O Toyota Corolla é o Carro do Ano em Portugal e também o melhor entre os híbridos. A vitória do best-seller nipónico, que sucede ao Peugeot 508, significa o primeiro grande êxito no concurso nacional de uma gama que privilegia a solução eletrificada. A marca não era distinguida desde 1993, quando o Carina E conquistou o júri nacional.

Peugeot 208 (citadino), Skoda Scala (familiar), Kia X-Ceed (SUV compacto) SEAT Tarraco (grande SUV), BMW 840d xDrive Cabrio (desportivo), Toyota Corolla hatchback (híbrido) e Hyundai Ionic (elétrico) saíram vencedores nos sete segmentos a concurso.

A votação final atendeu a critérios como estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental, sujeitas a fatores de ponderação que visaram favorecer uma escolha adequada ao mercado nacional.

Símbolo do sucesso da Toyota, o novo Corolla é um automóvel disponível numa gama alargada, bem construído e com duas evoluídas motorizações híbridas (1.8 e 2.0), tecnologia em que a marca tem grande experiência e alcançou liderança global incontestada

E, neste quadro, num momento também em que se olha para o futuro com outros olhos e muitas dúvidas, a eleição de um híbrido representa um sinal dos novos tempos. Há compromissos – e o automóvel híbrido é um deles – em relação aos quais os automobilistas devem estar cada vez mais atentos, face aos constrangimentos impostos a uma indústria em mudança e que as autoridades têm vindo a “empurrar” para a eletrificação total.

O consumo à frente das prestações

O Toyota Corolla Hybrid – a 12ª geração de uma automóvel com 50 anos de história – recorre a uma solução em que a marca nipónica aposta há muitos anos e tecnologia em que a sua liderança global é incontestada. Símbolo de sucesso do emblema japonês, o novo Corolla, assente sobre nova plataforma, é um automóvel bem construído, tem família diversificada e equilibrada, com pormenores interessantes, modernismo assumido até no estilo mais conservador do sedan. Conta com um motor 1.2 Turbo a gasolina e duas evoluídas versões híbridas – 1.8 e 2.0 – merecedoras de todo o destaque, nas quais a questão dos consumos – indiscutivelmente baixos para um motor a gasolina – é valorizada face às performances.

O reparo habitual feito ao Corolla pela generalidade da informação automóvel tem a ver com a caixa de velocidades automática de variação contínua, solução transversal na Toyota. As críticas, porém, não têm beliscado o grande sucesso comercial dos híbridos da marca e do outro emblema do gigante nipónico, a mais luxuosa Lexus.

A organização da SIC Notícias e do Expresso apoiada pela Essilor atribuiu ainda os prémios Tecnologia e Inovação, concedido aos motores Skyactiv-X da Mazda – solução que aproxima motores a gasolina do funcionamento dos Diesel –, e Personalidade do Ano, este, da responsabilidade da Comissão Organizadora, para consagrar José Ramos, administrador do Grupo Salvador Caetano e presidente e CEO da Toyota Caetano Portugal. Trata-se de uma figura de relevo no panorama do setor automóvel nacional que vê assim reconhecida uma vida de dedicação à empresa criada por Salvador Caetano, a qual ajudou a crescer e a elevar a patamar cimeiro.

A vitória no Carro do Ano Troféu Essilor Volante de Cristal foi disputada por 28 modelos, dos quais sete chegaram à votação final através de uma primeira escolha da responsabilidade de 19 jornalistas ligados à informação automóvel que integraram o júri. Foram eles: BMW Série 1, Kia XCeed, Mazda3 HB, Opel Corsa, Peugeot 208, Skoda Scala eToyota Corolla.

Além destes, num concurso com adesão inequívoca das marcas – houve 16 a concurso – a lista de concorrentes integrou ainda: Audi Q3 Sportback , Audi e-tron quattro, Bentley Continental GTC, BMW X7 , BMW série 8, DS3 Crossback, Citroën C5 Aircros , Kia ProCeed, Lexus UX 250h Luxury, Lexus ES 300h Luxury,Honda CR-V, Mazda CX-30, Nissan Juke, Toyota RAV4, Toyota Corolla, Seat Tarraco, Volkswagen T-Cross, Volkswagen Passat.

