Imagem inconfundível criada a partir de muitas heranças estéticas (Foto Newsroom Stellantis)

Proporções equilibradas num SUV com 4,53 m de comprimento (Foto Newsroom Stellantis)

Rasto luminoso como que replica a originalidade dos faróis full LED (Foto Newsroom Stellantis)

Ambiente de filosofia desportiva respeita uma tradição bem adaptada às novas tecnologias (Foto Newsroom Stellantis)

Digitalização encaixa perfeitamente na imagem desportiva (Foto Newsroom Stellantis)

Desportividade não implica sacrifício da imagem de conforto (Foto Newsroom Stellantis)

Trilobo dianteiro, com escudeto e grelhas mantém agressividade (Foto Newsroom Stellantis)

Bem conseguida a transposição da solução tripla das luzes (Foto Newsroom Stellantis)

Veloce, um dos acabamentos do modelo com jantes de grandes dimensões (Foto Newsroom Stellantis)

O Alfa Tonale,  SUV que a marca italiana considera um novo capítulo na sua história com a abertura à eletrificação, chega a Portugal em Junho numa versão híbrida de 130 cv.  Pode já ser encomendado e vai custar 39 000€ no lançamento, através de uma enriquecida Edizione Speciale. Para mais tarde, uma versão com 160 cv, um musculado Plug-in  de tração integral (275 cv) e até um Diesel (130 cv).

Estilo marcante, com uma série de heranças estéticas – como a grelha trílobo e a original iluminação à frente e atrás –  e formas que o aproximam do Stelvio, o novo SUV, posicionado no competitivo segmento C do mercado, transporta aquele espírito muito especial do emblema italiano. É isso que “respiramos” num interior de estilo muito próprio e desportivo, qualidade percebida sempre cada vez mais convincente e um nível de habitabilidade à altura da concorrência, sobretudo atrás.

O Tonale Edizione Speciale é um tração dianteira que combina um bloco 1.5 turbo de quatro cilindros (ciclo Miller) com um motor elétrico de 20 cv alimentado por uma bateria de 48 volts. A potência são 130 cv para um binário de 240 Nm com uma espécie de e-boost através dos 55 Nm de binário do motor elétrico, sensíveis nas acelerações mais fortes. A transmissão é garantida por uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades e patilhas no volante.

Esta solução permite o arranque elétrico, andamento limitado a baixa rotação e designadamente em manobras de parque também com emissões zero, além da capacidade do Tonale para “velejar”.

Estilo familiar para uma imagem inconfundível e sempre desportiva (Foto Newsroom Stellantis)

Primeiro passo na eletrificação da Alfa Romeo, o Tonale, bem vestido numa imagem desportiva, chega como um SUV de conquista com a menos potente (130 cv) versão híbrida, bem equipada e a preço concorrencial (39 000€), antes de um sempre tentador Diesel e de um musculado PHEV (275 cv)

Dotado de autoblocante eletrónico para garantir um máximo de tração, o Tonale, tem uma e suspensão que consiste numa arquitetura independente do tipo McPherson. E, explica a Alfa, “a geometria no eixo dianteiro é otimizada para mudanças de direção rápidas e precisas. Isto reduz a distorção da direção, limitando a aplicação de filtros de software e otimizando o controlo da direção das rodas dianteiras. Na traseira, a exclusiva geometria de três braços assegura uma resposta rápida e o nível mais elevado de aceleração lateral em curva.

Conforto e eficácia em suspensão desenvolvida com a Koni

“Por último, mas não menos importante”, acrescenta, “a suspensão do Tonale utiliza a tecnologia Frequency Selective Damping (FSD) – desenvolvida em colaboração com a Koni, parceiro tecnológico histórico da Alfa Romeo – para melhorar o desempenho”, tanto em termos de comportamento como de conforto.

Não foram ainda revelados os dados relativos a prestações e consumos.

A informação é totalmente digital, incluindo um painel de instrumentos com 12,3” e um ecrã central tátil de 10,25”. Está equipado com um sistema de infoentretenimento totalmente novo, dotado de sistema operativo Android personalizável e conectividade 4G com atualizações Over-the-Air (OTA); também disponibiliza conteúdo, funcionalidades e serviços que estão sempre atualizados.

O equipamento da Edizione Speciale contempla jantes de liga leve de 20″; pinças de travão vermelhas; iluminação adaptativa Matrix Full LED; vidros escurecidos; patilhas em alumínio para controlo da transmissão; acesso mãos-livres; porta traseira com abertura automática; ecrã tátil do sistema multimédia com 10,25″ e com controlos por voz e navegação; compatibilidade Apple Car Play e Android Auto; zona de carregamento sem fios para smartphones; volante desportivo em pele; regulador de velocidade adaptativo; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmara traseira de apoio ao estacionamento; reconhecimento de sinais de trânsito.

Primeiro passo na eletrificação da Alfa Romeo, o Tonale, bem vestido numa imagem desportiva, chega como um SUV de conquista com a menos potente (130 cv) versão híbrida, bem equipada e a preço concorrencial (39 000€), antes de um sempre tentador Diesel e de um musculado PHEV (275 cv).

A uma garantia alargada de cinco anos, a Alfa Romeo junta oito anos ou 150 00 quilómetros para as baterias.