Grande SUV Bentayga é rosto da eletrificação na Bentley (Foto Newsroom SIVA)

Deleite para a vista e um despertar dos sentidos este interior do Bentayga (Foto Newsroom SIVA)

Ainda mais músculo para o Continental GT Speed (Foto Newsroom SIVA)

Versão descapotável faz brilhar os retoques na dianteira (Foto Newsroom SIVA)

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Painel rotativo central até pode esconder parte do digital bem presente (Foto Newsroom SIVA)

Um renovado Bentayga  agora também híbrido Plug-in e os Continental GT mais potentes de sempre e ainda mais rápidos e velozes são as recentes maravilhas da Bentley. Custam uma fortuna, claro, mas deixam perceber as razões que levam a marca a reivindicar o título de emblema de luxo com maior procura em todo o mundo.

O Bentayga Hybrid combina o V6 biturbo 3.0 a gasolina com um motor elétrico de 94 kW o que lhe garante 449 cv e potência combinada e um binário de 700 Nm. Associado ao conjunto está uma bateria de lítio com 17,3 kW de capacidade, a qual pode carregar-se em menos de duas horas e meia. Em termos de autonomia, admitem-se até 40 quilómetros em modo elétrico.

Uma das novidades é o Bentley Hybrid Efficiency Accelerator Pedal. É um sistema, explica a marca, que “ fornece feedback ao condutor, utilizando um ponto de pressão para indicar a fronteira entre a potência elétrica e híbrida”. O Modo Híbrido “maximiza a eficiência, utilizando dados do sistema de navegação”. Este modo “é adequado para viagens mais longas, trabalhando com o sistema de navegação inteligente para utilizar o motor elétrico como motor prioritário”.

As prestações estão ao nível daquilo a que a marca britânica nos habitou: 5,5 segundos de 0 a 100, 254 km/h em velocidade máxima e 130 em modo EV. O consumo combinado (WLTP) anunciado é de 3,4 l/100 Km, seguramente difícil de conseguir… e as emissões de 82 g/km. Tudo mais impressionante se tivermos em conta que o grande SUV da Bentley pesa mais de 2600 quilos!

Três automóveis de se lhes tirar o chapéu estes Bentley que abrem a porta do futuro eletrificado, com o Bentayga PHEV, e prometem deixar a recordação inolvidável dessa verdadeira obra de arte que são os motores de 12 cilindros dos arrasadores Continental GT

Este Bentayga adota o novo ADN da família, tem imagem mais moderna e um estilo menos marcial. O interior foi também revisto, mantendo o requinte só possível em resultado do trabalho artesanal na combinação de materiais e luxo. Pela primeira vez, os clientes podem escolher um acabamento em alumínio escovado.

O sistema de infoentretenimento passa por um ecrã de 10,9 polegadas, integrado no tablier e inclui gráficos dinâmicos de alta resolução configuráveis. Os ocupantes do banco traseiro dispõem também de um novo tablet de controlo remoto.

Ora não surpreende que o preço em Portugal, sem extras (que os clientes não dispensam) e as despesas habituais seja de 216 180€, mesmo assim menos do que o mais barato dos V8.

Os Continental mais potentes e prestacionais de sempre

Quanto aos novos Continental, GT Speed e GTC Speed são apenas os mais potentes e de maiores prestações de todos os tempos. Recorrem ambos ao W12 TSI de 6.0 litros que debita 659 cv e um binário de 900 Nm. As prestações são esclarecedoras: 3,6 segundos de 0 a 100 (3,7 no descapotável) e 335 km/h em velocidade de ponta.

O motor tem um sistema de desativação de cilindros que permite reduzir os consumos, nomeadamente em situações de baixa carga no acelerador, o que acontece quando se roda a uma velocidade constante, de forma a conseguir “andar à vela”. Desta forma, o novo sistema desativa seis dos cilindros sempre que necessário.

Tração ativa nas quatro rodas, esta nova geração utiliza e um diferencial traseiro eletrónico (eLSD) que, em conjunto com o controlo de tração e os sistemas ativos do chassis, oferece “maior capacidade lateral, melhoria na estabilidade longitudinal, maior regulação no acelerador e melhor tração em condições adversas”.

O pacote inclui as quatro rodas direcionais. Em baixas e médias velocidades, as rodas traseiras do GT Speed são direcionadas no sentido oposto das rodas dianteiras, para ajudar numa rápida mudança de direção. Em velocidades elevadas, as rodas traseiras giram na mesma direção que as rodas dianteiras, para melhorar a estabilidade.

Para complementar o desempenho adicional do chassis, foi introduzido no GT Speed, como nova opção, um sistema de travões cerâmicos de carbono, recém desenvolvidos. Os discos de carboneto de silício de carbono fornecem uma capacidade de travagem adicional. Maxilas dianteiras de dez pistões e maxilas traseiras de quatro pistões proporcionam maior força de travagem. O material também economiza mais de 33 kg de peso (toda a sua massa não suspensa) e produz níveis extremamente baixos de pó dos travões, ajudando a manter com boa aparência as exclusivas jantes Speed de 22 polegadas.

A caixa de dupla embraiagem de oito velocidades é duas vezes mais rápida no modo Sport.

Mais músculo e uma montra de requinte

Em termos estéticos, o Continental está ainda mais musculado e apresenta agora uma grelha de radiador Dark Tint e uma grelha inferior no para-choques, bem como exclusivas soleiras desportivas das portas, mais esculpidas e com a inscrição Bentley iluminada na cor vermelha, além de uma discreta sigla Speed no para-choques dianteiro. Outra característica distinta são as exclusivas jantes Speed de 22 polegadas em prata brilhante, com a opção de acabamento em tonalidade escuro ou preto brilhante.

No interior, a exclusividade habitual marcada por uma divisão de cores elaborada com dois tons em couro e fibras sintéticas combinadas de alcantara, em conjugação com os painéis em fibra de carbono, destacando-se ainda o contraste das costuras vermelhas (pode escolher-se outra cor…) espalhadas pelos bancos, portas, painel de bordo e volante.

A instrumentação continua a combinar analógico e digital, que pode desaparecer em parte com a manutenção da original a secção central rotativa do tablier.

Os preços em Portugal são de 341 499€ para o GT Speed e de 369 174€ para a versão descapotável, valores, claro, sem tudo quanto lhes acrescenta quem pode ter automóveis assim!

Três automóveis de se lhes tirar o chapéu estes Bentley que abrem a porta do futuro eletrificado, com o Bentayga PHEV, e prometem deixar a recordação inolvidável dessa verdadeira obra de arte que são os motores de 12 cilindros dos arrasadores Continental GT.