Presença, sobriedade, um toque desportivo, nível de qualidade próprio do produto premium. Tem tudo isto a nova carrinha Volvo V60. E prova uma continuada e sustentada afirmação de rejuvenescimento: a marca sueca, detida pelos chineses da Geely, recupera um esplendor que, a dada altura, pareceu comprometido. Aí está mais um automóvel com classe! Para ver, por cá, em Setembro, com preços a partir dos 43 500 euros, para o diesel de 150 cv.

A imagem da carrinha cativa. O interior oferece-nos um ambiente de requinte. Espaço não falta. Para os passageiros e para a bagagem. A dinâmica vem na linha do habitual. O resto é uma questão de motor. Melhor das variações sobre os blocos 2.0 a diesel – D3 (150 cv), D4 (190 cv) – e gasolina, estes acrescentando os PHEV (híbridos Plug-in) T6 (310 cv) e T8 (390 cv) , à opção T5 (245 cv) sem peso em Portugal. E em 2019 a gama será alargada à esperada versão 100 por cento elétrica. Como de costume, sempre, também, tração dianteira ou integral (AWD).

A carreira nacional do V60 arranca em Setembro com a comercialização dos diesel D3 Base (43 850 euros) e D4 Momentum (48 670 euros), ambos com caixa manual. O T8 Twin Engine tem um preço estimado de 59 900 euros e, sem IVA, a Volvo admite uma oferta PHEV abaixo dos 50 000 euros

O pacote não dispensa a panóplia de dispositivos de segurança em que a Volvo capricha. Claro que integrando o Auto Pilot, a condução semi-autónoma, limitada aos 15 segundos à vontade da eletrónica, se tirarmos as mão do volante… Nem o Volvo on Call, que faz do smartphone peça importante na gestão da informação e das necessidades. Até avisa se nos tivermos esquecido de fechar o carro!

A maior do segmento

A Volvo V60 cresceu quase 13 cm e é a maior carrinha entre a concorrência premium do seu segmento. Formas fluidas, mais baixa, ganhou elegância, distinção, sem perder a imagem desportiva. Dificilmente passa despercebida. Traduz excelente exercício de estilo, assim como o fato aparentemente simples de corte irrepreensível. As dimensões podem impressionar, sempre são 4,76 metros de comprimento, mas não assustam ao volante. Óbvio, não será o carro ideal para os locais onde o estacionamento é complicado…

A sua função é outra. Imagem estatutária do grande familiar, talhado para estradista, coloca a fasquia alta nestes domínios. Porque, além do mais, quando se abrem as portas, encontra-se um mundo de bom gosto e a qualidade dos produtos superiores. Estilo conhecido, verdade. Mas sempre bem interpretado. Madeira, alumínio polido, pele, combinação irrepreensível rematada por acabamentos sem mácula. Plástico, só o piano black da base da consola. Eu sei que viajei nas versões topo de gama, que a tudo isto juntam a informação digitalizada num cockpit requintadamente high-tech. Também que não há milagres e o Momentun, base da gama será diferente… Importa esperar para ver como será em tecido e menos opulência.

O espaço atrás seria perfeito não fora a altura do túnel para responder às necessidades de encaixar a bateria longitudinal dos PHEV. Logo, um quinto passageiro não desfrutará do conforto superior que se oferece aos outros. À frente, estamos conversados, largueza suficiente para gozar da internet a bordo e do som do sistema Bower & Wilkins… Quanto a bagageira, uma oferta à medida do que se espera: há um compartimento sob o fundo e capacidade de carga vai dos 529 aos 1441 litros. Números valorizados por aqueles pormenores imprescindíveis a este nível: rebatimento dos bancos (60×40) por teclas na parede da mala; portão com acionamento elétrico. Era o que faltava… estes são automóveis para quem pode…

Versões PHEV apontadas às empresas…

E quem pode começa a ser muito sensível às versões PHEV. Também porque a grande maioria conduz automóveis integrantes do forte mercado das empresas, as quais podem beneficiar em termos fiscais das tecnologias ambientalmente corretas. Os PHEV da Volvo já representam 30 por cento das vendas, nas gamas com esta tecnologia, e quem os compra ao abrigo destas facilidades pode conseguir poupanças da ordem 20 mil euros em quatro anos, segundo as contas da marca. Faz a sua diferença.

Neste particular, a oferta contempla os Twin engine T6 e T8, assentes nos motores a gasolina, associados a uma bateria de iões de lítio (10,4 khw), o que vale 310 cv e 390 cv respetivamente. A autonomia elétrica anunciada é de um máximo de 45 km e o tempo de carga varia entre as três e as sete horas de acordo com a fonte utilizada. Os consumos combinados anunciados (NEDC) são da ordem dos 2,1 litros aos 100 com emissões de CO2 de 47 g/km.

A minha experiência ao volante, resumiu-se ao diesel D4 de 190 cv e ao T6 AWD a gasolina com 310 cv, um e outro com a caixa automática de oito velocidades. Percursos de autoestrada confirmaram a capacidade do estradista. Nas zonas mais “trabalhosas”, os V60 portaram-se a contento. Tudo sem surpresa. Só o motor a gasolina pareceu demasiado sonoro. Neste aspeto, o diesel revelou bom trabalho de insonorização. Apenas a título indicativo, médias de consumo de 7,7 no diesel e 9,4 no T6, sempre no respeito dos limites e, regra geral, com cruise control e auto pilot.

A carreira nacional do V60 arranca em Setembro com a comercialização dos diesel D3 Base (43 850 euros) e D4 Momentum (48 670 euros), ambos com caixa manual; e ainda o gasolina T5  além do T8 Twin Engine, com preço estimado de 59 900 euros. Sem IVA, a Volvo admite uma oferta PHEV abaixo dos 50 000 euros. T4 (190 cv) e T5 AWD ficam para 2019, como o T6 Twin Engine.

As versões portuguesas serão as Momentum, Inscription e, mais tarde, R Design. Momentum vai significar ar condicionado automático, painel digital de 8 polegadas, rails de tejadilho preto, faróis LED, cruise control com limitador de velocidade, sensores de estacionamento traseiro, rádio high performance com Bluetooth, Volvo on Call e jantes em Liga de 17 polegadas. No Inscription, além do que propõe o primeiro nível, o painel de instrumentos digital é de 12 polegadas, os rails do tejadilho são cromados, e há ainda estofos em couro e bancos extensíveis, inserções decorativas em madeira, traseira com dupla ponteira de escape integrada, Drive Mode e jantes de 18 polegadas.

A V60 vista pela Volvo…

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