automóveis. E fizeram-no depois de terem testado todos os veículos a concurso. A sequência da apresentação da lista dos finalistas resulta, no entanto, de ordenação alfabética.

O vencedor será revelado em 10 de março, altura em que ficarão a conhecer-se também os melhores do ano em seis segmentos distintos do mercado: Citadino, Familiar, Desportivo/Lazer, SUV Compacto, Elétrico e Híbrido.

Estão a concurso os seguintes modelos em versões específicas:

Citadino do Ano     

Hyundai i10 1.0 T-Gdi N-line

Hyundai i20 1.2 Mpi 84cv Confort

Honda e Advance

Toyota Yaris Hybrid Premier Edition

Desportivo / Lazer do Ano        

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2.9 V6 Bi-Turbo 510 Cv AT8 Q4

Cupra Formentor 2.0 TSI 310 Cv

Suzuki Swift Sport 1.4 Boosterjet Mild Hybrid 48V

Volkswagen Golf GTI

Elétrico do Ano

Citroën ë-C4 Shine

Fiat 500 Elétrico Cabrio 87kW 118 Cv la Prima

Kia e-Niro

Mazda MX-30 e-Skyactiv (35,5 kWh) 145 Cv First Edtion

Opel Corsa-e Elegance

Peugeot e-2008 GT

Volkswagen ID.3 Plus

Familiar do Ano        

Audi A3 30 TFSI S-Line

Citroën C4 1.2 Puretech 130 EAT8 Shine

Hyundai i30 SW 1.0 TGDI N-Line

Honda Jazz 1.5 HEV Executive

Škoda Octavia Break 2.0 TDI STYLE 150 cv DSG

Seat Leon 1.5 eTSI FR DSG 7v 150 Cv

 SUV / Compacto do Ano    

Ford Kuga 2.0 MHEV Diesel ST-Line X

Ford Puma ST- LINE 1.0 Ecoboost 125 Cv

Hyundai Tucson 1.6 TGDI 48v MT Vanguard

Hyundai Kauai 1.0 TGDi Premium 2020

Škoda Kamiq 1.0 TSI STYLE 116 Cv DSG

Híbrido do Ano

Honda Crosstar 1.5 HEV Executive

Jeep Renegade Limited 1.3 Plug In Hybrid 190 Cv

Kia Xceed PHEV 1.6 Gdi 6DCT PHEV First Edition

Hyundai Tucson HEV Vanguard

Opel Grandland X Hybrid Ultimate

Renault Captur E-TECH PHEV

Seat Leon 1.4 PHEV 204 Cv DSG

Toyota Yaris Hybrid Premier Edition

Volkswagen Golf GTE

Para esta edição, a organização volta a selecionar cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, os quais vão ser apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final.

Foram candidatos ao título máximo: Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, Audi A3, Cupra Formentor, Citroën C4, Ford Kuga, Ford Puma, Fiat 500, Hyundai i10,Hyundai i20, Honda e Honda Crosstar, Hyundai Tucson, Hyundai Kauai, Hyundai i30, Honda Jazz, Mazda MX-30, Peugeot 2008, Renault Captur, Seat Leon, Škoda Kamiq, Škoda Octavia, Suzuki Swift Sport, Toyota Yaris, Volkswagen Golf e Volkswagen ID.3.

Pode ler os testes de todos eles nas Experiências do Milhas.

O concurso é uma iniciativa do semanário “Expresso” e da SIC Notícias e o Motor24 conta-se entre os meios de informação que integram o júri.