Duas novidades em sete categorias

No que respeita aos melhores nos diversos segmentos do mercado foram concorrentes:

Familiar do Ano: BMW 116d, Kia ProCeed 1.6 CRDi GT Line, Mazda3 HB 2.0 SKYACTIV-X 180 cv Excellence, Škoda Scala 1.0 TSI 116 cv Style DSG, Toyota Corolla Touring Sports 2.0 Hybrid Luxury Black

Híbrido do Ano: Hyundai Kauai HEV 1.6 GDI Premium MY20 + Navi + Vision, Lexus ES 300h Luxury, Toyota Corolla Hatchback 1.8 Hybrid Exclusive, Volkswagen Passat GTE

SUV/Compacto do Ano:Audi Q3 Sportback 35 TDI 150 cv S Tronic, Citroën C5 Aircross Shine 1.5 BlueHDi 130 EAT8, Honda CR-V Hybrid 2.0 Lifestyle, Kia XCeed 1.4 T-GDI Tech, Lexus UX 250h Luxury, Mazda CX-30 2.0 SKYACTIV-G 122 cv Evolve Pack i-ActiveSense, Nissan Juke 1.0 DIG-T 117 cv N-Connecta, Toyota RAV4 2.5 Hybrid Dynamic Force Square Collection 4×2, Volkswagen T-Cross 1.0 TSI 115 cv DS

Desportivo: Bentley Continental GTC, Hyundai i30 Fastback N 2.0 TGDi MY19 275 cv, BMW 840d xDrive Cabrio

Grande SUV do Ano: BMW X7 M50d, Seat Tarraco 2.0 TDI 150 cv XCellence

Elétrico do Ano:Audi e-tron quattro, DS3 Crossback e-Tense Grand Chic, Hyundai Ioniq EV MY20 + Pack Pele

Citadido do Ano: Opel Corsa 1.2 Turbo 130 cv GS Line, Peugeot 208 GT Line 1.2 PureTech 130 EAT8

As categorias Elétrico e Híbrido do Ano foram novidade no concurso e pretenderam acompanhar a tendência do mercado contribuindo, desta forma, para que o tema da ecologia e as novas formas de mobilidade fossem debatidas pelos membros do júri, 19 jornalistas representando outros tantos meios de comunicação social, entre eles o Motor 24.

Uma história com 36 protagonistas

O Carro do Ano nasceu em 1985 e desde então teve os seguintes vencedores:

1985 – Nissan Micra ; 1986 – Saab 9000 Turbo 16; 1987 – Renault 21 ; 1988 – Citroën AX ; 1989 – Peugeot 405; 1990 – Volkswagen Passat; 1991 – Nissan Primera ; 1992 – SEAT Toledo; 1993 – Toyota Carina E; 1994 – Seat Ibiza; 1995 – Fiat Punto ; 1996 – Audi A4; 1997 – Volkswagen Passat; 1998 – Alfa Romeo 156; 1999 – Audi TT; 2000 – SEAT Toledo; 2001 – SEAT Leon; 2002 – Renault Laguna; 2003 – Renault Mégane; 2004 – Vokswagen Golf; 2005 – Citroën C4; 2006 – Volkswagen Passat; 2007 – Citroën C4 Picasso; 2008 – Nissan Qashqai; 2009 – Citroën C5; 2010 – Volkswagen Polo; 2011 – Ford C-Max; 2012 – Peugeot 508; 2013 – Volkswagen Golf; 2014 – SEAT Leon; 2015 – Volkswagen Passat; 2016 – Opel Astra; 2017 – Peugeot 3008; 2018 – SEAT Ibiza: 2019 – Peugeot 508; 2020 – Toyota Corolla

Para ler o ensaio do Toyota Coroll Touring Sports 1.8 HSD clique aqui