O Alfa Tonale, SUV que a marca italiana considera um novo capítulo na sua história com a abertura à eletrificação, chega a Portugal em Junho numa versão híbrida de 130 cv. Pode já ser encomendado e vai custar 39 000€ no lançamento, através de uma enriquecida Edizione Speciale. Para mais tarde, uma versão com 160 cv, um musculado Plug-in de tração integral (275 cv) e até um Diesel (130 cv).
Estilo marcante, com uma série de heranças estéticas – como a grelha trílobo e a original iluminação à frente e atrás – e formas que o aproximam do Stelvio, o novo SUV, posicionado no competitivo segmento C do mercado, transporta aquele espírito muito especial do emblema italiano. É isso que “respiramos” num interior de estilo muito próprio e desportivo, qualidade percebida sempre cada vez mais convincente e um nível de habitabilidade à altura da concorrência, sobretudo atrás.
O Tonale Edizione Speciale é um tração dianteira que combina um bloco 1.5 turbo de quatro cilindros (ciclo Miller) com um motor elétrico de 20 cv alimentado por uma bateria de 48 volts. A potência são 130 cv para um binário de 240 Nm com uma espécie de e-boost através dos 55 Nm de binário do motor elétrico, sensíveis nas acelerações mais fortes. A transmissão é garantida por uma caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades e patilhas no volante.
Esta solução permite o arranque elétrico, andamento limitado a baixa rotação e designadamente em manobras de parque também com emissões zero, além da capacidade do Tonale para “velejar”.
Primeiro passo na eletrificação da Alfa Romeo, o Tonale, bem vestido numa imagem desportiva, chega como um SUV de conquista com a menos potente (130 cv) versão híbrida, bem equipada e a preço concorrencial (39 000€), antes de um sempre tentador Diesel e de um musculado PHEV (275 cv)
Dotado de autoblocante eletrónico para garantir um máximo de tração, o Tonale, tem uma e suspensão que consiste numa arquitetura independente do tipo McPherson. E, explica a Alfa, “a geometria no eixo dianteiro é otimizada para mudanças de direção rápidas e precisas. Isto reduz a distorção da direção, limitando a aplicação de filtros de software e otimizando o controlo da direção das rodas dianteiras. Na traseira, a exclusiva geometria de três braços assegura uma resposta rápida e o nível mais elevado de aceleração lateral em curva.
Conforto e eficácia em suspensão desenvolvida com a Koni
“Por último, mas não menos importante”, acrescenta, “a suspensão do Tonale utiliza a tecnologia Frequency Selective Damping (FSD) – desenvolvida em colaboração com a Koni, parceiro tecnológico histórico da Alfa Romeo – para melhorar o desempenho”, tanto em termos de comportamento como de conforto.
Não foram ainda revelados os dados relativos a prestações e consumos.
A informação é totalmente digital, incluindo um painel de instrumentos com 12,3” e um ecrã central tátil de 10,25”. Está equipado com um sistema de infoentretenimento totalmente novo, dotado de sistema operativo Android personalizável e conectividade 4G com atualizações Over-the-Air (OTA); também disponibiliza conteúdo, funcionalidades e serviços que estão sempre atualizados.
O equipamento da Edizione Speciale contempla jantes de liga leve de 20″; pinças de travão vermelhas; iluminação adaptativa Matrix Full LED; vidros escurecidos; patilhas em alumínio para controlo da transmissão; acesso mãos-livres; porta traseira com abertura automática; ecrã tátil do sistema multimédia com 10,25″ e com controlos por voz e navegação; compatibilidade Apple Car Play e Android Auto; zona de carregamento sem fios para smartphones; volante desportivo em pele; regulador de velocidade adaptativo; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmara traseira de apoio ao estacionamento; reconhecimento de sinais de trânsito.
Primeiro passo na eletrificação da Alfa Romeo, o Tonale, bem vestido numa imagem desportiva, chega como um SUV de conquista com a menos potente (130 cv) versão híbrida, bem equipada e a preço concorrencial (39 000€), antes de um sempre tentador Diesel e de um musculado PHEV (275 cv).
A uma garantia alargada de cinco anos, a Alfa Romeo junta oito anos ou 150 00 quilómetros para as baterias.