Grelha fechada e um para-choques retocado (Foto Newsroom SIVA)

Longa distância entre eixos permite automóvel muito espaçoso (Foto Newsroom SIVA)

Traseira elegante para uma limusina sóbria (Foto Newsroom SIVA)

Passagem do tempo faz-se notar, mas a qualidade continua em alta (Foto Newsroom SIVA)

Tomada de carregamento "esconde-se" atrás da grelha (Foto Newsroom SIVA)

Combinação de motores garante 218 cv de potência (Foto Newsroom SIVA)

Jantes específicas de 17 polegadas (Foto Newsroom SIVA)

Designação iV, muito discreta na tampa da mala (Foto Newsroom SIVA)

Baterias sob os bancos traseiros roubam espaço à bagageira (Foto Newsroom SIVA)

A carrinha Skoda Superb iV (designação para PHEV) tem merecido rasgados elogios, a limusina não lhe fica atrás! Ao espaço notável, assinaláveis padrões de qualidade e à imagem de sobriedade sobre linhas elegantes pontua em ambos um sistema híbrido plug-in que permite combinar potência interessante e resultados de consumo e autonomia elétrica que alinham com as melhores ofertas. Os preços da limusina começam nos 41 494€.

Na base do primeiro eletrificado da Skoda está a solução que combina o conhecido 1.4 TSI com um motor elétrico de 85 kw o que leva à potência combinada de 218 cv, geridos pela versão de seis velocidades da conhecida transmissão DSG. A bateria tem 13 kwh. Grande (4,86 m) e relativamente pesado (1730 kg), nem por isso a limusina checa perde a vivacidade q.b. para um familiar. É um automóvel que nos proporciona condução muito agradável, também porque se despacha bem e, mesmo sem explosões, responde com naturalidade às solicitações do pé direito sobre o acelerador.

A Skoda promete uma autonomia elétrica na casa dos 55 km (um botão na consola permite selecionar o modo elétrico). Pelos consumos que realizei, acredito haver algum optimismo neste valor, praticando andamentos normais, mesmo em cidade, onde isso mais conta e rende. Entre 42/45 km parece-me que até será fácil; mais é um desafio… à forma de acelerar, ao aproveitamento de todas as possibilidades de regenerar energia, e à paciência.

Iniciada por cima, a eletrificação da Skoda começou por propor um Superb Plug-in com 218 cv de potência, prestações e resultados de consumo interessantes, além de dinâmica convincente. Uma proposta a ter em conta para quem quer um familiar referencial no espaço, muito confortável e agradável de guiar

Optei pelo modo híbrido, arranquei com 90% da capacidade da bateria e isso significou 87 quilómetros à média de 4,4 l/100, com autoestrada pelo caminho e a velocidade compatível até ficar sem carga. Os primeiros 100 quilómetros valeram a média de 5 litros redondos. Em autoestrada, em modo híbrido, o computador de bordo marcou 5,1 l/100, números razoáveis para uma oferta do género.

Silêncio, espaço e conforto

As mudanças no sistema são impercetíveis e só o silêncio do motor elétrico faz diferença, mesmo que o nível de insonorização esteja em bom plano e contribua para um nível de conforto de um familiar muito competente neste aspeto. Como também no espaço, todo o desafogo à frente para evitar o conflito de cotovelos, quase um salão atrás, numa oferta que continua a ser referencial.

No que respeita à bagageira, como não há milagres e as baterias ocupam lugar, perde espaço e em vez dos fantásticos 625 litros dos modelos de combustão, garante 485 (vai até 1610 com os bancos rebatidos), ainda assim um valor que não é para todos. Registo para o facto de haver espaço para os cabos de carregamento sob o fundo. A capacidade do depósito de gasolina foi também reduzida de 66 para 50 litros, o que não impede uma autonomia combinada da ordem dos 850 quilómetros.

A surpresa maior acaba por ser a forma como o Superb supera as dimensões e o peso em termos dinâmicos, num andamento mais vivo naquelas estradas que exigem agilidade e resistência ao rolamento. Boa posição de condução, direção adequada em termos de peso e desmultiplicação, o maior dos Skoda, em modo Sport (e as escolhas são mais quatro: Eco, Normal, Confort e Pessoal), faz com naturalidade, depressa e transmitindo confiança, aquilo que outros só conseguem com algum “esforço”.

Diferenças apenas ao nível do pormenor

As diferenças que distinguem o plug-in são poucas, sendo a mais evidente a grelha fechada, que esconde a tomada de carregamento, os para-choques redesenhados e a sigla iV,muito discreta, na tampa da bagageira. As jantes de 17 polegadas são também específicas do modelo e mais fechadas para reduzirem o atrito.

O sistema de infoentretenimento, computador de bordo e a instrumentação (neste caso analógica) foram adaptadas às necessidades de um PHEV.

A versão que guiei foi a mais barata da oferta e, como seria de esperar, registam-se lacunas pouco habituais para um familiar deste nível, a pedir algum requinte. Ainda assim, travagem automática, monitorização dos pneus, sensor de estacionamento gtraseiro completado por grafismos no ecrã, ar condicionado bizona, bancos dianteiros com apoio lombar, cruise control com limitador de velocidade, cinco modos de condução, sensores de luz e chuva, start/stop com regeneração na travagem, chapéu de chuva no apoio de braço do condutor, sistema de infotainement com bluetooth,  rádio com oito altifalantes, carregamento de telemóvel por indução, voice control,  kit anti furo, faróis LED Basic com luzes diurnas e faróis de nevoeiro na mesma tecnologia. Jantes em liga de 17 polegadas.

Iniciada por cima, a eletrificação da Skoda começou por propor um Superb Plug-in com 218 cv de potência, prestações e resultados de consumo interessantes, além de dinâmica convincente. Uma proposta a ter em conta para quem quer um familiar referencial no espaço, muito confortável e agradável de guiar.

Resta dizer que para carregar a bateria do Skoda Superb iV conta com a noite se usar uma tomada doméstica; uma wallbox de 36 kWh reduz a operação para três horas e meia.

 

FICHA TÉCNICA

Skoda Superb iV Limusina Ambition

Motor: 1395 cc, gasolina, turbo, intercooler – 156 cv

Motor elétrico: síncrono de magneto permanente ( AC) – 116 cv

Potência combinada: 218 cv

Transmissão: caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades e patilhas no volante

Aceleração 0-100: 7,7 segundos

Velocidade máxima: 224 km/h

Consumo: 1,5 l/100

Emissões CO2: 36 g/km

Bateria: 13 kWh, iões de lítio

Carregamento: com wallbox d 3,6 kWh 3,30 horas

Peso: 1730 kg

Dimensões: (c/l/a) – 4869/1864/1488 mm

Bagageira: 485/1670 litros

Preço: 42 034€, versão ensaiada: desde 41 494€