Linhas do capô retocam nova fisionomia de família (Foto Media Room Skoda)

Mais comprido e mais baixo, mais equilibrado (Foto Media Room Skoda)

Traseira compacta remata boa postura em estrada (Foto Media Room Skoda)

Boa construção supera o excesso de plástico (Foto Media Room Skoda)

Novo sistema de infoentretenimento com três escolhas (Foto Media Room Skoda)

Pormenor diferenciador na pala do painel de instrumentos (Foto Media Room Skoda)

Novas formas para as saídas de ar laterais (Foto Media Room Skoda)

Ambiente discreto, típico da marca checa (Foto Media Room Skoda)

Como sempre, espaço e conforto no banco traseiro (Foto Media Room Skoda)

Bagageira referencial: 380 litros que chegam aos 1 190 com os bancos rebatidos (Foto Media Room Skoda)

Luzem sempre bem trabalhadas, com tecnologia LED (Foto Media Room Skoda)

Óticas traseiras com "rasto" inconfundível (Foto Media Room Skoda)

Tejadilho panorâmico de série no First Edition (Foto Media Room Skoda)

Maior e mais espaçoso, nova plataforma, enriquecido na tecnologia e identificado com o novo estilo da marca, o mesmo três cilindros 1.0 a gasolina (80/95/110 cv), sem propostas eletrificadas, a qualidade do costume, aí está o novo Skoda Fabia que propõe três níveis de equipamento e preços a partir de 19 272€.

Construído sobre a plataforma MQB-A0, já usada por todos os “primos” do grupo, o Fabia ganhou assim mais 9,4 cm na distância entre eixos, muito bem aproveitados em favor de um dos domínios em que a Skoda de destaca, a habitabilidade, principalmente no banco traseiro. E tudo é melhor por que também a largura aumentou 4,8 cm, bem como o comprimento 11 cm (4,11 metros no total), alterações que se fazem sentir noutro domínio em que a emblema checo tradicionalmente marca pontos: a bagageira, a maior do segmento, com mais 50 litros de capacidade e chega agora a uns muito razoáveis 380 litros de capacidade (1190 com os bancos rebatidos). E há mais 108 litros de capacidade nos espaços criados no habitáculo.

Com as suas cinco portas e estes atributos, o Skoda Fabia é um automóvel com alguma transversalidade. Serve um público jovem, mas afirma-se também como proposta muito séria entre aqueles que podemos chamar de pequenos familiares destinados aos condutores sem necessidade de automóveis com grandes motores nem muita potência.

Novo Skoda Fabia afirma-se como um compromisso equilibrado e continua a ser uma referência em matéria de habitabilidade e espaço de carga. O três cilindros 1.0 permite mais economia e a nova plataforma assegura comportamento mais eficaz. Tem argumentos para justificar o preço

Sóbrio no estilo, mais baixo, o que equilibra mais as proporções, imagem de família sublinhada pela grelha inconfundível, formas simples que privilegiam um ótimo resultado aerodinâmico (Cx e 0,28), muito trabalhado e que passa por lâminas ativas na entrada de ar dianteira, inclui as conhecidas cortinas de ar e chegou à parte inferior da carroçaria, “protegida” por 12 painéis em vez de três… Há muito de inovador que não se vê a valorizar o Fabia. A Skoda atribui a este desenvolvimento um ganho de 0,2 litros aos 100 a 120 km/h.

Construção inspira confiança

No interior manda o plástico, negro e rígido, sem superfícies almofadadas, a frieza é amenizada pelo design fresco e a decoração, também ela sóbria, mas importante é que, apesar disto, prevalece uma qualidade de construção que inspira confiança. O painel de instrumentos digital, o conhecido virtual cockpit (disponível logo no segundo nível da oferta) traz o indispensável toque de modernidade, rematado pelo ecrã central (entre as 8 e as 9,2 polegadas) com renovado software e grafismo atualizado. Há três sistemas para escolher.

Depois o Simply Clever ajuda e convence nos aspetos práticos. Desta vez, estreiam-se, por exemplo, um novo clip para cartão de crédito ou bilhete de estacionamento, e o elástico porta canetas na consola; porta copos removível entre os bancos dianteiros;  compartimento de armazenamento flexível para a bagageira, também com tapete reversível; e um quebra sol dobrável para o tejadilho panorâmico opcional. Pequenos pormenores que significam sempre algo de prático no quotidiano.

As motorizações EVO “saídas” do três cilindros 1.0 são o MPI de 80 cv, o TSI declinado nas potências de 95 e 110 cv. Ainda não há decisão quanto a uma possível comercialização do 1.5 TSI de 150 cv. Os menos potentes contam com uma caixa manual de cinco velocidades, o mais “vitaminado” pode ter a caixa manual de seis velocidades ou um transmissão DSG de sete velocidades.

Ambos os motores têm injeção direta e operam no ciclo Miller e são anunciados como mais económicos.

A utilização da plataforma modular MQB-A0, possibilitou soluções de segurança ativa e passiva melhoradas e inclui agora sistemas de assistência antes reservados exclusivamente a veículos de um segmento superior: assistência em viagem, ajuda no estacionamento, aviso de manutenção na faixa de rodagem, reconhecimento de sinais, avisos de aproximação frontal lateral,  com proteção preditiva de peões e eiclistas e assistente de manobras estão disponíveis pela primeira vez no Fabia. Além disso, pode agora ser equipado com até nove airbags.

Aumento dos dispositivos de segurança

Os três níveis de equipamento disponíveis são: Ambition, First Edition e Style. Mais tarde está previsto o Monte Carlo. Todos oferecem seis airbgs com limitador de velocidade, travagem de emergência, sensores de luz, chuva e parqueamento traseiro, só vidros elétricos dianteiros (numa primeira fase), sistema de infoentretenimento com seis altifalantes, bluetooth e volante multifunções em pele, jantes em liga. Os First Edition, versão especial de lançamento, acrescentam jantes maiores (17 polegadas), tejadilho panorâmico, faróis bi-LED, cockpit virtual, sun set e poio de braços Jumbo box.

Aversão de entrada custa 19 272€; ao First Edition, estão disponíveis a partir de 21 221€;o topo de gama Style, arranca nos 23 492€.

O novo Skoda Fabia afirma-se como um compromisso equilibrado e continua a ser uma referência em matéria de habitabilidade e espaço de carga. O três cilindros 1.0 permite mais economia e a nova plataforma assegura comportamento mais eficaz. Tem argumentos para justificar o preço.

No que respeita a prestações e consumos, registe:

MPI 85 cv/93 Nm 0-100 km/h, 15,5s; velocidade máxima, 179 km/h;  consumo combinado, 5 l/100 km

TSI 1.0 95 cv/175 Nm – 0-100 km/h, 10,6; velocidade máxima, 195 km/h;  consumo combinado, 5 l/100 km

TSI 110 cv/200 Nm – 0-100 km/h, 9,7 s (9,6 s*); velocidade máxima, 205 km/h;  consumo combinado, 4,9 l/100 km (5,49 l/100 km*)

*Valores com caixa DSG